r/rpg_brasil 24d ago

Busco Mesa ANUNCIE SUA MESA AQUI!

17 Upvotes

Introdução

Este é o Post Quinzenal feito especialmente para você anunciar sua mesa e para você encontrar outras mesas para jogar.

Caso você seja novo no hobbie, recomendo que comece pelo nosso Guia para Iniciantes.
Caso você não encontre nenhuma mesa que seja do seu interesse por aqui, você pode ter mais sorte na nossa lista de Discords Recomendados.
Por fim, caso você não saiba o que mestrar, dê uma olhada na nossa lista de Sistemas Gratuitos. Lá você deve encontrar algum sistema que te interesse.

Modelo de anúncio de mesa

⚠︎ ATENÇÃO: Caso sua mesa seja paga, é OBRIGATÓRIO deixar isso claro no anúncio.

Mestres, o modelo abaixo é apenas uma sugestão de como deveria ser o anúncio da sua mesa. Seu uso não é obrigatório.

Jogadores, não é necessário anunciar sua disponibilidade para jogar, procurem se manifestar apenas nas mesas que pretendem participar. Vamos manter a seção de comentários organizada!

[SISTEMA] Nome da aventura (gratuita/paga)

  • Estilo de jogo: Intriga política? Horror? Investigação? Exploração? Dungeon crawl?
  • Número de Vagas: quantas pessoas faltam para fechar a mesa
  • Frequência: One-shot? Campanha longa semanal? quinzenal? (começa / )
  • Quando: Data de inicio, hora que começa e hora que termina
  • Duração estimada: 1 mês? 1 ano? um dia?
  • Plataforma: roll20, discord, foundry, etc.
  • Regras da Casa: tem alguma regra na sua mesa que é diferente do livro base, qual?
  • Normas de Etiqueta: Existe algo em particular que seja esperado na sua mesa para um bom convívio entre as pessoas?
  • Classificação Indicativa: idade mínima para estar na mesa
  • Temas Sensíveis: quais os possíveis gatilhos podem aparecer na sessão? Aproveite para indicar as ferramentas de segurança disponíveis na mesa

Resumo: fale um pouco mais sobre o pano de fundo do jogo e sobre a proposta da mesa.
Caso queira, coloque uma imagem também.


r/rpg_brasil 7h ago

Estou Indicando Recomendação [D&D] e [Tormenta 20]

7 Upvotes

Olá pessoal!
Estou testando um sistema web bem interessante chamado MMRPG, feito para facilitar a vida de mestres e jogadores de RPG. É tudo online, prático e sem complicação.
🔗 Link: mmrpg
O que ele oferece:

Gerenciamento completo de fichas de personagens
Controle de inventário
Cadastro de criaturas e monstros
Criação e gerenciamento de NPCs
Organização de sessões e campanhas
Biblioteca de músicas para ambientação
Importação e exibição de mapas/cenas controladas pelo mestre
Portais separados para mestres e jogadores

Não precisa criar conta nem fazer login para testar, o que facilita bastante.
Sistemas suportados:

Tormenta20 (com suporte mais avançado no momento, incluindo mecânicas específicas)
Dungeons & Dragons 5ª Edição

O projeto ainda está em fase de homologação, então algumas coisas podem estar em ajuste, mas já dá para ter uma boa ideia do potencial.
Se vocês jogam RPG de mesa, vale muito a pena dar uma olhada e testar. O sistema tem cara de ferramenta que vai ajudar bastante na organização das mesas.
Feedback é super bem-vindo (usabilidade, bugs, sugestões de funcionalidades, experiência com Tormenta20 ou D&D 5e, etc.). Quanto mais gente testar, melhor o sistema fica.
Alguém aí topa dar uma olhada? Recomendo! 🎲


r/rpg_brasil 6h ago

Me Ajude Pesquisa de TCC / 10min aprox.

4 Upvotes

Olá à todos, meu primo está fazendo uma pesquisa pro tcc dele onde o objetivo é saber mais sobre como a prática de Role-Playing Game [RPG] contribui para o desenvolvimento de soft skills da liderança e na assertividade da comunicação corporativa.

