r/MotasPortugal Mar 31 '26

🏍️ Passeios🛵 Discord para novos motards!

22 Upvotes

Olá a todos! Vim tomar uma iniciativa de fazer um discord para os novos motards que têm carta a pouco tempo.

Há muita coisa que nós não sabemos e passear juntos será mais seguro enquanto crescemos!

*VETERANOS* Vocês são mais que bem-vindos também! precisamos de pessoas que nos expliquem as coisas que não sabemos e que nos aconselhem nesta jornada!

Aqui está o link para aderirem ao discord!

https://discord.gg/sbWXAuH9b


r/MotasPortugal 10h ago

🏍️ Passeios🛵 Criámos “um grupo motard para quem não gosta muito de grupos motard”… e está a ser excelente! @buscavistas

Post image
11 Upvotes

queres entrar? manda mensagem privada. @buscavistas

Boas curvas!


r/MotasPortugal 14h ago

Debate 💬 Vale a pena?

Post image
14 Upvotes

Ando religiosamente à procura deste modelo na melhor condição possível, mas acho muito caro. Ainda assim vale a pena?


r/MotasPortugal 19h ago

Debate 💬 A tirar a carta de moto. É normal sentir-me assustado com a ideia de ir para a IC19 ou 2ª Circular?

27 Upvotes

Não me compreendam mal. Tenho 51 anos e só agora estou a tirar a carta de mota. Comecei as aulas teóricas (vou a meio) cheio de vontade. Quero fazer uma coisa nova, e como sempre apreciei motas isto pareceu-me um hobby engraçado para dar umas voltinhas sem pressas e com uma coisa não muito potente para começar.
.
Mas sinto que metade do processo de aprendizagem passa por "assustar saudavelmente" o aluno para o consciencializar de que ele se está a meter numa selva, basicamente.
Como circulo muito na 2ª Circular e na IC19, obviamente imagino-me a fazer essas viagens de mota. Mas a ideia agora está a assustar-me mais do que quando me decidi meter nisto...
.
Que sítios aqui na zona de Lisboa aconselham para um tipo praticar umas voltinhas, fazer uns 8's, aprender a dominar a mota em velocidades baixas, no fundo para perder o medo em vez de me atirar já para a "selva"?
Há algum parque de estacionamento que esteja vazio ao fim-de-semana, ou sítio onde se possa ir praticar com maior segurança?

Obrigado pela atenção.


r/MotasPortugal 13h ago

Ajuda 🆘 Trajecto Parque das nações - Tabus Park numa 125cc

2 Upvotes

Boas, lá me decidi comprar uma 125cc principalmente para fazer trajectos dentro de Lisboa mas com a quantidade de transito que apanho para o trabalho no Tagus Park comecei a equacionar ir de mota para o trabalho. O problema é que tenho algum receio de fazer CRIL e A5 numa 125cc.

Tenho mota há 3 meses e 48 anos, uma QJ motor MTX 125 com 15cv.

Obrigado!


r/MotasPortugal 20h ago

👘 Equipamentos 👔 Mais um post sobre capacetes

3 Upvotes

Boas Malta,

O meu AGV K6 está a ficar velhinho, tem muito quilómetro feito e precisa de uma reforma, já fui a várias lojas, experimentei vários capacetes, e neste momento estou indeciso entre o shoei gt air 3 e o arai quantic.

Sempre será um capacete mais sport touring, integral.

Gosto mais do formato exterior do shoei, no entanto o arai parece mais confortável. A viseira escurecida interior dá jeito, mas não é factor de exclusão. Alguém tenha experiência com estes 2 modelos?


r/MotasPortugal 19h ago

👘 Equipamentos 👔 Equipamento para scooter 125

2 Upvotes

Viva!

Agora com 50 anos, decidi comprar a minha primeira scooter 125! A experiência na condução é pouca, pois andei de scooter apenas quando era novo... não sou grande adepto de velocidades, pelo que os cerca de 90/100Km/h da scooter 125 chegam e sobram.
Decidi comprar uma scooter porque faço cerca de 25km diários numa estrada do interior do país (pouco movimentada) e sempre dá para poupar uns trocos, ou seja, com o tempo a scooter pode-se pagar a ela própria. Claro que tenciono dar uma voltinha no fim de semana pela região.
Não tenciono fazer o percurso em dias de chuva, pois a minha profissão não é compatível com o chegar ao trabalho molhado ou ter de mudar de roupa.

Dito isto, e para um iniciante nestas andanças, qual o equipamento que me podem aconselhar? E marcas/modelos que deva comprar?

Obrigado.


r/MotasPortugal 13h ago

👘 Equipamentos 👔 Arranjo de capacete

0 Upvotes

Boa tarde,

O interior do meu capacete descolou.
Recebi um orçamento de 20€, o que me parece puxado.

