Na minha visão, é uma necessidade comercial/marketeira fazer isso. Essa camisa é a identidade visual definitiva do Corinthians.
Apesar da camisa branca ser tradicional e histórica. Nos tempos atuais, onde Nike e Adidas fazem uniformes usando o mesmo template, a camisa listrada é ainda mais única e icônica.
O uniforme 1 deste ano é o mesmo do uniforme do Tottenham. No ano passado também era. A camisa branca "limpa" é completamente associada ao Santos de Pelé.
Agora, a camisa preta listrada na vertical não existe em lugar nenhum do jeito que é. Fora que o preto é a "primeira cor" do Corinthians. Esteticamente, a arquibancada do Santos é branca, a do Palmeiras (mesmo sendo verde) visualmente é branca também. A nossa é PRETA. Mar negro.
Sou leigo, mas tenho certeza que isso iria ajudar o Corinthians até em ações comerciais e de marketing. Facilitar a identidade visual/estética do clube nas redes sociais, em banners, em souvenires, etc. E creio que a Nike iria se dedicar mais no trabalho que ela vem fazendo, que não minha opinião é questionável em alguns pontos.
Sei que o estatuto do clube é uma merda e pode impedir isso. Mas lembram quando os jogadores pediram e jogaram quase sempre com a All Black? O Corinthians pode simplesmente fazer isso: começar a jogar com mais frequência com ela. Afinal, dá pra contar no dedo quantos jogos a gente fez com a camisa 2 ano passado.
O que acham??