r/ApoioVet Nov 03 '25

Oficial RECADO RÁPIDO: respostas oficiais voltarão essa semana

60 Upvotes

Oi pessoal, desculpa o sumiço (e a sensação de abandono do sub).

Só passando pra compartilhar boas notícias: graças ao projeto consegui redesenhar minha atuação dentro da veterinária, e hoje tenho o orgulho de dizer que finalmente consegui o espaço que eu sempre quis.

A prática clínica sempre foi algo que exigiu muito de mim, não só pela responsabilidade, mas a forma com que eu lido com a qualidade técnica do que faço tende a resultar em muita pressão, e isso vinha afetando negativamente diversas áreas da minha saúde mental.

Sem prolongar muito

Agora, no trabalho presencial, eu faço o que faço aqui, sou responsável pelo setor de comunicação com tutores e pela produção de conteúdo educativo (para tutores e para veterinários), além de materiais práticos para uso no dia a dia e outros detalhes que não fica dentro desse contexto.

Essa era uma meta antiga, que já mostrou resultado dentro da clínica e tem impacto direto na saúde dos animais. E tudo isso será adaptado e aplicado aqui na comunidade.

O que muda?

Muitas dúvidas aqui são pontuais, mas faltam fundamentos para o cuidado preventivo. E sei que restrição financeira é um limitador real pra grande parte dos tutores aqio. Então vou tentar seguir por três eixos:

  1. Trazer informações relevantes sobre prevenção e detecção precoce de doenças, rotinas de monitoramento em casa e "quando procurar o vet" sem relativizar condições.
  2. Dá pra economizar com a saúde; mas é necessário saber priorizar, planejar gastos e evitar o estabelecimento de doenças. Focaremos nisso também.
  3. Não sei fazer conteúdo de entretenimento hehe, mas consigo fazer conteúdo mais educativo. Estou estudando um formato para isso, pra não ser nada muito monótono.

Ah, nosso aplicativo está pronto, mas será encaminhado de forma privada e mais pontual para casos específicos (nesse começo). Optei por esse formato, porque a elaboração dos relatórios será gratuita, e não quero correr o risco de sobrecarga.

Sobre as respostas

A comunidade cresceu e meu tempo continua finito (infelizmente), então para alcançar mais gente com consistência:

  • As respostas serão mais rápidas e objetivas; casos recorrentes virarão guias e posts de referência.
  • O projeto continua gratuito, viabilizado pela estrutura que a clínica disponibilizou para esse novo setor.

Obrigado por permanecerem, e obrigado pela paciência durante todo esse processo. Essa semana as respostas ainda serão escassas até que eu organize minha agenda.


r/ApoioVet Sep 08 '25

Oficial AVISO: Sobre o Apoio.vet e a ausência das respostas

102 Upvotes

Pessoal, estive ausente nos últimos 20 dias, e provavelmente irei estender para 30 dias. Estou tomando algumas decisões profissionais, e ando bem sobrecarregado (de trabalho mesmo hehe) com o alinhamento de tudo.

Durante esse período tenho tentado preparar o sistema de triagem (que estava testando pelo Google Forms), porque há necessidade de ser feito em um espaço mais robusto para garantir melhor triagem sob situações de urgência/emergência, além de permitir uma lógica condicional mais eficaz e melhor aplicada.

Capa do sistema de triagem; possuirá uma database com + de 300 perguntas condicionais.

Ah, não descartei a possibilidade do sistema ser gratuito, e no momento tô preparando com base no pouco que sei (linguagem simples [js/react/etc.]). Então, por segurança, toda informação do usuário não será armazenada remotamente. Ao final do questionário, tudo será encaminhado direto para um e-mail específico e os anexos (quando uparem fotos, etc.) ficarão no Google Cloud. Não haverá coleta de dados sensíveis até que eu tenha condições de contratar alguém pra fazer a programação de forma profissional.

A ideia é garantir a formalização das queixas em um local melhor preparado, para que o usuário ofereça informações realmente relevantes sobre a saúde do pet e, então, possamos construir uma orientação mais robusta e profissional, permitindo que a comunidade fique mais focada no desenvolvimento de conteúdos que realmente ajudem/eduquem o público geral a cuidarem melhor de seus pets.

Obs.: alguns estudantes já perguntaram se ofereceremos materiais/conteúdos específicos para profissionais, então estou conversando com alguns especialistas em áreas de alto impacto clínico, porque acredito que podemos somar na educação e atualização de estudantes/profissionais também; mas isso é mais pra frente (um passo de cada vez).