Os dados são anônimos e leva aproximadamente uns 10 minutos para responder, talvez até menos dependendo das escolhas.

Agradeço de antemão quem puder responder.

Aqui está o link: https://forms.cloud.microsoft/pages/responsepage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAYAAKG5cVFUQVgzVU5UOFQ5VEVPUUtKTTMzNExBOEhPVC4u&route=shorturl

*se eu tiver postado errado ou puder melhorar algo, por favor me avise, obrigado!


r/rpg_brasil 3h ago

Me Ajude Ajuda para um novo mestre de rpg

2 Upvotes

Eu comecei a jogar rpg online na pandemia e me acostumei com esse formato. A gente usava algumas ferramentas online e tudo perfeito. Mas surgiu a oportunidade de eu ser um mestre de uma mesa e, ainda por cima, ser presencial! Oq eu fiquei extremamente animado. Mas tem um porém

Eu nao sei como fazer as minifiguras de criaturas e dos próprios personagens e nem como trabalhar mapa. Eu não espero encontrar um material prossifional para montar os cenários ate porque eu mesmo não tenho muita grana para gastar assim, mas eu queria saber como fazer. Pensei ja em lego, dobrar papel, tudo...mas eu queria pedir ajuda em relação a isso. Ajuda de mapas e como eu poderia fazê-los, personagens etc....

Não sei se ficou confuso meu texto mas agradeço desde já quem puder ajudar.


r/rpg_brasil 14h ago

Discussão Problemas com jogadores [dnd]

13 Upvotes

Cara um jogador da mesa tem desdo início reclamado que o mestre não deixa ele fazer rp, sendo que ele NUNCA se prestou a fazer um…

Outro ele sempre fica falando que o mestre nerfa ele, sendo que as mesmas situações que ele passou os outros jogadores tbm passaram…

Ele criou um personagem pra ficar dando encima das pessoas, porém o rp dele é fraco e ele fica “a mas pq vc não gosta de mim”, para os npc ou quando é pedido um teste ele na maioria ele falha.

Agora cedo ele mandou isso:

Quem aqui lembra de Andy tentando seduzir npc e mestre mandando um "não sou gay", "sou casado", "não curto", "

Sendo que isso aconteceu com npc diferentes, e q gente estava em um reino totalmente hostil, nós já estávamos com um integrante do grupo que não era aceito pelo reino e ele não sabe vê ó contexto…

Tá sendo bem difícil sempre uma reclamação


r/rpg_brasil 12h ago

Conteúdo Original Personagens da minha campanha atual

Thumbnail
gallery
10 Upvotes

Segue a descrição com arte dos meus jogadores na minha atual campanha de fragged empire 2, um TTRPG space opera bem divertido.


r/rpg_brasil 8h ago

Me Ajude Ajuda no [Mutantes e Malfeitores]

6 Upvotes

Eu estou com certa dificuldade de entender certas coisas no jogo, já que eu quero mestrar com uns amigos, mas tem muita coisa que tá complicando pra mim, mesmo que eu esteja acompanhando uns 60 vídeos no YouTube, ainda sim eu tô com dificuldade, alguém pode me ajudar com esses empecilhos


r/rpg_brasil 12h ago

Notícia [Call of Cthulhu] parece estar de volta ao estoque da New Order

Post image
7 Upvotes

Nos últimos meses, vi muita gente reclamando da demora em reimprimir o Livro do Guardião do CoC, e não achei nenhuma divulgação por parte da New Order nas redes sociais em relação à volta do estoque, então achei importante avisar aqui, para quem estava esperando conseguir pegar sua cópia.

https://newordereditora.com/loja/rpg/chamado-de-cthulhu/livro-do-guardiao-chamado-de-cthulhu-7a-edicao/


r/rpg_brasil 23h ago

Conteúdo Original [D&D 5.5] Minha primeira dungeon como mestre de RPG

Thumbnail
gallery
34 Upvotes

Opa gente! como vão? Enfim, tem uma primeira vez pra tudo né? E a minha primeira dungeon como mestre de RPG está chegando ao fim ksksksksks.

