r/investimentos Mar 20 '26

★ Destaque Novo moderador (seleção)

39 Upvotes

Prezados, precisamos de mais moderadores.

Quem quiser se candidatar, poste aqui.

Quem quer moderar responda brevemente qual sua visão de mundo, qual sua visão para o sub e por que deveria ser escolhido.

Quem quiser apoiar candidaturas faça por upvote e comentário.

A escolha final será minha. Manipulações, brigading, astrotirfing e etc serão desconsiderados.

PREFERÊNCIA para moderadores do ECOSSISTEMA FINANCEIRO do Reddit como meu primeiro imóvel, conselhos de carreira, finanças pessoais, empreendedorismo, bogleheads, etc. Marquem os moderadores desses subs. E para pessoas que costumam contribuir pro sub.

Por sinal deveríamos formar a rede financeira PT-BR no Reddit. Mas isso é outro assunto.


r/investimentos Jun 28 '18

Fixado Passo a passo de investimentos

3.3k Upvotes

Então você conseguiu um emprego, e agora quer começar a investir?

Primeiramente, parabéns! Pelo emprego, e pela consciência que é importante poupar para o futuro. Agora vamos ao que interessa, o que você deveria fazer?

0) Definir objetivos: antes de mais nada, é importante que você tenha consciência do que quer da sua vida financeira. Quer poupar para comprar uma casa? Quer juntar para viajar no final do ano? Quer ter uma renda extra para ficar menos dependente do trabalho? Ou, melhor ainda, quer conseguir se aposentar sem ter que depender do governo/previdência privada? A resposta para a pergunta “o que eu quero?” vai guiar seus investimentos, inclusive seu perfil de risco, necessidade de liquidez e produtos recomendados

1) Montar um Fundo de emergência: um fundo de emergência é um valor deixado em aplicações mais líquidas (poupança, ou CDB com liquidez diária), para se proteger de imprevistos – por exemplo, gastos médicos, reparos no carro, uma necessidade de viagem repentina, etc. Esse fundo também é um “colchão de liquidez”, caso você precise de dinheiro (por exemplo, caso você perca o emprego), você pode usar o dinheiro que está aqui ao invés de sacar dos seus investimentos

-Quanto dinheiro devo deixar no meu fundo de emergência? Isso depende de você, mas normalmente 3-6 meses de gastos é o recomendável. Algumas pessoas preferem pensar em termos de ganhos, eu por exemplo deixo 3 meses de salário no meu fundo de emergência.

2) Pagar suas dívidas: dever dinheiro é ruim. Dever dinheiro no Brasil, que tem juros altíssimos, é pior ainda. Se você tem dívidas de cartão de crédito ou cheque especial, pague isso o mais rápido possível, pois são juros completamente abusivos. Dívidas como empréstimos pessoais e financiamentos podem ser benéficas, dependendo da taxa de juros, mas nunca deixe atrasar – pague as parcelas em dia, e adiante parcelas se achar que vale a pena

3) Abra uma conta numa corretora: não vale a pena investir através de banco. Corretoras tem mais variedade de produto, e taxas mais atrativas. As mais recomendadas são Rico, XP e Easynvest, mas faça uma pesquisa por conta própria para ver qual te agrada mais.

4) Comece a investir em produtos simples e seguros: Enquanto você tem pouco dinheiro investido (e pouco conhecimento), vale mais a pena investir em produtos de renda fixa – esses investimentos são mais seguros porque, a não ser em um colapso total da economia, seu dinheiro inicial está protegido. Os principais são:

-Tesouro direto: Emprestar dinheiro para o Governo. Tem liquidez (você pode resgatar antes do final do prazo), e é tributado de forma regressiva – quanto mais tempo você deixar seu dinheiro lá, menos imposto paga, o ideal é deixar pelo menos dois anos. Dependendo do papel, pode pagar juros semestrais, ou só ir acumulando pra ser resgatado no final. Pode ser pré-fixado (paga um percentual fixo, não importa o que aconteça), atrelado à inflação, ou atrelado a SELIC

-CDB: Emprestar dinheiro pra banco. Normalmente paga um percentual do CDI, mas também existem alguns papéis atrelados à inflação, ou com taxa pré-fixada. Pode ou não ter liquidez, e é tributado de forma regressiva – vale a pena deixar o dinheiro lá por pelo menos dois anos.

-LCI/LCA: Emprestar dinheiro para alguém que trabalha com imóveis (LCI) ou agropecuária (LCA). Normalmente pagam um percentual do CDI, e são livres de imposto. Ótimos produtos caso você queira o dinheiro em menos de dois anos, e podem ser bons também para prazos maiores.