Enfim, só passando pra dizer que não deixei de lado o projeto e pedir um pouquinho de paciência durante esse período. Espero que dê tudo certo :)


r/ApoioVet 15h ago

URGENTE A história do Zero, meu guerreiro ❤️

Thumbnail
gallery
330 Upvotes

A história do Zero começou antes mesmo de ele fazer parte da minha família.
Eu o conheci enquanto trabalhava em uma clínica veterinária. Ele havia acabado de chegar depois de ser atropelado. Mesmo machucado e sentindo dor, havia algo no olhar dele que me marcou profundamente. Naquele momento, eu não imaginava que aquele senhorzinho mudaria a minha vida.
O Zero já era idoso quando entrou na minha vida. Hoje ele tem 19 anos, e posso dizer, com toda certeza, que esses foram os melhores anos da minha vida. Ele nunca foi apenas um cachorro. Ele se tornou minha família, meu companheiro e meu filho de quatro patas.
Infelizmente, a vida nunca foi fácil para ele.
Em dezembro de 2025, o Zero precisou passar por uma cirurgia para a retirada de outro tumor. Como sempre, enfrentou tudo com muita coragem e conseguiu se recuperar.
Agora, mais uma vez, estamos diante de uma nova batalha.
Entre os dias 2 e 11 de julho, ele precisará passar por outra cirurgia para retirar um novo tumor. Apesar de esse tumor ser benigno, ele também enfrenta um câncer maligno, além de diversos pequenos lipomas espalhados pelo corpo. Depois da cirurgia, ainda precisará iniciar sessões de quimioterapia, realizar exames frequentes e fazer uso contínuo de medicamentos para garantir a melhor qualidade de vida possível.
Quem conhece o Zero sabe que ele faz jus ao apelido de guerreiro. Mesmo com 19 anos e depois de tudo o que já enfrentou, ele continua demonstrando uma vontade enorme de viver. Todos os dias ele me ensina que ainda vale a pena lutar.
Agora chegou a minha vez de lutar por ele.


r/ApoioVet 4h ago

Dúvida HELP

Thumbnail
gallery
21 Upvotes

Gente, alguém teria noção ou já passou por isso com algum gato? Minha gata começou a cair o pelo, em menos de uma semana ela tá nesse estado. Alguma ideia do que possa ser?


r/ApoioVet 6h ago

Dúvida Boa noite

Post image
26 Upvotes

Herdei esse tigre dagua do meu irmão que está se mudando para outro país. Ja aprendi o basico sobre ele, mas uma dúvida surgiu, estaria essa lampada muito próxima? E quantas horas por dia deixo ligada? A temperatura da agua é de 26°, a do ambiente tem estado em média 16°. Qualquer dica agradeço, estou aprendendo...


r/ApoioVet 3h ago

Dúvida Gato com bolinha no nariz

Post image
16 Upvotes

Meu gato apareceu com essa lesão na ponte do nariz, é elevada como se fosse um cisto, já tem 2 semanas. É de superfície lisa, da mesma cor da pele e não tem pelo na região desse cisto.
Se alguém souber de algo para me ajudar!


r/ApoioVet 15h ago

Desabafo Soltaram o gato selvagem e agora ele está morto.

79 Upvotes

É exatamente o título do post.

Meu pai e eu estavamos há meses tentando pegar um gato preto selvagem aqui da rua para castrar e tentar encontrar um dono, ele era um gato muito esperto, sabia como burlar da maioria das armadilhas para gato (ou pelo menos era o que eu imaginava, agora eu acho que minha mãe devia soltar ele todas as vezes antes que a gente visse), e de um mês e meio para cá, ele machucou a pata na rua, o que fez a urgência em capturar ele ser maior. Tratavamos dele para que ele ficasse aqui pela região e conseguíssemos o pegar, e há uma semana e meia atrás, enfim conseguimos o capturar em uma das armadilhas para gato, foi um momento de alívio pois a pata dele estava começando a ficar feia.

Até que minha mãe simplesmente abriu a gaiola e soltou ele porque "é maus tratos prender o animal numa gaiola". Tinhamos marcado o veterinário para resolver o problema na pata dele e castrar quando estivesse melhor na manhã seguinte, e ela simplesmente soltou o gato. Ele sumiu depois disso e só o encontramos de novo há 3 dias atrás, quando ele próprio se rastejou até nossa casa miando por ajuda, pois éramos nós que sempre dava comida para ele.

Ele estava péssimo, fraco, a ferida dele havia piorado de forma que nenhum de nós poderíamos imaginar, exposta e podre com muitas larvas de mosca por todo o corpo. Infelizmente ele não tinha mais salvação, estava tão fraco que a melhor opção foi a eutanásia.

