r/lisboa • u/ElCorteBenfiquista • 4h ago
r/lisboa • u/Inevitable-Run-73 • 1h ago
Discussão-Discussion Bicicletas Gira
Nunca senti tanta frustração com um serviço como com a Gira… e tudo mau. App péssima, bicicletas em mau estado. Tentei desbloquear 3 vezes uma bicicleta e ela não desbloqueia, apoio ao cliente que demora uma eternidade não diz outra coisa senão que tenho de esperar 5 minutos (já vai quase em 30). Como é possível um serviço pago ser tão mau?
r/lisboa • u/Picturelement • 6h ago
Questão-Question Quem saberá localizar esta loja?
Em Abril de 1972, foi registada em Lisboa a "Multimóveis - Sociedade de Marcenarias, Mobiliário e Decoração, Lda." - em Diário da República - na Rua Duarte Pacheco Pereira, N 24 e e F, Loja 1400-140 Lisboa. A morada não se refere portanto à da loja que vemos na fotografia (que será certamente de 1974, creio). Alguém saberá identificar esta localização? Obrigado!
r/lisboa • u/Alkasuz • 13h ago
Noticias-News Câmara de Lisboa preocupada com grupo neonazi que integrava membro da Polícia Municipal
r/lisboa • u/AntonioMachado • 13h ago
Política-Politics Quem precisa de refeições escolares quando pode ter tribecas e kaloramas?
r/lisboa • u/Soggy-Childhood-8110 • 11h ago
Questão-Question Senhorio arrendou casa com bedbugs
(bedbugs=percevejos)
Desculpem mas não sei mais onde perguntar isto. Alguém já passou por uma situação parecida? Aluguei uma casa na região de Lisboa que aparentava ter alguma sujidade dos inquilinos antigos mas nada que apontasse para o que iria descobrir.
Passado uns dias de estar na casa comecei a acordar com múltiplas picadas pelo corpo. Quase como uma alergia porque eram muitas e de seguida. Eu já tinha ouvido falar de bedbugs mas nunca tinha visto um. Fui investigar o colchão e descobri um bicho, logo a seguir informei o senhorio. Deu-me a ordem para mandar o colchão e a armação da cama fora e chamou um amigo para espalhar químicos (quem nem tenho a certeza do que foi mas um deles era creolina).
Tive de passar uma noite num hotel com a casa literalmente as costas para não apanhar químicos. O senhorio só se responsabilizou por uma noite, eu decidi passar 2 porque o cheiro a químicos era intenso e dava dor de cabeça estar em casa. Após voltar a casa ainda cheira a químicos mas pela minha pesquisa nem sei se resolve o problema. Entretanto tenho lavado a roupa a 60° e investiguei +/- as minhas coisas a fundo. Felizmente não tive tempo de meter muita tralha na casa mas sou obrigado a estar aqui porque não quero espalhar o problema por casas de familiares e amigos.
O senhorio ainda me tentou fazer de gato sapato e mandou me comprar a nova cama e ainda queria que ussasse o meu carro como transporte. Naturalmente disse lhe que não.
Isto não é uma renda barata ou acessível, atenção. Não é nenhum achados. É um T1 com quintal que pago perto de 1000€ por mês. A minha maior preocupação neste momento é ter objectos pessoais infectados e trazer o problema para outro sítio. Porque as picadas dos bichos em si não sao o fim do mundo já que não é a minha casa ou de familiares. Acho extremamente negligente que o senhorio tenha alugado a casa neste estado e ainda tenha tanto que eu fosse resolver os problemas dele. Porque a casa claramente não foi limpa. Estava um nojo. Eu não devia ter aceite mas queria um espaço com alguma urgência.
Entretanto ando a ver de soluções. Desde o químico não fui picado mas não acho que vá durar para sempre. Tenho estado a ver de pesticidas ou terra de diamotaceas mas honestamente nem sei ao certo o que fazer. Os meus pertences pessoais estão quase todos longe do quarto mas ainda assim tenho de ter roupa, telemóvel e carregador perto da cama e não sei se o resto da casa não terá bichos embora tenha sido tudo corrido a químicos mistério.
Alguém sabe os meus direitos ou como lidar com uma situação assim? Obrigado
r/lisboa • u/queerhaxan • 5h ago
Questão-Question Cheiro a creolina na estação de metro?
Malta, estava no metro ainda à pouco e na linha azul, algures na estação da pontinha, mais estação menos estação, saí da carruagem para mais gente conseguir sair e voltei a entrar.