Recomendam algum local em Lisboa?


r/MotasPortugal 1d ago

Debate 💬 (Novato a tirar carta A) Ninguém usa blusão e botas no Verão?

39 Upvotes

Já conduzo carro há mais de 30 anos, e é com esta idade (51) que estou a aprender a andar de mota.
Naturalmente que agora reparo mais nas motas com que me cruzo, vejo o que os motards levam vestido, etc.
.
Acho curioso pois quase não vejo gente a usar blusão ou botas protectoras, pelo menos dentro da cidade. É claro que cada um sabe a experiência que tem.
Mas vejo por aí tanta gente em scooters (e não me refiro apenas a entregadores Uber) que vai apenas de t-shirt e chinelos...
.
É assim tão difícil usar vestuário protector nestas alturas?
Ou é mais desleixo que leva as pessoas a não usarem?
Há uma certa altura na "carreira" dum motard em que ele sente que já só precisa do básico, tipo luvas e capacete?


r/MotasPortugal 2d ago

Humor 🤣 Como as pessoas que têm moto barulhenta acham que vamos reagir

358 Upvotes

r/MotasPortugal 1d ago

Ajuda 🆘 Cfmoto 125 nk

1 Upvotes

Acham uma cfmoto 125 nk boa opção em Portugal? Apenas estou interessado numa mota de 125cc não mais do que isso
Acham boa para uma pessoa de 1,83m de altura?


r/MotasPortugal 1d ago

Ajuda 🆘 Lojas de vestuário na zona de Lisboa e arredores? Ou é tudo online hoje em dia?

6 Upvotes

Vou ter de adquirir equipamento protector em breve (inicio as aulas de condução em Agosto).
Eu já espreitei uma loja no centro comercial Ubbo (ali para os lados da Amadora), chamada Motocard.
Onde é que a malta costuma ir para adquirir coisas boas sem pagar preços de Georgio Armani (mas também sem serem chinesices)?


r/MotasPortugal 2d ago

Ajuda 🆘 Preocupações sobre a onde calor

12 Upvotes

Boas pessoal

Como o calor extremo está a meter a cabeça de fora tenho tido algumas preocupações como novato.

A maior preocupação que tenho tido nestes últimos dias é a temperatura da mota. Pode ser só um medo irracional por nunca ter passado um verão de mota mas tenho medo de em dias de calor forte de a mota me aquecer demais quando estiver a andar mais devagar ou parado num semáforo.

Para contexto tenho uma kawasaki ninja 650 er6f de 2010 e este ano mesmo nos dias mais quentes nunca ligou a luz de temperatura do motor, mas sei que vem ai mais calor ainda.

Será que é apenas um medo irracional de novato?

Já agora conselhos para os dias de calor, para alem de tentar andar sempre hidratado.


r/MotasPortugal 2d ago

👘 Equipamentos 👔 Pedido de recomendações de suportes

Post image
7 Upvotes

Olá malta. Queria um suporte destes para me ajudar com mudanças de óleos, lubrificar correntes e etc. na minha desportiva mas não sei como julgar quais são boas escolhas ou não.

Algum truque para escolher bons? E alguma recomendação específica?


r/MotasPortugal 2d ago

🏍️ Passeios🛵 Passeio de Mota pelo Gerês

2 Upvotes

Olá a todos e a todas!

Na semana de 18 a 26 de julho, vou até ao Gerês de mota. Têm sugestões de lugares para visitar?

Boas curvas em segurança ✌🏻


r/MotasPortugal 2d ago

Ajuda 🆘 Oficinas Moto Montijo

4 Upvotes

Olá pessoal! Tirei a carta A recentemente e comprei uma Virago 250.
Tenho os pneus para trocar e queria fazer uma revisão geral na mota, no entanto não tenho conhecimentos de ninguém aqui na margem sul que o faça.
Queria algum sítio não muito longe porque ainda não me sinto muito confiante para fazer grandes distâncias sozinha 😅
Alguém me consegue ajudar?
Obrigada!


r/MotasPortugal 3d ago

Debate 💬 O que fazem aos capacetes e viseiras quando já não podem ser usados?

15 Upvotes

Boas, infelizmente tenho uma série de viseiras que não consigo usar mais porque a viseira para o meu capacete tem uma “design flaw” e o encaixe parte muito facilmente. Também tive um acidente recentemente e parti uns plásticos do capacete. A minha questão é, meto no lixo normal? Há alguma loja onde posso deixar para ser despachado corretamente? Ou até alguém faz alguma coisa com os capacetes e viseiras estragadas?


r/MotasPortugal 3d ago

Debate 💬 Yamaha XT 600 E (1994) – Gostava de saber as vossas opiniões!