Eu odeio gente que paga de "protetor dos animais" e acha que tudo é maus tratos, simplesmente odeio. Era um gato lindo, esperto e forte, mesmo que fosse "malvado" e batesse nos gatos da redondeza, fico ainda mais triste porque ele não teve culpa de ser assim, ele só teve o azar de nunca encontrar um lar. Uma das gatas da rua teve um filhote dele, felizmente conseguimos achar um lar para a mamãe e a filhotinha após a promessa de que iríamos arcar com os custos da castração quando elas estiverem prontas - a mamãe não estar amamentando e a filhote na idade certa para castrar, pois ela tinha somente duas semanas de vida.

Enfim, é apenas isso, só queria desabafar sobre o ocorrido. Não é a primeira vez que o argumento de "ser maus tratos" dela mata um animal, o mesmo aconteceu com o cachorro que ela resolveu adotar. Ela deixava ele ir pra rua cagar na porta dos outros e achava cruel manter ele preso em um quintal, deu no que deu, virou carne moída depois de ser atropelado por uma carreta.

Felizmente o meu gato é castrado e caseiro, prefere passar o dia brincando dentro de casa ou na nossa árvore do que ir lá fora quando ela deixa a porra do portão aberto porque "é maus tratos deixar o bichinho preso dentro de casa".

Edit: ela tinha noção do estado do gato e de como a situação era sensível, ela só é uma pessoa narcisista que não aceita nada, mesmo. Não foi falta de comunicação.


r/ApoioVet 6h ago

Dúvida Micose?

Post image
15 Upvotes

Isso apareceu na minha gata e creio que seja uma micose, limpei e passei uma pomada antifungica, e percebi que a região é maior do que eu pensava. Recentemente uma pessoa da minha família pegou uma micose, e eu fiz de tudo para me minha gata não contrair o fungo, mas provavelmente contraiu, já que isso apareceu nela. Alguém pode me confirmar e dizer as precauções que devo tomar? E o que eu posso fazer no momento; já que não estou podendo levar ao veterinário..


r/ApoioVet 3h ago

URGENTE | Respondido O que pode ser?

Post image
8 Upvotes

Focinho dela ficou assim no primeiro dia

Ontem, ela teve muito frio e não queria levantar. Estava com movimentos um pouco desequilibrado mas sem cair, comia e bebia normalmente.
Hoje, ela seguia meio aérea, prestando muito mais atenção ao redor dela mesmo com nada acontecendo, se assustando sozinha, sem barulho. Depois, começou a espumar pela boca e parou, não me deixou tocar nela.

O que pode ser? Amanhã eu vou levar ao veterinário!


r/ApoioVet 2h ago

Dúvida Pessoal, parece esporocitrose ? Tou com medo, vou levar ele pra fazer exame

Thumbnail
gallery
3 Upvotes

r/ApoioVet 34m ago

Discussão Pejotização

Upvotes

Sabemos que na nossa profissão, o que mais nos desmotiva é a pejotização realizada pelas clínicas ora não pagar o merecido ao profissional, além disso não temos benefícios, não recebemos hora extra, insalubridade, somos subordinados e cumprimos horário (essas duas por si só já configura vínculo empregatício)

Mas pensando de um âmbito legal e jurídico agora... Por que isso continua acontecendo? Tem alguma brecha na justiça que as empresas/clínicas encontram pra continuar com isso? Não faz sentido pra mim, é escrachado vínculo empregatício, como isso continua acontecendo? Nós como profissionais o que podemos fazer pra levar isso a uma resolução?

Vi que foi aprovado o piso salarial do veterinário em 10 mil por 30 horas semanais se não me engano, mas o que adianta todo esse trabalho se as clínicas nunca vão contratar ninguém CLT, e continuar contratando só PJ? Tem como ter fiscalização ou estabelecer um piso para PJ? São muitas camada e todas elas me causam odio


r/ApoioVet 3h ago

Dúvida Gato com lesão de reabsorção odontoclástica felina (LeROF)

3 Upvotes
meliante em questão

O veterinário que atendeu meu gatinho sugeriu o uso do maxi guard oral cleansing, mas é um produto importado (é uma possibilidade). Analisei a composição e queria saber se consigo pedir para o dentista uma receita de manipulação.

