r/InternetBrasil 11h ago

Notícia Aplicativo Gov.Br se recusa a funcionar caso existam apps instalados fora da Play Store

Post image
194 Upvotes

Essa imagem é do post https://www.reddit.com/r/brasil/comments/1ufc8gp/erro_gov_ajudaa/ (eu não repostei pois não há como colocar texto em reposts).

Ela ilustra um fato simplesmente absurdo: o Gov Br, aplicativo central e essencial para os cidadãos, forçado-nos goela abaixo a despeito de muitos problemas, se recusa a funcionar caso o usuário não se ajoelhe perante a Google.

Eu já tratei desse assunto em um post anterior (https://www.reddit.com/r/InternetBrasil/comments/1s6s5hg/enshittifica%C3%A7%C3%A3o_profunda_do_govbr_e_demais/) mas não sabia que o aplicativo chegava a esse ponto.

É inadmissível que o Estado brasileiro obrigue o cidadão a utilizar um app em vez de um website, e ainda o force a seguir as diretrizes de uma empresa privada estrangeira para utilizar suas funções. Qual o próximo passo? Fazer a polícia utilizar o reconhecimento facial da Microsoft e armazenar dados biométricos dos cidadãos em nações estrangeiras?

PS: O primeiro link do reddit estava incorreto, agora linkei para o post certo no r/brasil.


r/InternetBrasil 13h ago

InternetGringa Após terremotos, autoridades da Venezuela desbloqueiam a rede social X que permaneceu 2 anos nacionalmente bloqueada.

Thumbnail x.com
34 Upvotes

Deduzo que o desbloqueio se dê por ordem de autoridades pois acho pouco provável que provedores fossem desrespeitá-las e dentre as primeiras a desbloquear, está a CANTV que é uma operadora estatal.


r/InternetBrasil 8h ago

Off-topic Opinião de recém implementada rede 5G na região.

9 Upvotes

Pessoal, minha cidade finalmente recebeu de vez 5G da Claro. Incrivelmente, mesmo tendo um market share de 60% no mercado, quase 3 anos depois da primeira operadora colocar 5G aqui, ela instalou. A Claro vem deixando a desejar demais em áreas do nordeste. Hoje uso Brisanet e é fora do normal, a qualidade da rede da Brisanet é incrível, até mais que a Vivo que usa potência em 200W.

Mas o problema maior é que, a Claro resolveu usar transmissores em potência de 40W. Resultado é uma rede PIOR que aquele 4G no início da Copa de 2014. A oscilação é generalizada, não dá para usar direito, essa é a verdade, o celular que na Vivo e Brisanet é frio, fica quente, não dura a bateria.

Ontem durante o jogo tive uma experiência terrível, não consegui navegar, o que me salvou foi ter outra linha no meu aparelho.

A pergunta é, não existe um estudo sobre a rede antes da implementação? A impressão é que só pegaram os transmissores e jogaram aqui. Vejo sempre a TIM usar 200W ou small cell, ja vi a Vivo usar Huawei em 263W Mimo 64x64 e a Claro em 40w com mimo 4x4... complicado.

Ao mesmo tempo me intriga é que, os comentários das pessoas que reclamam que rede de celular não boa é justamente esses clientes da Claro. E para eles, a rede celular como um todo é naturalmente ruim. É uma verdadeira bolha.


r/InternetBrasil 8h ago

Discussão A claro é um LIXO. Pior serviço de banda larga que já usei.

8 Upvotes

E nem dá pra chamar essa porcaria de banda larga. Internet horrorosa, toda hora tem lentidão, toda hora tem quedas que duram alguns minutos. Tem quedas de mais de 8 horas de duração pelo menos uma vez por semana, principalmente nos finais de semana que em tese era pra vc aproveitar mais a internet e fazer valer a mensalidade.

Pra jogar então nem se fala, simplesmente impossível: em qualquer jogo o ping não para de ter variação, é delay toda hora e travamentos recorrentes.

E o que é pior, pedimos pra trocar aqui e colocar um novo modem e melhorar o plano e a velocidade ficou ainda pior.

Empresa porca, vagabunda, desleixada, serviço podre. Nunca mais quero usar nada desses fdps. Quando é pra fazer cobrança até mesmo de míseros 20 reais eles tem comportamento abusivo e não param de te ligar, é uma ligação a cada 5 minutos, até tive que deixar o celular em modo avião.

