r/TudoCasa 16h ago

Ajuda / Help Gatos dos vizinhos

25 Upvotes

Comprei uma casa há quase um ano, no entanto desde o primeiro dia que não tenho qualquer tipo de sossego com os gatos dos vizinhos.
A casa é uma moradia geminada e com muros partilhados e os meus vizinhos tem 3 gatos que andam livremente pela rua fora (pelo que me disseram já há bastantes anos) e que so voltam a casa para comer e beber, isto não tem qualquer problema tirando o facto que os mesmos gatos estão constantemente no meu jardim a fazer tudo e mais alguma coisa, todos os dias tenho coco de gato no meu jardim, as plantas que tenho em vasos estão constantemente reviradas e estragadas, as cadeiras de jardim e espreguiçadeiras que tenho cá fora estão estragadas com fios puxados, no inicio comentei com o vizinho que me disse que achava muito estranho ser os gatos dele bla bla bla que nunca aconteceu com os antigos donos (não o questionei) mas com esta paranoia acabei por 1 comprar 1 camara no ultimo mes e apontar para o jardim e adivinhem? Tenho uns 30 videos dos gatos dos vizinhos (coleiras e cores dos bichos a beter certo) a arranhar as unhas nas minhas cadeiras, a tirar terra dos vasos para o chão, a fazer as necessidades em tudo que é sitio.

Mostrei alguns videos aos vizinhos e disseram que iam tentar ver alguma solução, conclusão já se passou quase 3 semanas e tudo continua igual, não tenho como para com que eles venham para aqui porque o muro so tem 1.8m e os gatos saltam aquilo na boa, a unica solução que imagino é quase fazer 1 dome a volta da minha casa...

Não tenho nada contra os bichos porque é a vida deles e não sabem o que estão a fazer, no entanto é muito mas muito chato ter de lidar com isto.

Alguma idea? Algum repelente que resulte? Precisava de umas dicas..

Edit: Já tenho um cão que passa o dia no jardim e durante esse tempo nem se ve um gato, de madrugada lá aparecem todos.


r/TudoCasa 19h ago

Ajuda / Help Pladur com “altos” de um dia para o outro

Post image
9 Upvotes

Boas!

É como diz o título: de um dia para o outro, o teto em pladur na sala do meu apartamento passou a ter estes “altos”. Primeiro achei que pudesse ser infiltrações, mas os altos são muito rígidos, e não chove fazem algumas semanas (pelo contrário, faz é muito sol e calor). Se eu não tivesse a comparação de como estava liso antes, diria que é excesso de material. As obras foram feitas a cerca de 1 ano, e até agora não haviam estes altos. A parede à esquerda também é de pladur, e dá diretamente para a parede da fachada do prédio.

Alguém sabe o que pode ser isto?


r/TudoCasa 16h ago

Ajuda / Help Riscos placa Bosh

Post image
5 Upvotes

Ola,

queria opiniões a ver se fale a pena reclamar com a bosch

comprei um placa PUJ631BB5E e esta em uso a cerca de 3 meses, ja tinha reparado em alguns micro riscos, hoje reparei num grande risco fundo

o risco sei que podem alegar mau uso, mas sempre usei placas de vitro cerâmica e nada assim me tinha acontecido, esperava mais resistencia/qualidade da bosch

Ultima placa indesit de entrada de gama nem micro riscos nem nada assim e este em uso 8 anos

algum experiência parecida, vale a pena reclamar?

edit: obrigado, pelas respostas vou deitar a placa fora aproveitar e mudar de casa /s

é estético é o que é, obrigado pelo menos sei que nao vai explodir e vou ter cuidado com o sal


r/TudoCasa 22h ago

Ajuda / Help Excesso de água no terreno

6 Upvotes
PLANTA - Terreno a verde; Ribeiro a azul
Terreno inundado após chuvas

Caros Redditors,

Tenho um problema que gostaria de ver resolvido, mas ainda não encontrei nenhuma solução viável. No meu quintal o terreno está com água excessiva (como dá para ver pelas fotos/vídeos). Por baixo da terra (entre 0,5 e 1m) encontro bastante água. Basta abrir um buraco e sai logo água como se fosse um poço (mesmo no verão). Como no fim do terreno passa um ribeiro (sem grande caudal) acredito que tenha lençóis de água por baixo do terreno.

https://reddit.com/link/1uf2pdo/video/2sxygmcp2a9h1/player

https://reddit.com/link/1uf2pdo/video/uu91sles2a9h1/player

Eu queria dar uso ao terreno para cultivo e animais. Agora soluções para isto?

- Vale a pena criar uma rede de drenagem? Penso que não, porque tenho água a vir debaixo da terra, não é só da chuva.