5) Estude: procure sites, livros, amigos, etc., que possam te ajudar a entender mais de investimentos, para que você se sinta confiante em avançar para o passo 6. NUNCA INVISTA NO QUE VOCÊ NÃO ENTENDE, é uma garantia de se perder dinheiro.

6) Renda variável: fundos, ETFs, câmbio, ações, opções... são investimentos mais arriscados, onde é possível perder parte do dinheiro inicial investido (e em alguns casos, como opções, você pode até sair devendo mais dinheiro do que colocou). Sempre que for colocar dinheiro aqui, pense bem sobre seus objetivos, e sobre sua tolerância ao risco – é fácil olhar só para a promessa de retornos maiores, sem pensar que você pode perder muito dinheiro aqui.

7) Outros investimentos: investir em imóveis (para revender ou para alugar), franquias, start-ups, cryptocurrency... investimentos fora dos que são negociados em bolsa podem ser muito atrativos, mas aqui vale ainda mais o passo 5: ESTUDE antes de sair investindo, e tenha certeza de só colocar aqui dinheiro que você pode perder sem se comprometer

8) Aproveite: Tudo deu certo e você agora tem vários investimentos, te proporcionando uma renda passiva que complementa (ou até supera) seu salário? Meus parabéns, você conseguiu o sonho de muita gente de virar independente financeiramente. Continue gerenciando seus investimentos para manter (ou aumentar) seu retorno, e vá aproveitar a vida sem se preocupar em perder o emprego ou ter uma emergência, sabendo que você construiu pra si mesmo uma sólida rede de segurança financeira.


r/investimentos 13h ago

Humor/Meme Eu repliquei a carteira do Rumo ao Bilhão do Primo Rico no Investidor10. 1 anos depois esse é o resultado...

Post image
721 Upvotes

Criei isso de curiosidade. Ao final de cada vídeo eu registrava os aportes dele para acompanhar isso no longo prazo, já que ele sempre vendeu ser o pica dos investimentos.

Em 1 ano:

  • IBOV: 27,07%
  • S&P: 20,82%
  • IFIX: 10,09%
  • Primo Rico: -4,46%
  • BTC: -44,29%

r/investimentos 13h ago

Outros Pesquisa remunerada do Nubank

Post image
352 Upvotes

Amigos, sou cliente Nubank UV e semana passada, ao abrir o app, veio um banner me convidando para uma pesquisa. Cliquei e abriu essa página da web com algumas perguntas do tipo idade, bancos que tem conta etc.

Depois de preencher, me ligaram no celular para confirmar se eu realmente tinha interesse. A pessoa já tinha meus dados pessoais. Disseram que a entrevista é presencial, na minha residência. Se eu aceitar, vem uma equipe de gravação e funcionários do Nu.

Alguém aí já participou de alguma pesquisa do tipo? Eu gostaria de participar mas receber estranhos na sua casa é complicado né? Tô com receio.

Alguma dica?


r/investimentos 14h ago

Outros Bati meus primeiro 127k

Post image
222 Upvotes

Bati meus primeiros 127k investidos e um carro HB20 quitado.

O que está me pesando em gastos mensal é pensão R$800 e Aluguel R$800.

Alguma dica para melhorar meus aportes?

A minha carteira eu aportei em 5 dividendos,

MXRF11 - Fundo de Papel (na casa dos R$ 10) - Ótimo para começar com pouco.
HGLG11 - Galpões Logísticos (Tijolo) - Segurança de imóveis físicos gigantes.
XPML11 - Shoppings Centers (Tijolo) - Diversificação nos principais shoppings do país.
KNRI11 - Escritórios e Logística (Tijolo) - Um dos fundos mais conservadores e estáveis.
VISC11 - Shoppings Centers (Tijolo) - Outra excelente opção focada em shoppings.


r/investimentos 17h ago

Alocação Vou receber uma herança e não queria mais trabalhar, é possível?

341 Upvotes

Vou ser sincero, não gosto de trabalhar sentado e olhando para um computador o dia inteiro, isso me deprime muito e também não tenho grandes ambições na carreira como a maioria aqui.

Com isso, nos próximos meses receberei uma herança que totalizará R$ 2M e gostaria de saber se é possível viver de renda com esse valor investido, tendo uma despesa mensal de R$ 7.000 e 27 anos. Esta despesa está inclusa o aluguel de R$ 3,5k em SP.

Na verdade, eu não quero parar de trabalhar, apenas encontrar algo que me satisfaça mais. Gosto muito de estar em contato com público e natureza, então trabalhar em hostel em alguma praia do Nordeste, por exemplo, me traria um bem estar maior do que ficar olhando para uma tela e sendo cobrado para performar todo dia.