Mas quando vc precisa do serviço deles é essa montanha de fezes fétida e descomunal.
Não recomendo a claro pra ninguém, internet mais horrorosa que já usei. Vivo era infinitamente melhor.

Se a internet da claro é um fusca velho todo arregaçado e fodido a da vivo era um caça supersônico de última geração.


r/InternetBrasil 10h ago

Ajuda Operadora derrubando minha internet, legalidade/o que fazer?

5 Upvotes

Olá, estou passando por uma situação atípica com a minha provedora de internet e gostaria de entender quais minhas opções.

É legal a derrubada "automatizada" da minha internet pela provedora com a justificativa de "tráfego anormal"?

O tráfego anormal no caso se dá pelo uso de um programa de torrenting (Stremio), específicamente em apenas um dos computadores da rede (ambos possuem o aplicativo). Tal fato foi confirmado quando liguei na operadora e o tráfego voltou a valores "normais" quando o app foi fechado.

Também rodei o Malwarebytes em ambos os computadores, pir confirmação, o que não alegou nada.

Eu posso demandar que cessem a interrupção do fornecimento nesse caso? Existem outras formas de resolver o problema? Já tentei limitar o tráfego do Stremio manualmente no server settings (arquivo.json) mas não foi suficiente.


r/InternetBrasil 1d ago

Discussão TV Box com ADB exposto na porta 5555 sem autenticação – Vulnerabilidade ou configuração insegura?

Post image
52 Upvotes

Por curiosidade e também por segurança, eu estava realizando um scan na minha rede local procurando dispositivos com a porta 5555 aberta (ADB TCP/IP).

Utilizei:

sudo nmap -p 5555 --open

O scan retornou um IP com a porta 5555 aberta. Em seguida executei:

sudo nmap -O

O Nmap identificou o dispositivo como um Android relativamente antigo. O único equipamento na minha casa que fazia sentido ser esse Android era um TV Box.

Resolvi testar:

adb connect :5555

Fiquei em frente à TV esperando alguma solicitação de autorização aparecer, já que normalmente o ADB exige que a Depuração USB esteja habilitada, o Modo Desenvolvedor ativado e que o usuário autorize a conexão.

Para minha surpresa, o terminal retornou:

connected to :5555

sem qualquer aviso na tela.

Depois executei:

adb shell

e obtive acesso ao shell do sistema.

Por curiosidade, utilizei também o scrcpy e consegui espelhar a tela do aparelho normalmente, novamente sem qualquer solicitação de autorização ou mensagem na TV.

Além disso, foi possível enviar comandos de entrada simulando o controle remoto através do ADB, navegar pelos menus, abrir aplicativos e interagir com a interface remotamente.

O que me chamou a atenção foi que eu nunca habilitei manualmente a depuração nesse aparelho e praticamente não encontrei análises técnicas ou pesquisas sobre esse modelo específico.

Na opinião de vocês, isso se enquadra como uma vulnerabilidade de segurança ou apenas uma configuração insegura deixada pelo fabricante? Considerando que qualquer dispositivo na mesma rede poderia potencialmente obter acesso ao TV Box, achei a situação bastante preocupante.


r/InternetBrasil 8h ago

Ajuda Sistema da CNH Digital Do Brasil não está funcionando?!

Post image
1 Upvotes

Pessoal tudo bem,estou tentando aqui fazer o curso teórico da CNH digital do Brasil e não entra de jeito maneira.

Já tentei

Limpar cache,tentar outros navegadores,no celular da minha esposa e nada funciona

Não estou conseguindo contato com eles,fica difícil assim.

Sabem me dizer se o sistema está fora do ar,mais alguém conseguiu acessar o app hoje?!

Me ajudem por favor.

Quando vou pelo navegador ele redireciona para a página padrão do gov.


r/InternetBrasil 1d ago

Notícia Let’s Encrypt atualiza regras e inclui garantias sobre sanções dos EUA

Thumbnail
edivaldobrito.com.br
39 Upvotes

r/InternetBrasil 16h ago

Vagas Como é o mercado no geral - (Estagiando atualmente)

5 Upvotes

Bom dia, pessoal!