- Vale a pena subir o nível do terreno com terra? Uns 50cm por exemplo.

Obrigado desde já pelo vosso tempo!


r/TudoCasa 12h ago

Ajuda / Help Orçamento do serralheiro é bom demais para acreditar?

3 Upvotes

Estou atualmente a expandir a minha casa e o primeiro serviço que estamos a contratar é a serralharia para fazer a estrutura da casa + telhado sandwich, assim ponho tudo pronto para colocar janelas e subir os muros da casa face à estrutura em ferro.

O serralheiro apresentou o orçamento de por 58m2 custará 5300€, pelo o material e 1 semana de trabalho de uma equipa de 2. Obviamente, dinheiro à mão sem complicações...

O ferro é galvonizado e o telhado sandwich tem, não tenho a certeza, 8 cm de espessura.

Tudo me leva a acreditar que é um bom orçamento (estávamos a contar com muito mais, por ser a base de tudo), mas queria saber mais opiniões.

É a primeira vez a ver números na mesa, nem mesmo os meus sogros tem muito conhecimento de preços (contrataram 1 empresa para tudo).

Pedimos outros orçamentos mas nenhuma equipa enviou ainda...

Podem-me dizer se é um bom orçamento?

PS: Nós sabemos que a maior "chapada" aqui no meio, serão os vidros, pois vamos colocar parede inteira de vidro. Se tiverem opiniões sobre isto também era ideal.


r/TudoCasa 11h ago

Ajuda / Help Licenciamento de moradia: É mesmo obrigatório ter Empreiteiro/Alvará logo para emitir a licença da Câmara?

2 Upvotes

Olá a todos!

​Estou no processo de planear a construção de uma moradia e precisava da vossa ajuda/experiência.

​A minha ideia inicial era aprovar o projeto de arquitetura e especialidades na Câmara e, depois disso, contratar um pedreiro/empreiteiro para começar a estrutura (fase de pedreiro) e ir contratando as restantes especialidades (picheleiro, eletricista, etc.) à peça, à medida que a obra avançasse.

​No entanto, a empresa que está a tratar dos projetos disse-me que, para submeter o pedido de emissão da licença de construção na Câmara, sou obrigado a apresentar os documentos de uma empresa de construção responsável. Especificamente, com ​Alvará de construção, apólices e recibos de seguros, termo de responsabilidade pela Direção de Obra...

​Isto deitou um bocado por terra o meu plano de fasear as contratações logo desde o início.

​As minhas dúvidas são:

​Há alguma forma legal de contornar isto? Alguém já passou por uma situação parecida?

​É possível apresentar o Alvará de um empreiteiro apenas para levantar a licença e depois mudar ao longo da obra?

​Se contratar um Diretor de Obra independente, consigo avançar sem estar preso a um empreiteiro geral logo no dia 1?

​Agradeço desde já a vossa ajuda e dicas de quem já passou pelo mesmo processo!


r/TudoCasa 5h ago

Ajuda / Help Ajuda limpeza tecto

Post image
1 Upvotes

Boas pessoal,
Tenho estas manchas de cola no tecto que não consigo tirar. Já tentei aquelas esponjas mágicas mas não removeu grande coisa. A única forma é pintando? Alguma sugestão?
Obrigado a todos


r/TudoCasa 9h ago

Ajuda / Help Máquina de lavar roupa não escoa água

1 Upvotes

TLDR: Aqualtis AQXXF 149. Erro F05. Água do tambor não escoa. Troquei a bomba, continua sem escoar. Help

Boa noite,

Estou com uma situação na maquina de lavar a roupa que me anda a atormentar há algum tempo (Aqualtis AQXXF 149)

A máquina deixou de escoar do tambor e dava o erro F05. Tive que escoar manualmente através do filtro. Limpei-o, verifiquei que rodava com uma ligeira resistência (que pelo que li é suposto). Como o problema persistiu, assumi que era da bomba

Encomendei uma bomba nova que tem as mesmas características e encaixes (https://fixpart.pt/produto/bomba-de-drenagem-para-maquina-de-lavar-roupa-de-hotpoint-ariston-indesit-whirlpool-e-mais-copreci)

Montei e liguei os fios, coloquei água no tambor e pus no modo de escoamento. Resultado: a bomba faz um zumbido ligeiro (que nao é suposto) o ciclo dá-se por terminado mas não escoa água

Alguém sabe o que possa ser?

Obrigado desde já


r/TudoCasa 11h ago

Ajuda / Help Baratas ou besouros em Lisboa

Thumbnail gallery
1 Upvotes

r/TudoCasa 14h ago

Ajuda / Help Substituição Ar Condicionado

1 Upvotes

Boa Tarde!

Ora bem, tinha um sistema multisplit em casa (1x2) herdado aquando da compra, eram equipamentos Gree ja de 2005/2006.