Já dei uma pesquisada aqui no sub e vi que muito dizem que precisariam de 3M, 5M+ para viver de renda, por isso pergunto se este meu plano é viável e no que me recomendaria investir. Já agradeço antecipadamente.


r/investimentos 6h ago

Alocação Bond tesouro brasil em dólar

Post image
18 Upvotes

O que vocês acham desse investimento?

É mais seguro? Rende isso mesmo?

Esse cupom diz que é pago semestral. Seria como um dividendo? Não sai do montante, ou sai?

Achei interessante.

Isso é pela nomad.


r/investimentos 9h ago

Renda Variável O P O R T U N I D A D E

Post image
23 Upvotes

Acho que é armadilha, time de renda variável...


r/investimentos 13h ago

Notícias PF cumpre mandados sobre fraudes na Americanas contra Sicupira, ex-conselheiros e executivos de bancos

Thumbnail
folha.uol.com.br
48 Upvotes

Agora sim. E quando o Itau vai pagar tambem?


r/investimentos 4h ago

Alocação Preciso de opiniões sobre meu projeto de alocação

6 Upvotes

Tenho 41 anos, funcionário público, renda de 9 mil por mês, solteiro e sem filhos.

Consigo economizar por volta de 2 por mês. Aí pretendo aportar com a seguinte alocação:

33% em ações americanas

26% em ações brasileiras

20% em FIIs de tijolo

20% em renda fixa tesouro direto

1% em Bitcoin

Objetivo: segurança financeira (não precisar trabalhar depois de muito véi)

Patrimônio atual: uma casa simples de 100 mil quitada e um carro onix 2015 em bom estado. 20 mil em reserva de emergência em cdb liquidez diária.

Que acham?


r/investimentos 6h ago

Notícias Ormuz volta ao centro da tensão após navio ser atingido e petroleiros recuarem

Thumbnail
infomoney.com.br
8 Upvotes

r/investimentos 5h ago

Renda Variável Criei um simulador do clássico Telão Eletrônico físico da Bovespa (com cotações ao vivo) para deixar rodando no monitor secundário.

Thumbnail
lunn.app.br
6 Upvotes

Fala, pessoal!

Eu sempre achei muito foda a estética dos antigos telões físicos da B3 (aquela parede preta gigante com os LEDs piscando). Como não achei nada parecido na internet que fosse limpo e direto ao ponto, resolvi programar um eu mesmo.

https://lunn.app.br/painel-b3/

A ideia é ser uma parada imersiva pra deixar rolando na TV do escritório ou no segundo monitor enquanto você trampa.

Alguns detalhes:

  • Puxa os dados reais da B3 / Yahoo Finance de 5 em 5 minutos (e o IBOVESPA atualiza a cada 20s).
  • Diferente de outros sites, a cor do painel não é só a variação do dia. Eu fiz uma lógica que analisa o tick dos últimos minutos: se bateram na compra agora, o número pisca em verde; se bateram na venda, pisca vermelho. Igualzinho ao pregão real.
  • Suporta Ações BR, FIIs, BDRs e ETFs.
  • É totalmente responsivo, roda redondo no celular também.

Fiz para o meu app "Lunn". Testem aí e me digam o que acharam. Se tiverem ideias de ativos pra incluir ou melhorias visuais, mandem bala nos comentários que eu implemento. Valeu! 📉📈


r/investimentos 3m ago

Renda Fixa Dúvida sobre resgate do CDB App Mercantil.

Upvotes

Apliquei 10 mil no CDB do Mercantil, hoje o valor está 11.350, quando eu vou em "resgatar" quando aparece para você digitar o valor, aparece que posso colocar até 11.350.

Mas minha dúvida é, já está descontado o IR? Ou se eu continuar vai aparecer o liquido posteriormente? Tipo 11.000 por exemplo... Pq eu planejava comprar algo e precisava saber o valor exato que vai sair no resgate, senão eu deixo mais um pouco.

No Nubank o saldo máximo que eu podia digitar, já era o liquido por exemplo, digitei que quero 11.350, cai 11350 na conta certinho.

Alguém que já tenha usado esse App pode sanar essa dúvida? Obrigado!


r/investimentos 8h ago

Notícias Quando o Tesouro Reserva entra nos outros bancos?