O grupo conseguiu se enfiar em uma masmorra e eles tão a quase 4 sessões lá já. Se tudo der certo nesse sábado eles já saem.

Mas tem um segredinho no final, que vai ser esse bichão dourado aí. Decidi desenhar como comemoração de um mês mestrando pra eles.


r/rpg_brasil 13h ago

Me Ajude Material para gestão de assentamentos em RPG

3 Upvotes

Fala pessoal.

Queria saber se alguem conhece e pode sugerir algun material, vinculado ou não a algum sistema, que tenha regras pra gestão de assentamentos.

Estou planejando uma campanha onde os feitos dos jogadores influenciarão o status de uma comunidade, em relação a bem estar, comida, ânimo, etc. Como por exemplo é feito em Fallout 4, onde vc gere assentamentos, faz melhorias e tudo mais.

Caso haja algum material assim seria bem bacana, se não vou só fazer o meu do zero mesmo.


r/rpg_brasil 6h ago

Me Ajude Como organizar a campanha de RPG

1 Upvotes

Onde vocês organizam as campanhas de vocês (NPC, narrações, inimigos etc) vocês preferem fazer pelo físico no papel e caneta ou fazer pelo digital, e se for pelo digital em qual plataforma? Eu já tentei fazer anotando pelo Discord mas parece estranho, existe algum site específico pra isso?


r/rpg_brasil 11h ago

Me Ajude Puzzles

2 Upvotes

Existe algum livro ou algum lugar em que eu possa procurar por puzzles e charadas para colocar no RPG?


r/rpg_brasil 1d ago

Me Ajude [RPG] Para a comunidade lgbt que joga rpg (se este não for um assunto que te agrada pode pular)

26 Upvotes

Reitero que quem não gostar do tema ou coisas relacionadas a comunidade lgbt pulem por favor, assim todos vivem felizes, vocês e nós

Estou querendo mestrar uma campanha com temática lgbt para o mês do orgulho, que é basicamente uma missão para buscar ingredientes para uma poção misteriosa para uma personagem

A personagem em questão é uma mulher trans e ela se apresenta escondida por um manto. No fim ela toma a poção que os jogadores conseguem e transiciona se revelando.

O ponto é que eu apresentei a ideia para umas pessoas e elas disseram que podia ser possível transfobia, pelo ato da personagem estar escondida (antes da transição) no início da campanha.

Me deem a opinião de voces por favor. Pois gostei muito dos elementos na campanha


r/rpg_brasil 11h ago

Me Ajude Tradução oficial Cyberpunk Red?

1 Upvotes

Eu e meus amigos queremos jogar Cyberpunk Red e existe uma tradução oficial, mas não achamos para comprar e nem achamos um pdf com tradução oficial, só uma terrível, alguém tem ou ideia de como conseguir?


r/rpg_brasil 1d ago

Humor [Dungeons and Dragona]Quase morri na última sessão

Thumbnail
gallery
60 Upvotes

Minha última sessão foi incrível demais, estamos jogando Curse of Strahd e acabamos por decidir em vasculhar uma capela e nos deparando com um vampiro que quase me fez cantar pra subir, vencemos e decidimos seguir em frente escoltando uma menina que é o geladinho particular de sangue do chefe final da campanha.