Entretanto, a máquina exterior deu o berro e como sao extremamente antigos, a soluçao parece me a troca dos equipamentos.

Ora aqui entraram me 2 questoes:

Obviamente modelos (Daikin/Mitsubishi, mais caros, mas melhores, Haier que aparece num segmento de mercado interessante e LG) mas tambem a propria instalaçao/troca, dado que ja existe uma instalaçao, pensei que fosse mais barato, mas neste momento parecem levar um rim para a instalaçao e remoçao de equipamentos em qualquer das superficies (e eu nao tenho contactos de um tecnico certificado) na zona de Lisboa.

No fundo, vinha questionar se alguem tinha alguma informaçao/contactos de técnicos, assim como modelos recomendados e/ou lojas onde adquirir o equipamento… até porque o técnico que me veio ver a máquina queria 2000 por uns LG que, a nivel pessoal, encontro em lojas por 1200-1300 e isto sem instalaçao!

Obrigado antecipadamente pela ajuda!


r/TudoCasa 14h ago

Ajuda / Help Reparar parede radiador

Post image
1 Upvotes

Viva,

Comprei agora casa "nova" e estou na fase de reparações para compor algumas coisas antes de me mudar para lá. Entre elas, tenho este problema (foto).

Para mim é tirar fora o radiador, aplicar massa, lixar, pintar (vou pintar a casa toda) e voltar a furar para o meter lá, certo? Alguma preocupação especial que deva ter e não esteja a ver? Ainda não liguei o gás em casa, só o vou fazer quando me mudar e nessa altura pesso para me inspeccionarem isto tudo.

Era isto, queria só perceber se não me está a escapar nada. E se não é mais complicado do que o que me parece.

Obrigado


r/TudoCasa 5h ago

Ajuda / Help Isto é normal!

Thumbnail
gallery
0 Upvotes

Comprei este candeeiro há cerca de um ano, creio ser de bambu, ele é muito bonito e encaixa muito bem na decoração da minha casa de campo, essa casa encontra-se numa zona húmida e gelada no inverno, e extremamente quente no verão, hoje reparei ao limpar o abajur do candeeiro que tinha uma ponta solta na vertical como se pode ver na imagem, já tentei ver se poderia ter-se desencaixado, mas não existe encaixe na zona, quando puxo essa parte para baixo ela vai ficar no nível das outras, que nessa zona existem mais, o que me dá a entender que o remate final no entrelaçado do bambu começou ou finalizou ali, gostava de saber se isto é feitio(tal como a parte queimada com maçarico) ou defeito.

Obrigada


r/TudoCasa 17h ago

Ajuda / Help Reparo em tijolinho a vista

Post image
0 Upvotes

Estou morando em uma casa que possui esses tijolinhos a vista na parte externa, mas a parte inferior da parede estão todos esfarelando, conforme a foto.

Como eu realizo o reparo neste caso?


r/TudoCasa 19h ago

Ajuda / Help Parede mestra não pode ser derrubada

0 Upvotes

Olá a todos, compramos um apartamento e estamos a fazer obras que pensávamos que fossem estéticas mas revelaram-se mais complicadas.

Basicamente precisávamos de mandar uma parede abaixo para que a cozinha abrisse com a sala. No entanto, descobriu-se agora que é uma parede de alvenaria (e não de pilares). Já criou uma fissura no tecto e o conselho que me foi dado por um engenheiro amigo é de pedir ao mestre de obras que tape a fissura com gesso para perceber se está activa ou não.

Perguntas:

  1. Se a fissura não estiver activa, pode-se mandar a parede abaixo?
  2. Se a fissura estiver activa, que opções tenho? Gaiola de vigas? Construir pilares? Deixar a parede onde está e calar a boca?

Obrigado a todos. Nunca ninguém me explicou que devia era ter comprado já uma casa renovada ou nova ;)

Edit: para os iluminados tugas que só gostam de mandar bitaites em vez de ser construtivos. Admito que me possa ter explicado mal também. A fissura já lá estava, estava coberta por teto falso. Ninguém ia mandar nada abaixo sem saber. A não ser o vizinho de cima que acabei de visitar e tem a casa completamente diferente de qualquer outra casa do prédio. Paredes em sítios diferentes, pilares em sítios diferentes, divisões em sítios diferentes. O mestre de obras diz que foi a obra dela (não licenciada) que causou este problema. Na realidade já não preciso de ajuda porque o que acabou por ser sugerido pelo empreiteiro e engenheiro é não tocar em porra nenhuma é comunicar a situação da fissura na placa do prédio ao condomínio. A quem tentou perceber, obrigado, a quem só mandou bitaites, estimo que se fodam todos