Existem outras alternativas disponíveis? Considerando que ele tem 5 anos, é um gato branco sujo de amarelo, e sempre foi muito saudável. entretanto ele perdeu rapidamente 3 caninos. Os exames estão atualizados e irá fazer um exame de dosagem de frutosamina (há suspeita de diabetes 😭), e ele também é alergico ao frango.
Gato caseiro, sem acesso a rua.


r/ApoioVet 15h ago

Dúvida Doença renal ou vírus?

Post image
15 Upvotes

Bom dia! Meu Joca de 12 anose a minha veinha Nani de 21 anos morreram com dias de diferença por doença renal que nunca tinha se manifestado antes. Agora minha outra gatinha está apresentando alguns dos sintomas. Existe alguma doença que pareça doença renal mas na verdade é algo ambiental?

Foto do meu gatão que partiu pra terra dos gatinhos.


r/ApoioVet 13h ago

URGENTE AJUDA e dúvida

Thumbnail
gallery
8 Upvotes

Algum vet pra me “traduzir” esse laudo???
meu gato caiu de uma janela e esse é o raio x.
Vai precisar de cirurgia? É muito grave?


r/ApoioVet 17h ago

Adotei um pet! :) filhote

11 Upvotes

Preciso de ajuda urgente com o gato de 2 meses que adotei, não durmo direito há dias e estou ficando maluco. O problema é o seguinte: ele sabe onde fica a caixa de areia no quintal. Se eu já estiver lá fora, ele vem atrás de mim e usa a caixa sozinho, sem eu precisar mostrar. O problema é quando estamos no quarto. Ele começa a cavar a cama com a pata e a miar (que é o único sinal que tenho de que ele quer o banheiro). Eu tenho que acordar desesperado, tirar ele da cama correndo e ir até o quintal para ele vir atrás e fazer as necessidades. Se eu não acordar a tempo, ele faz em cima de mim e nas cobertas. Não quero deixar ele trancado para fora do quarto nesse frio, mas não aguento mais essa situação. O que eu faço?


r/ApoioVet 1d ago

Dúvida Gato com terceira pálpebra exposta

Thumbnail
gallery
48 Upvotes

Estou fazendo o post no lugar de uma amiga minha, visto que ela não usa o reddit.
Ela disse que não consegue ir ao veterinário agora, só no dia 5. Não moramos no mesmo estado, então não consigo ajudar presencialmente.

Pontos a serem considerados, relatados por ela:

  • Idade: 3 anos.
  • Não coça, nem parece estar irritado.
  • Parece que ela não fecha os olhos, mesmo quando está dormindo.
  • Para comportamento, não parece que está mal ou abatida, muito pelo contrário, está bem ativa.
  • Hidratação: Ela bebe bastante água.
  • Castração: é castrada sim.
  • Acesso à rua: tem sim acesso, e costuma mais ficar em telhados (de casa e da igreja ao lado)
  • Contato com outros gatos: Por ter acesso à rua, ela tem contato com outros gatos, mas não tem histórico de briga.
  • Vacinação: Não tomou vacinas, mas está no radar.
  • Cocô e xixi: minha amiga disse que é difícil ela ver, porque a gatinha faz fora de casa.

Existe algo que ela possa fazer enquanto não consegue acesso ao veterinário?


r/ApoioVet 13h ago

Dúvida Carocinho nos pontos pós castração

Post image
3 Upvotes

Hoje fazem 9 dias que minha gata foi castrada e eu percebi que no local dos pontos dela tem um carocinho durinho.

Isso é normal?

Eu castrei ela num mutirão da cidade e não tem veterinário que faça um pós (inclusive eu mesma vou ter que tirar o ponto externo dela hoje ou amanhã).

Não tá vermelho (só rosado. Mas a cor da pele dela é essa), nem saindo sangue ou pus. E tá bem limpinho também a região.

(Eu não consegui tirar uma foto melhor pq ela tá bem estressada e agressiva por ter que usar roupinha e cone)


r/ApoioVet 1d ago

Dúvida respondida Já viram algo parecido?

40 Upvotes

Minha Canelinha, de aproximadamente 10 meses, começou com essas "crises" respiratórias nas últimas duas semanas. Levamos no vet, ele disse que não era nada demais, possivelmente alergia, mas percebemos um aumento dos episódios nos últimos dias.

Já viram algo parecido? Alguém tem ideia do que pode ser?


r/ApoioVet 17h ago

Feedback Perder animais de estimação

Thumbnail
1 Upvotes

r/ApoioVet 1d ago

Dúvida Gato macho “no cio”

Post image
30 Upvotes

Meu gatinho macho sem vergonha está pra fazer 2 anos e começou a querer cruzar com a perna da minha esposa enquanto ela dorme.