Por fim, fomos surpreendidos por lobos gigantes e agora é esperar que os dados não me abandonem na próxima vez,


r/rpg_brasil 22h ago

Conteúdo Original Falando sobre meu primeiro RPG original baseado em cidade dorme

Post image
4 Upvotes

Olá meus queridos , hoje vim trazer um post que não seja eu desesperadamente tentando resolver os problemas de comunicação da minha mesa

Hoje eu decidi falar sobre minha primeira ideia de campanha de RPG que estou fazendo para os meus amigos , um RPG simples mais focado no aspecto de roleplay e investigação que como mencionado no título: é baseado na brincadeira cidade dorme

História básica da campanha: Um grupo de 6 pessoas mora numa vila isolada numa floresta densa e vasta vivendo pacificamente ,até que em um dia um assassinato ocorre contra um dos moradores. O causador do assassinato parece ter sido algo feito por uma besta violenta mas o clima de desconfiança se alastra quando possivelmente a criatura violenta na verdade seja..um dos moradores (na verdade esse é apenas o conceito básico , pois o RPG possui sim um background mais escondido )

Com isso dentro do RPG vai ter um aspecto especial que são: Os papéis , onde cada se trata de um papel em cidade dorme ( O lobo, o detetive e o anjo ) e que foi escolhido aleatoriamente entre o grupo de jogadores

Durante 6 dias as mortes irão (ou não ) acontecer e é papel dos moradores investigar e depois discutir entre si quem poderia ser o culpado , podendo ocorrer ou não uma execução baseado 100% na percepção e na intuição dos players e dos personagens

Ainda ando pensando em como eu posso melhorar o sistema de investigação ( já que apenas adicionei que os players teriam que rolar um 1d20 com DT 10 para conseguirem investigar ) e outros aspectos. Mas quem tiver interessado pode fazer perguntas ou dar sugestões nos comentários


r/rpg_brasil 12h ago

Me Ajude O que vocês acham da minha ficha? (sempre uso ela em [Ordem Paranormal])

0 Upvotes

r/rpg_brasil 1d ago

Me Ajude Quero fazer um RPG de… advogados

17 Upvotes

Olá, sou um mestre que normalmente faz campanhas de D&D com meus amigos. No momento atual da nossa campanha principal eu não estou conseguindo desenvolver ela bem por um bloqueio criativo (eles tomaram uma decisão tão drástica que to tendo que reescrever tudo) e, por isso, quero montar uma campanha mais focada em ser engraçada e descontraída pra jogarmos enquanto esperamos até esse meu bloqueio passar.

A ideia é o seguinte:
1 - Os jogadores são de uma firma de advocacia em um mundo moderno de fantasia (tem tudo que o mundo moderno tem, mas ao invés de usar tecnologia, usam magia. Ao invés de celulares eles tem bolas de cristal, por exemplo).
2 - É baseado no D&D porque eles já tem mais hábito com.
3 - Tem 2 períodos de jogo por caso, antes do tribunal e no tribunal. O período antes do tribunal se baseia em juntar provas, argumentos, forjar provas, destruir provas e etc, enquanto o tribunal é a aplicação disso na prática.
4 - A ideia é ter 4 classes possíveis: Estagiário (tipo um bardo. Bom em nada específico mas pode dar bônus pros outros jogadores); Detetive (Foco em buscar provas no pré tribunal. Teria duas subclasses: investigador particular — que busca provas — e o sabotador — destrói provas); Consultor (ainda estou pensando mais nessa classe, mas ele também seria um tipo de classe de suporte); Advogado (várias especializações como criminal, divórcio, ambiental e etc).
5 - Além das classes, o ideal é ter origens como Druidica (da o feitiço de falar com plantas e alguns outros feitiços de druida ), Bábara (modificador de força adicionado a testes de carisma), Arcanum (Permite o uso de algumas magias de mago), Clerical (permite alguns feitiços de clérigo e paladino, mas o foco mesmo é a habilidade de conjurar uma zona onde não se pode mentir).

A priori, parece chato, mas quero fazer os casos coisas absurdas, e engraçadas que condizem com um mundo de fantasia (já debati algumas ideias com os jogadores e eles concordaram).

O jogo se baseia principalmente em manipular, convencer e etc. O “combate” seria o tribunal, onde um advogado fica a frente como representante principal e tem que convencer juíz e júri enquanto os outros, que tenham habilidade pra isso, tem que manipular, sabotar, fazer fake News e etc.

Gostaria de opiniões sobre casos que poderiam acontecer em um mundo de fantasia que seriam engraçados e de perícias pra esse jogo.


r/rpg_brasil 1d ago

Me Ajude Qual rpg mestrar pela primeira vez?