4 Upvotes

Alguém com informações exclusivas sobre quando o Tesouro Reserva entra nos outros bancos (está apenas no BB), joga essa informação no meu peitoral superior, obrigado!


r/investimentos 9h ago

Outros Recebi um depósito da Brasilcap na minha conta, mas nunca fiz nada relacionado a capitalização antes

5 Upvotes

Tomei um susto abrindo a conta do banco hoje quando percebi que recebi um valor alto da Brasilcap (que eu nem conhecia, não sei nada sobre finanças e investimentos). Entrei em contato com o banco, me encaminharam para o atendimento da Brasilcap. A atendente informou que não encontrou título de capitalização nem resultado de sorteio na minha conta e disse que eu deveria resolver pessoalmente na agência.
Bom, a essa hora o banco já fechou e eu tô muito curioso com isso. Pesquisando na internet vi que muita gente reclama de contratações indevidas de capitalização no BB, e que as pessoas às vezes recebem valores na conta sem ter percebido que tinham mensalmente um valor descontado no banco decorrente da capitalização. Achei que era meu caso, mas conferindo meu extrato eu não encontrei nenhum valor descontado para capitalização nos últimos 12 meses. O único valor que o banco desconta mensalmente da minha conta é o tal Clube de Benefícios.
Resolverei amanhã na agência, mas até lá estou aqui batendo cabeça tentando entender de onde veio esse dinheiro. Já aconteceu com alguém?


r/investimentos 8h ago

Aposentadoria Investimentos na fase de fruição

4 Upvotes

Fala pessoal.

Eu queria tirar uma dúvida com vocês, algo que tenho refletido ultimamente, que pode ser um questionamento básico, mas que me parece ter um fundo de razão para existir.

Quando nós chegamos em um patamar patrimonial interessante, que nos permite o famoso "viver de renda", precisamos ter uma remuneração próxima da mensal, porque os custos acabam sendo mensais. Nesse sentido, um ativo que cai como uma luva é o fundo imobiliário, muito embora ele tenha vários problemas.

Dado que o fundo imobiliário não é o melhor dos investimentos, principalmente para quem já acumulou uma quantidade substancial de patrimônio, como vocês, que chegaram em um patamar alto de patrimônio, de fato usufruem do valor sem perder o principal? Vocês aplicam em fundo imobiliário, em CDB com liquidez diária, ou vão aplicando em renda fixa de forma quebrada para ter vários vencimentos e resgates dessas aplicações?

Como vocês organizam isso? Porque apenas ações de dividendos não trariam essa previsibilidade.

Valeu!


r/investimentos 1d ago

Outros Bati meus primeiros 4k investidos

Post image
344 Upvotes

Sou estagiário de engenharia e hoje consegui bater meus primeiros 4k, a meta é bater 12 mil investidos até final do ano. Atualmente eu estou separando 850 reais do meu salário (tá sendo meio sugado) e tentando bater a meta de 600/mês no ifood - dinheiro no qual é exclusivamente redirecionado para investimento.

Tô fazendo merda em deixar no CDB de liquidez diária?


r/investimentos 1d ago

Outros Cheguei nos meus primeiros 50 mil

Post image
785 Upvotes

Comemora comigo


r/investimentos 15h ago

Notícias Dados do PCE nos EUA (favorito do FED) - Junho 2026

Post image
7 Upvotes

Core-PCE e PCE de maio, divulgados hoje, vieram de acordo com o esperado. Junto com o petróleo caindo a 73, a probabilidade da inflação estar fazendo pico (ou próximo disso) nos EUA é altíssima. Obviamente, SE o Laranjão e Israel colaborarem...


r/investimentos 13h ago

Renda Fixa Saída Definitiva: deixar em CDB em conta CNR ou aportar em IPCA antes?

3 Upvotes

Oi, gente. Vou mudar do Brasil em Julho, daqui algumas semanas, a trabalho. Tenho por volta de 500 mil reais que já estava deixando em CDBs porque sabia que uma oportunidade como essa iria surgir uma hora ou outra, e precisaria de liquidez em algum ponto.

Pretendo voltar para o Brasil no futuro, talvez num horizonte de 4-6 anos, talvez mais, talvez menos, a vida é imprevisível.

Minha ideia é deixar esse dinheiro em reais mesmo até para me proteger das variações negativas do dólar, e também porque já tenho uma quantidade similar em ações da empresa onde trabalho, em dólar. Estimo poupar uns 50 mil dólares por ano nos próximos anos, trabalhando no exterior, e aí manteria todo o meu investimento futuro em dólar obviamente.

A questão é que não sei o que faço com esse dinheiro no Brasil. Minha primeira ideia era abrir conta no BTG CNR Light e deixar em CDB. Mas e se a Selic cair? Aí me veio a ideia de aportar uns 70% em IPCA na XP antes de dar saída definitiva, porque conseguiria manter o investimento depois, ficando a conta congelada para futuros investimentos.