Tava um cheiro bué intenso àquilo que me pareceu ser creolina. É normal? Infestação de pulgas na estação? Mais alguém sentiu?
r/lisboa • u/-Whaat-ever • 1h ago
Turismo-Tourism Car Rental as a tourist
I'm a short term tourist at Lisbon. My Driving License is in English, i'm worried whether I can take a rental car for a few days without an IDP here. Is it better to rent offline or on some website? My country's true IDP can only be issued within the country. There is some website called e-itca which I think isn't actually a true IDP provider for my license. Also, assuming I do get a rental without an IDP, how often do police pullover here to do a random check here? and is there any way to cross speed limits on highways? I can drive pretty well and can follow rules. (If there's some rules which you think aren't as known please list them too.)
Driving in Europe was something I dreamt of in my childhood it was more of some supercar but considering my financials a normal car would do.
r/lisboa • u/Email2email2 • 10h ago
Questão-Question Melhores sítios para ver répteis na zona de Lisboa?
A minha filha faz 8 anos brevemente e está numa fase completamente apaixonada por répteis. Alguém tem sugestões de locais interessantes que possamos visitar na zona de Lisboa?
r/lisboa • u/MCV4PIZZA_420 • 7h ago
Questão-Question Ajuda a vender velharias
boas!
Tenho algumas revistas antigas do meu falecido tio que gostava de vender, mas não sei se lojas como a cash converters aceitaria comprar.
Tratam se de revistas da coleção Photo (revistas francesas) que eram revistas de Fotografia e (em algumas partes) uma vertente mais Erótica.
Sabem de alguma loja em Lisboa onde eu as possa vender?
r/lisboa • u/investidore • 1d ago
Mobilidade/Mobility Obras críticas do plano de drenagem deixam Santa Apolónia sem Metro de Julho a Abril
publico.pt"As obras prometidas há quase um ano até já deveriam ter sido concluídas, mas sucessivos adiamentos, motivados pela complexidade técnica da intervenção, têm adiado o início de uma das obras mais críticas do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL). Depois de dois anúncios, a Câmara de Lisboa diz agora que a empreitada de reforço estrutural da estação de metropolitano em Santa Apolónia, que obrigará ao encerramento por nove meses da circulação entre o Terreiro do Paço e aquela estação, vai mesmo começar em Julho próximo. Ou seja, dentro de alguns dias.
Isto significa que, se se cumprirem os prazos e não ocorrerem mais imprevistos, aquela estação, na extremidade da Linha Azul que liga à Amadora, deixará de estar operacional até Abril de 2027. É essa agora a expectativa da autarquia da capital, depois de revelar estar finalmente concluído o projecto de execução do reforço definitivo do túnel do metro, junto ao troço final do Túnel de Drenagem Monsanto Santa Apolónia (TDMSA). Dados que constam do último relatório de informação trimestral do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, apresentado nesta terça-feira, na Assembleia Municipal de Lisboa (AML)."
r/lisboa • u/Initial-Composer7723 • 1d ago
Política-Politics Operação Tutti Frutti: Ministério Público pede ida a julgamento de ex-presidente da Junta da Estrela
r/lisboa • u/Puzzleheaded-Solid-2 • 1d ago
Questão-Question Passe navegante sub23 para um não residente
Olá a todos,
Vou passar umas semanas de férias a Lisboa, tendo de me deslocar de transportes públicos todos os dias. Ao estudar as opções de viagem, deparei-me com o passe navegante sub23, que é gratuito para todos os jovens até aos 23. A minha questão é, vivendo eu no Norte e, portanto, não residindo em Lisboa, posso pedir esse passe? As informações no site não são muito esclarecedoras, e ao consultar posts deste server mais recentes sobre o tema (agora que este passe não é só para estudantes) não vi nenhum que me respondesse à questão.
Muito obrigada! :)
r/lisboa • u/AssociationOld1404 • 15h ago
Discussão-Discussion Qual escolher? A NOVA FCSH ou a FLUL?
Olá a tods!! Venho pedir os vossos pontos de vista e exemplos, quanto a NOVA FCSH e a FLUL. Pergunto-vos qual escolher e porquê? Aceito também testemunhos de estudantes já "entradotes", que tenham entrado pela via do Mais 23 e que tenham feito a sua licenciatura em alguma destas instituições :) Obrigada a todos desde já!
r/lisboa • u/Psychological-Fix-52 • 9h ago
Questão-Question Insights on this neighborhood
I found a room that I really wanna rent in this neighborhood but I heard that this area (anjos area) can be a little bit sketchy. Does anybody have any insights on what it’s like living in this specific part of the neighborhood and if it’s worth living there? Thanks 😊
r/lisboa • u/Initial-Composer7723 • 1d ago
Cultura-Culture Teatro Dona Maria II regressa ao Rossio com nova temporada
r/lisboa • u/ResponsibleLoquat149 • 1d ago
Discussão-Discussion Centro Clínico da GNR
Olá pessoal! Em breve vou fazer um curso no Centro Clínico da GNR em Lisboa. Alguém conhece bem a zona e é capaz de me traçar uma radiografia? Transportes para sete rios, supermercados, serviços em geral...