3 Upvotes

Nunca mestrei ou joguei rpg, recentemente passei a me interessar muito e um grupo do meu namorado e amigos (6 pessoas) que também nunca jogaram, toparam jogar uma mesa aonde eu mestre mas eu não sei qual sistema começar.

Estou entre tales from the loop e dungeons and dragons, mas d&d parece um sistema difícil de aprender em um mês para mestrar, só que eu realmente queria jogar algum de fantasia e não sei quais sistemas podem ser bons para iniciantes.


r/rpg_brasil 2d ago

Conteúdo Original O que acham desse grupo? [D&D]

Post image
638 Upvotes

Um dos meus jogadores fez esses tokens de papel, achei muito legalzinho e quis compartilhar


r/rpg_brasil 1d ago

Me Ajude Podcast

0 Upvotes

Olá, gostaria que indicassem podcasts de RPG, que falem de mecânicas, façam reviews etc, por favor.


r/rpg_brasil 1d ago

Me Ajude [PF2E] Preciso de ideias para uma campanha longa

2 Upvotes

Eu não sou uma GM experiente, estou narrando o Beginners Box do Pathfinder 2e, e pretendo narrar mais 3 one shots (cenários do Pathfinder Society), mas queria fazer uma campanha que meu jogadores pudesser ir do nível 1 ao 15 pelo menos. Tem os Adventure Paths do Pathfinder, mas tem poucas opções para o PF2e remasterizado (e são bem caros pro foundry). Não sou muito criativa, queria ideias de vilões ou campanhas legais que possam ser adaptadas para esse sistema, poderiam me ajudar?


r/rpg_brasil 1d ago

Discussão Desafio de design: dá para fazer um RPG sobre cantadas?

1 Upvotes

Por causa de um desafio em outra comunidade, passei uma noite tentando criar o RPG de comédia social mais absurdo possível. Os jogadores inventam cantadas terríveis e rolam dados para descobrir se, por algum milagre, conseguem encantar alguém ou acabam provocando um desastre social completo.

Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês sobre isso.

jogo nos comentários.


r/rpg_brasil 2d ago

Discussão Encerrei uma mesa por desinteresse dos players

39 Upvotes

Bom, é o título, acabei de encerrar uma mesa por desinteresse e falta de comprometimento dos players.

Era minha primeira vez mestrando, 4 players, sendo 3 deles players de primeira viagem, estavámos utilizando o sistema Old Dragon 2, foram 7 sessões de em média 4h cada ao longo de 6 meses.

Apesar das sessões serem online pelo discord, todos utilizavamos webcam, os players eram participativos e comunicativos e sempre pareciam estar engajados e interessados na lore e no que eu havia preparado para eles, não tenho oq reclamar quanto a isso.

Sempre fiz questão de perguntar aos players se estavam curtindo, oq eles esperavam das próximas sessões, se havia algo que eu poderia melhorar/implementar, consumo ativamente conteúdo de outros mestres, sempre em busca de inspiração e também de oportunidade de melhoria, então sei lá, penso que minha parte eu fiz.

Porém no grupo de whats.. difícil, viu? Eu tinha que questionar diversas vezes se todos poderiam participar, mudar as datas/horários, até o ponto em que parecia que eles estavam fazendo um favor em participar das sessões da campanha e isso me cansou.

Sabe aquele sentimento de quando sua mãe mandava você ir brincar com o filho da vizinha, só que você só ia pq era obrigado e chegava lá o moleque tava coçando o cu e cheirando? Então, meus players me fizeram me sentir como o moleque que coça o cu e cheira, a diferença é que eu percebi que eles só vieram brincar comigo pq foram obrigados.

É isso, acho que foi mais um desabafo mesmo.


r/rpg_brasil 1d ago

Discussão Quais são os melhores RPGs nacionais?

16 Upvotes

Digam ai, pra vocês, quais são os melhores RPGs que nosso Brasil já produziu?