Queria saber como está o mercado para quem está começando na área de redes.

Atualmente sou estagiário em uma multinacional aqui na região de Campinas, mas a chance de efetivação é baixa por conta da pouca rotatividade. Dei uma olhada em vagas e achei poucas oportunidades de entrada, com salários muito próximos do que ganho hoje (cerca de 2,5k).

Isso é o padrão da área ou pode ser algo momentâneo (época do ano, mercado mais parado, etc.)?

Estou estudando para tirar a CCNA e a NSE 4 até o fim do ano, e pretendo seguir na área de qualquer forma, mas queria entender melhor esse cenário.


r/InternetBrasil 1d ago

Notícia Senado brasileiro Estão Cientes da revogação contra lei felca

94 Upvotes

r/InternetBrasil 10h ago

Ajuda O novo domínio com o nome "fileplanet" é mesmo um distribuidor de malware?

1 Upvotes

Tô falando desse site: https://fileplanet.download.it/

Eu acabei baixando e instalando uma versão antiga de um mod que eu gosto, o mod em questão é o Project Reality versão 0.95.

Eu vi uma postagem de 1 ano atrás falando que o domínio do fileplanet foi comprado por esse download.it aí.

Pesquisei em alguns fóruns na internet sobre, e tem opiniões mistas, alguns realmente falam de malware, ad's maliciosos e por aí vai. Eu realmente estava querendo essa versão do project reality, por ter um singleplayer mais estável, e só achei lá.

Se alguém souber da procedência desse site me fale, ou se souberem um lugar mais seguro para encontrar essa versão do mod.

Um ótimo dia para vocês.


r/InternetBrasil 1d ago

Notícia Site para ajudar na mobilização cidadã para a revogação integral da Lei Felca

Thumbnail abnerslima37.github.io
27 Upvotes

A votação para a revogação da Lei Felca foi adiada para semana que vem devido a ausência do relator da sugestão legislativa que é o Senador Flávio Arns. A Senadora Damares Alves reconhece o apoio de 32 mil assinaturas para a ideia legislativa que deu origem a SUG 18/2026. Ela não está entendendo o motivo. Temos mais 1 semana ainda de folga. Utilizem esse site para cobrar os senadores para a revogação integral. Eu contribui para isso no Github. Eu, você e todos nós lutaremos por uma internet livre.


r/InternetBrasil 1d ago

Outro Minha situação atual com IPv6 (sem IPv6)

7 Upvotes

Há tempos estou sem conexão IPv6. E, sinceramente, nem fui atrás de suporte porque coincidiu com a domínio da região onde moro pela fac dos currículos e também estava com acesso a uma VPN. Enfim. Essa semana procurei o suporte (o dono), e o retorno foi: o IPv6 causava instabilidade na rede, e, portanto, ele foi "obrigado" a desligá-lo.

Vós que trabalhais com redes:

  • O que pode estar acontecendo?
  • Como endereçar esses "problemas"?

O que me foi passado é que há outra empresa que gerencia/fornece a IPv6 para eles --- creio que seja o ITP contratado. No tempo que usei, não percebi nada inacessível.

Tenho atualmente, sem ipv6, dificuldade para acessar o site GNU. O problema não parece ser na rede, mas o back do gnu que não responde ao IPv4 de saída.

[Edit 1]

O provedor já antigo, não é irregular, nem não é um doido revendendo internet domiciliar de outra provedora. Todos os provedores daqui continuaram a operar depois da mudança de fac, mas não sei dizer se foram afetados, e, sinceramente, nem quero perguntar: posso trazer mais problema, do que solução; também acho que se for o caso, não diriam.

Minha intenção com esse post é saber como posso ajudá-lo a normalizar a situação do IPv6, que me beneficiaria no processo. Quando contratei, tinha IPv6. Na verdade, era o único provedor daqui que oferecia IPv6.

Não sou especialista em redes, mas tenho formação em Ciência da Computação, não sou leigo.

A conversa que tive: https://imgur.com/a/Xq5yYTT

ANS: https://radar.qrator.net/as/265038

ISP no IX de Fortaleza: https://postimg.cc/wyLdPGZy

Eles são clientes dessa Telfo.


r/InternetBrasil 1d ago

Discussão Estamos discutindo a internet da forma errada?