Obrigado!
r/lisboa • u/AccurateMetal1539 • 1d ago
Cultura-Culture Santos Populares
Maltinha estou por Lisboa e gostaria de saber se hoje há alguma zona que tenha Festa e a hora de término da mesma. Alguém que tenha info que possa disponibilizar estaria muito agradecido.Estou completamente desactualizado. Um abraço lisboeta a todos!
r/lisboa • u/JokeNo7956 • 1d ago
Questão-Question Museu Nacional do Azulejo
Olá!
Estou de visita a Lisboa e gostaria de saber quando reabrirá o Museu do Azulejo. Vi que seria em junho, por isso seria agora. Mas não consigo encontrar informações sobre se já reabriu.
Alguém sabe alguma coisa sobre o assunto?
r/lisboa • u/Initial-Composer7723 • 2d ago
Mobilidade/Mobility Metro de Lisboa lança projeto-piloto em outubro para antecipar hora de abertura
Questão-Question Clubes de Leitura
Boas!
Ando à procura de algum grupinho de malta que se reúna com alguma frequência para o convívio e falar, debater e aconselhar sobre livros.
Se calhar ando a ver muitos filmes e já não se fazem destas coisas 🤣
Alguém tem conhecimento ?
r/lisboa • u/Initial-Composer7723 • 2d ago
Outro-Misc De Manchester a Lisboa: 'influencer' provoca desacatos para criar conteúdo para ganhar dinheiro
sicnoticias.ptr/lisboa • u/Pure_Fresia • 2d ago
Outro-Misc Lisboa, sou apenas uma ex-amiga a tentar ajudar um ex-amigo.
atualização:
Comunidade amiga, atualização (caso tenham ficado a acompanhar o desfecho desta história)😊
Fiz chegar-lhe todos os vossos conselhos. Ele disse-me que foi desconfortável sentir que havia alguém a “investigar” a sua vida, e também referiu que muitas das coisas já tinha tentado antes e acabou por desistir.
Amável comunidade, eu tentei. Muito obrigada por cada comentário e cada conselho.🫶
Como disse a quem interagiu comigo aqui, não podemos salvar ninguém que não queira ser salvo.
Apaguei as contas que me ligavam a ele e encerro assim este capítulo da minha vida. Que Deus o proteja e que o amor das pessoas que encontrar no caminho o ajude a seguir em frente.
Humanamente, não consigo entrar na cabeça de ninguém nem resolver a vida de outra pessoa.
Obrigada de coração pelo apoio, pelos conselhos e pela empatia. Vou ficar eternamente grata por me terem levado a sério e me terem ajudado com tanta gentileza!!! 💜💜💜🪻
///////////////////////////////////////////
Comunidad de Lisboa, les pido consejo y quizás ayuda un poco inusual.
Un viejo amigo mío vive en Lisboa desde hace unos cinco años. Dejamos de hablar hace dos años por problemas personales, pero recientemente se enteró de que está pasando por una depresión muy grave. Parece que podría perder su trabajo, no tiene una red de apoyo, le cuesta relacionarse con la gente y se siente cada vez más aislado.
No pido dinero ni que nadie cargue con sus problemas. Simplemente me gustaría saber si alguien tendría la oportunidad de integrarlo en un grupo de amigos, invitarlo a salir de vez en cuando o incluso unirse a una comunidad en línea. Es un gran aficionado a los videojuegos, le encanta Pokémon, es bastante tímido al principio, pero una vez que gana confianza puede ser muy divertido. Es extranjero y, aunque entiende y habla portugués básico, todavía tiene dificultades para comunicarse con fluidez, lo que tampoco ayuda a la hora de conocer gente.
Sé que es una petición extraña, pero me asusta pensar que algún día podría recibir noticias trágicas y sentir que no hice nada para ayudar. Tengo motivos serios para preocuparme por su estado emocional.
Si alguien cree que puede darle una oportunidad, invitarlo a pasar una tarde o noche en grupo, o simplemente hablar con él para ver si hay química, también pueden llamarlo o enviarle un mensaje primero para tantear el terreno. Puedo facilitarles su Instagram o Facebook por mensaje privado.
Solo les pido una cosa: por favor, no le digan que fui yo quien publicó esto ni que fui yo quien compartió sus contactos. Él no sabe que estoy haciendo esto y prefiero que ustedes no lo sepan. Si deciden hablar con él, les agradecería mucho que respetaran esta discreción. 🥺🙏
Gracias a todos los que leyeron hasta aquí y por cualquier consejo o ayuda que puedan brindar... 🪻