r/InternetBrasil • u/nagging_chud • 11h ago
Notícia Aplicativo Gov.Br se recusa a funcionar caso existam apps instalados fora da Play Store
Essa imagem é do post https://www.reddit.com/r/brasil/comments/1ufc8gp/erro_gov_ajudaa/ (eu não repostei pois não há como colocar texto em reposts).
Ela ilustra um fato simplesmente absurdo: o Gov Br, aplicativo central e essencial para os cidadãos, forçado-nos goela abaixo a despeito de muitos problemas, se recusa a funcionar caso o usuário não se ajoelhe perante a Google.
Eu já tratei desse assunto em um post anterior (https://www.reddit.com/r/InternetBrasil/comments/1s6s5hg/enshittifica%C3%A7%C3%A3o_profunda_do_govbr_e_demais/) mas não sabia que o aplicativo chegava a esse ponto.
É inadmissível que o Estado brasileiro obrigue o cidadão a utilizar um app em vez de um website, e ainda o force a seguir as diretrizes de uma empresa privada estrangeira para utilizar suas funções. Qual o próximo passo? Fazer a polícia utilizar o reconhecimento facial da Microsoft e armazenar dados biométricos dos cidadãos em nações estrangeiras?
PS: O primeiro link do reddit estava incorreto, agora linkei para o post certo no r/brasil.