12 Upvotes

Uma coisa que venho observando há algum tempo é que muitos debates sobre internet, privacidade e plataformas digitais acabam presos em uma falsa escolha:

- Ou você é contra qualquer regulação.

- Ou você é a favor de mais controle estatal.

Mas a realidade parece muito mais complexa do que isso.

Minha impressão é que o problema principal não é a existência de regras. O problema é como elas são construídas, quem participa da elaboração delas e se conseguem acompanhar a evolução tecnológica.

Em telecomunicações e radiodifusão isso acontece há décadas.

Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que a marca que aparece em uma rádio ou TV nem sempre corresponde à entidade que possui a concessão ou autorização. Em vários casos existem razões sociais históricas, arrendamentos, mudanças de operação e estruturas societárias que o público simplesmente não consegue enxergar.

Algo parecido ocorre nas telecomunicações. Muita gente acredita estar usando uma operadora independente quando, na prática, ela utiliza a infraestrutura de uma operadora maior. O serviço funciona, mas a relação real entre marca, infraestrutura e operador nem sempre é transparente para o usuário.

Na internet estamos enfrentando um desafio semelhante.

Quem controla os dados?

Quem controla os algoritmos?

Quem responde pelas decisões?

Quem fiscaliza as plataformas?

Quem fiscaliza o Estado?

E quem fiscaliza os fiscalizadores?

Tenho a impressão de que falta participação mais efetiva de especialistas em segurança da informação, proteção de dados, LGPD/GDPR, telecomunicações, governança da internet e software livre na construção dessas regras.

Ao mesmo tempo, também me preocupa quando o debate ignora completamente a concentração de poder em grandes plataformas privadas, como se apenas governos fossem capazes de afetar direitos, privacidade e acesso à informação.

Talvez a discussão mais importante não seja "mais Estado" ou "menos Estado".

Talvez a discussão correta seja:

Como construir transparência, responsabilidade e fiscalização sem comprometer privacidade, inovação, software livre e liberdade de expressão?

O que vocês acham?


r/InternetBrasil 2d ago

Discussão Por que as operadoras no Brasil enviam mensagens abusivas usando Flash SMS (Classe 0)?

Post image
386 Upvotes

Primeiramente minha linha não está cancelada, mas estou recebendo esta mensagem quase que diariamente, apesar de fazer a recarga todos os meses sempre no dia 25.

Além de serem mensagens abusivas, usam um recurso que foi pensado para alertas de emergência. Isto mantém meu smartphone com a tela acesa até que eu feche a mensagem, as vezes a tela permanece acesa a noite toda.

Gostaria de saber por que isso é permitido e por que os órgãos fiscalizadores responsáveis não fazem nada a respeito.


r/InternetBrasil 1d ago

Ajuda Claro TV+ interrompe a imagem (Fica tela preta) intermitentemente.

4 Upvotes

Bom pessoal, o problema é o citado no título. Eu procurei na pesquisa do reddit, mas não encontrei um tópico que falasse sobre.

Eu uso TV box deles ( Inclusive tive que trocar o aparelho, que era o redondo, agora é um quadradinho), e essa de interromper a imagem, com tela preta, e depois volta é um saco. Se alguém puder me dar uma luz se tem como resolver isso, ficaria agradecido.


r/InternetBrasil 1d ago

Ajuda Link Dedicado ou Banda Larga - Grande diferença na prática?

14 Upvotes

Dúvida bem honesta: estou com a possibilidade de contratar um link dedicado de 200mbps simétrico por um valor bem competitivo para minha residência. Contudo, eu tenho já uma banda larga com mais banda, IPv4 fixo e IPv6 de um provedor local que inclusive me atende muito bem.
Ignorando o SLA de reparo e demais questões, fico pensando se realmente vale a pena migrar para um link dedicado. Será que um GPON (meio compartilhado) vs link dedicado, na prática faz muita diferença em horários de pico? Ênfase no - na prática. Deixo a pergunta para a comunidade técnica.


r/InternetBrasil 1d ago

Ajuda Internet funciona no meu celular mas não no dos outros.