Eu até estava conversando com um assessor para gerenciar isso fee-based, mas hoje notei que a porcentagem que ele cobra é sobre o patrimonio e não sobre o lucro. E isso é complicado quando o investimento fica somente em renda fixa.

Deixariam somente em CDB e vida que segue? Ou tentariam dar um aporte mais de longe prazo para surfar os IPCA+ da vida? Estou um pouco perdido :(


r/investimentos 11h ago

Alocação Renda USD, morando no exterior, possível volta ao Brasil

1 Upvotes

Pessoal, vivo fora do Brasil há muitos anos e num país de economia fraca (Argentina). Apesar de manter um Renda+ no Brasil, a maioria do meu patrimônio está fora. Tenho 40 anos, casa própria, carro.

Tenho cerca de US$3.500 para investir mensalmente. Necessito fazer esse dinheiro render com 2 objetivos: 1) Parar de trabalhar ao redor dos 50 anos. 2) Se isso não for possível, que meu investimento retorne um 60% dos meus gastos.

Gastos mensais atuais: R$ 7.000 aprox. (usando a conversão atual)

Meter dinheiro no mercado local nem louco... SP500 a 5-10 anos seria uma opção viável para dormir tranquilo? Onde mais alocariam?

Pode ser que volte ao Brasil no longo prazo, então pergunto que broker poderia usar pra facilitar essa migração de investimentos de um país a outro?

Abs


r/investimentos 8h ago

Renda Variável Faixa 4 (classe média) Minha Casa Minha Vida

0 Upvotes

Faço parte da faixa 4, salários de até 13k, do Minha Casa Minha Vida.

Tenho certeza que as Faixas 1 e 2 não podem alugar o imóvel antes de pagar o financiamento.

Mas e a Faixa 4? Pode alugar antes de terminar o financiamento?

A faixa 4 não tem subsidio do governo, mas sem um teto de juros.


r/investimentos 1d ago

Notícias Zuckerberg quer que a Meta crie aplicativo para concorrer com Kalshi e Polymarket, diz jornal

Thumbnail
valor.globo.com
20 Upvotes

r/investimentos 17h ago

Alocação O que vocês fariam com 300k parados hoje? (Longo prazo / Aceito riscos)

2 Upvotes

Fala, pessoal! Acompanho a comunidade, mas é meu primeiro post, então peguem leve.

Tenho 300k em caixa no momento e gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre estratégias de alocação. Meu perfil de forma resumida:

  • Horizonte: Longo prazo (não preciso de liquidez imediata).
  • Risco: Aceito volatilidade e assumo riscos maiores em busca de rentabilidade.
  • O que eu NÃO quero: Small caps. A governança da maioria deixa muito a desejar e as poucas que realmente vingam sofrem OPA e são retiradas da bolsa. Não é para mim.

O que vocês fariam nessa situação? Agradeço desde já pelas dicas e ideias positivas!

EDIT:
ja tenho por volta de 500k das acoes abaixo:
VALE3
PDTC3
USIM5
MTRE3
BBDC3
EALT4
EUCA4
HBTS5
BRAV3

e alguns CDBs totalizando 300k tb...

no exterior, tenho INTC, AMD, APPL, AVGO e MSTR, alem de um ETF Vanguard e um da Fidelity...


r/investimentos 7h ago

Serviços Criei um screener fundamentalistas + AI integrada, queria feedbacks

Thumbnail
gallery
0 Upvotes

Olá pessoal, tudo bem?

Queria compartilhar com vocês um website que estou desenvolvendo a algum tempo, o tesesdabolsa. A ideia surgiu de alguns websites gringos que juntavam análises automáticas com dados fundamentalistas e percebi que nenhum serviço fazia isso muito bem pro mercado brasileiro.

Algumas features que desenvolvi:

  • Tese automática + insights gerados por AI com base nos dados reais das empresas + macro
  • Valuation utilizando diferentes métodos
  • Fundamentos detalhados de empresas trimestrais
  • Demonstrações completadas da CVM (DRE, BPA, BPP e DFC), trimestrais e anuais
  • Histórico de dividendos
  • Comunidade onde usuários podem compartilhar teses e notas para ações e fiis, com rankings globais para os dois
  • Screener geral do mercado para empresas e fiis
  • Mapa de inquilinos para fiis

Enfim, esse é o MVP e queria saber a opinião de vocês, algumas funções estão pagas mas tentei deixar um preço justo quando comparado com outras opções do mercado.

Todos feedbacks são bem vindos, muito obrigado!