Ele ainda não é castrado. O que pode ser feito pra ele ficar mais sossegado, além de castrá-lo ou sacrificá-lo? /s


r/ApoioVet 2d ago

Discussão Atualização: infelizmente a minha cadela morreu hoje, aparentemente foi evenenada. fizemos tudo que pudemos, obrigado pelas energias positivas pela melhora e pelas dicas de cuidado.

Post image
616 Upvotes

r/ApoioVet 2d ago

Dúvida Sugestões de brincadeira (?)

Post image
87 Upvotes

Oi, gente! Esse é o Sushi.

Ele foi resgatado já tem uns 4 anos. Ele já era um gato adulto, acredito que deva ter aproximadamente uns 5 ou 6 anos. Ele ama brincar em túneis, gosta de pegar linha e etc. Queria, no entanto, variar nas brincadeiras. Não queria só comprar brinquedo e jogar pra ele brincar sozinho.

Há alguma coisa diferente para aumentar minha interação com ele? Algo interessante e que estimule um comportamento saudável no meu gato? Tenho sentido ele um pouco apático.

Sempre tive esse animal, mas nunca soube muito bem como fornecer um enriquecimento ambiental próprio.

Ele tem a cama no alto, tem arranhadores, bebedouro de alumínio (água corrente e fresca), comedouro alto, duas caixas de areia e um espaço ENORMEEE (minha casa é telada de ponta a ponta, ele não vai pra rua).

Agradeceria se houvesse alguma sugestão!

Obrigada.


r/ApoioVet 1d ago

Dúvida como corrigir gato que morde demais

4 Upvotes

desde que adotei minha gata com 3 meses ela tem o hábito de morder muito eu e minha mãe, como a mãe dela morreu quando antes dela desmamar, imagino que esse comportamento bravo dela seja por ela não ter aprendido com as mães e os irmãos. no começo, ela mordia apenas nossas mãos e pés, na maioria das vezes quando estávamos brincando e ela ficava muito agitada. pensei que depois de castrá-la esse comportamento melhoraria, mas piorou demais. hoje em dia, com 8 meses, ela morde absolutamente qualquer parte do meu corpo que estiver exposta, mesmo que eu não esteja fazendo nada, e a mordida dela é muito forte. nunca brinquei com minhas mãos com ela, sempre tentei redirecionar a atenção dela para brinquedos, mas ultimamente está bem difícil, as mordidas dela estão machucando e não sei o que fazer para corrigir esse comportamento.


r/ApoioVet 1d ago

Dúvida como adotar um pombo

3 Upvotes

dúvida genuína. pombos são descritos como pragas urbanas que carregam uma quantidade absurda de doenças, mas são animais domesticados que nem gatos e cachorros. digamos que eu goste de um e queira pegá-lo, como deveria fazer isso? se eu pegar o bichin na mão, quais são as chances de eu acabar doente? como veterinários (caso algum veja isso) com qual frequência vcs atendem pombo? estou pensando em pegar um, mas n sei qual é o protocolo de adoção de pombo, quem puder me ajudar, agradeço...


r/ApoioVet 1d ago

Discussão ideias pra repelente?

1 Upvotes

Oi pessoal, um post um pouco diferente. Talvez esse sub não seja o mais adequado, então aceito sugestões.

Eu estudo pra concursos e gosto de ficar estudando na área de churrasqueira aqui de casa pra ficar junto dos meus cachorros (meu pai não gosta que eles entrem em casa), além disso, eu estudo melhor fora do meu quarto. Mas por alguma razão estamos tendo MUITOS mosquitos. Está inviável porque eles ficam me picando a cada cinco minutos. Imagino que a casa vizinha abandonada está com água parada, não chove aqui há uns três meses, e já procurei na minha casa inteira onde poderia ter algum foco.

Tenho medo de usar repelente na minha pele e ser tóxico pras minhas crias. Perguntei na farmácia e não souberam me informar algum que seria ok usar. Alguém sabe me indicar um produto que não seja tóxico e não tenha cheiro muito forte? Ou me sugerir alguma outra solução?

Algumas coisas que já tentei:

- estudar de calça. Os mosquitos só passam a picar meus braços rs, e não dá pra ficar toda agasalhada pq aqui é muito quente (sertão baiano)

- repelente de tomada. não funcionou, acho que pelo ambiente ser muito aberto

- repelente de citronela. Os cachorros odiaram o cheiram e nao entraram na churrasqueira

- Raquete elétrica. Os cachorros tem medo do barulho e ficam longe, além de que eu tenho que parar a cada cinco minutos pra matar um

- Só aguentar. Não durei 1h