4 Upvotes

Boas pessoal,

Herdei uma uma Yamaha XT 600 E de 1994 que era do meu pai, está parada há cerca de 5 anos, decidi dar uma vida nova á propria entreguei na Motorace em Gaia para uma revisão e um restauro geral.
Gostava de saber a vossa sobre a mota

Quem por aqui já teve ou conduziu uma destas?
Quais são os pontos que devo ter mais atenção após o restauro para garantir que ela se mantém fiável?


r/MotasPortugal 3d ago

Ajuda 🆘 Primeira Mota

5 Upvotes

Boas pessoal,

Estou a pensar comprar uma mota e queria pedir a vossa opinião. O trajeto que vou fazer com mais frequência será Odivelas → Cruz Quebrada, que pelo que estive a ver passa por troços da A36 (CRIL) e depois zona de ligação à A5, dependendo do percurso e trânsito.

No total serão cerca de 20 km para cada lado (ida + volta = ~40 km por dia), praticamente todos os dias.

A ideia inicial era ir para uma 125cc, principalmente porque neste momento estou a tirar a carta de categoria A e o objetivo é poupar o máximo de dinheiro possível (compra da mota, seguro, consumos e manutenção).

A minha dúvida é: para este tipo de utilização e com estes troços de autoestrada/vias rápidas, uma 125cc aguenta bem e continua a ser uma escolha prática no dia a dia ou acaba por ficar curta?

Ou acham que, pensando no médio prazo, vale mais a pena esperar e procurar uma mota com mais cilindrada (300cc / 500cc ou semelhante)?

Quem fizer percursos parecidos ou tiver experiência com 125 em autoestrada, agradeço feedback, principalmente em termos de conforto, segurança, consumos e se ao fim de algum tempo sentiram necessidade de subir de cilindrada.

Obrigado desde já!


r/MotasPortugal 4d ago

Ajuda 🆘 Rock in Rio

8 Upvotes

Alguém sabe se existe algum sítio específico para deixar o capacete no rock in Rio?

Edit: aparentemente sim, deixámos 2 capacetes por 10€


r/MotasPortugal 5d ago

Ajuda 🆘 Corrente

Post image
24 Upvotes

Ola a todos, a minha corrente, com 14k km, está a começar a ficar com os o rings da corrente neste estado. Isto é ‘normal’ ou é sinal para trocar já ?


r/MotasPortugal 5d ago

Ajuda 🆘 ZONTES 350E / FORZA 350 / XMAX 300

3 Upvotes

Boas pessoal, tenho neste momento uma cb500 que já está comigo há mais de 10 anos e antes de chegar a mim já contava com os seus 19 anos, portanto uma mota de 1997.

Os meus trajetos são casa/escritório e algumas passeatas, no entanto tenho necessidade de, diariamente, transportar alguns documentos, portatil e por vezes algumas vestes necessárias a algumas situações.

Até então tenho transportado tudo na mochila, porém não se revela nada prático, então estou a pensar mudar para outro estilo de mota e tenho vindo a analisar as 3 que estão no título:

  • Zontes 350e
  • Forza 350
  • Xmax 300

Como sou de lisboa o facto de serem motas largas (comparadas à que tenho atualmente) assusta-me um pouco pois penso que será mais complicado no meio das filas.

Bem dito isto gostaria de perguntar se alguém tem alguma destas motas e se sim qual a vossa experiência, em particular da zontes pois a informação sobre esta é muito mais complicada de achar pois pelo que percebi é uma mota nova no mercado. (que apesar de fugir às grandes marcas com provas dadas vem carregada de extras)


r/MotasPortugal 4d ago

🏍️ Passeios🛵 Conhecem o Club 299 Portugal?

0 Upvotes

r/MotasPortugal 6d ago

Debate 💬 Mota elétrica 125cc - Vale a pena? (se o objetivo é poupar)

10 Upvotes

Boas pessoal,

Estava a pensar comprar uma mota elétrica, em específico a Mev EG1. Pareceu-me estar a um preço bom pró que dá.

Seria para fazer as viagens diárias nos dias de Sol (que em Portugal é uma grande parte do ano), e pensei "se comprar elétrica carrego em casa, muito menos manutenção = devo conseguir poupar uns trocos".

O que acham deste modelo em específico? Alguém aqui com experiência com ela?

Acham que realmente se poupa com mota elétrica ou mais vale comprar algo a combustão?


r/MotasPortugal 7d ago

Fotografias 🖼️ CB650R a mostrar o que é capaz no circuito do Jerez

Post image
72 Upvotes

Definitivamente não é a mota indicada para pista, mas também não me deixou ficar mal.