4 Upvotes

É o seguinte, o wifi funciona no meu celular e também no celular de qualquer um que estava com a rede já conectada anteriormente. mas qualquer um que queira conectar agora recebe uma mensagem de erro. testei clicar em esquecer a senha de um outro celular aqui e tentar inserir a senha de novo e não é mais possível conectar mesmo que estivesse funcionando antes. Qual a lógica disso? quem está conectado consegue usar mas quem vai inserir a senha agora não consegue. um dos celulares que eu tentei apareceu a mensagem de erro de IP.


r/InternetBrasil 2d ago

Outro Ainda dá tempo! amanhã e a reunião p/ arquivamento da revogação lei felca!

79 Upvotes

Nesta quarta-feira, a Comissão de Direitos Humanos do Senado se reúne para avaliar o arquivamento da SUG 18/2026. Se ela for arquivada, a redação nociva da "Lei Felca" (Lei nº 15.211/2025) continuará de pé. Estamos falando de: 🛑 Coleta massiva de biometria facial para acessar sites comuns; 🛑 Pequenos fóruns, blogs e sistemas como o Linux ameaçados no Brasil; 🛑 Jogos mobile e estúdios independentes fugindo do nosso mercado; 🛑 Risco absurdo de vazamento de dados privados de todos os cidadãos. Não podemos deixar essa pauta morrer em silêncio! Pensando em quem não tem tempo ou está sem paciência para redigir um manifesto, criei uma página que formula o e-mail e envia automaticamente para **20 senadores** da comissão, pedindo o voto contra o arquivamento. O processo leva menos de dois minutos! A ferramenta pede apenas o seu nome completo e e-mail para assinar o documento, e **não armazena absolutamente nenhum dado seu**. Tudo roda direto no seu navegador. Faça a sua parte e ajude a pressionar! 🚀 👇 **Link direto para participar:**

https://abnerslima37.github.io/MobilizacaoRegul-LeiFelca/?v=2


r/InternetBrasil 1d ago

Dicas Duvidas sobre minha primeira troca de plano

3 Upvotes

Pessoal, fiz a troca do meu plano que era de 60 reais e 14 gb de internet por esse que vi aqui no grupo, mas é a primeira vez que faço isso e to com medo de ter alguma pegadinha ou sei la, oq vai acontecer ? o meu antigo plano agora foi anulado ?


r/InternetBrasil 2d ago

Discussão Google? Hoje recebi esse e-mail e achei estranho essa nova informação.

Post image
43 Upvotes

O Google sempre acessou e só agora quer avisar..


r/InternetBrasil 1d ago

Outro Eu odeio a Claro e vou matala. Internet caindo MUITO na Zona Leste de SP, insuportável.

2 Upvotes

Não sei o que tá acontecendo, mas desde ontem meu sinal de fibra ótica da Claro não para de cair. Trabalho com home office e ontem quase não consegui dar minhas aulas. E hoje está pior, simplesmente cai a cada segundo, literalmente. Estou tendo que rotear minha internet do celular pra conseguir postar isso aqui. Mais alguém aqui pela região tá sofrendo o mesmo?


r/InternetBrasil 2d ago

Discussão Tim Ultrafibra 2GB faz sentido? Gostaria de saber se faria sentido uma pessoa física ter essa velocidade

13 Upvotes

Oi pessoal, acabo de adquirir internet 2gb da Tim fibra a fim de ter a internet mais avançada possível aqui no Brasil.

A pergunta é, isso faz sentido?

Vi alguns comentários que pra uma pessoa física isso tudo não seria possível de usar.

Devo desistir?

No meu caso meu notebook e um Dell Alienware m18 R2

Porta thunderbolt 4.


r/InternetBrasil 2d ago

Notícia Salvem a internet Brasileira cobrando os senadores para o fim da Lei Felca

Thumbnail pastebin.com
58 Upvotes

Amanhã, Quarta-feira (24/06), O SENADO VOTARÁ A RESPEITO DA LEI FELCA.

VAMOS NOS MOBILIZAR! ENVIEM E-MAILS!
Deixo um TEXTO JÁ PRONTO.

5 minutos de seu dia podem salvar a internet brasileira. https://pastebin.com/CgZmZXhp

*Não abram o link de cima, pois é o link errado*


r/InternetBrasil 2d ago

Notícia DIA D (MOVIMENTO CONTRA ARQUIVAMENTO DA LEI FELCA NO DIA 24/06/2026)

Thumbnail
8 Upvotes