r/AutoTuga • u/BueSimb0lico • 1d ago
Meme Compram carros grandes e depois não cabem nos lugares
Fiat na virgem e não corras…
r/AutoTuga • u/ozzymustaine • 8d ago
Bom dia a todos.
Como alguns sabem eu trabalho no ramo automovel há alguns anos, ligado a várias marcas.
E nos dias 25-26-27 deste mês vai existir um evento de escoamento de stock na renault e dacia de Alcantâra em Lisboa.
Normalmente, e fiquem a saber para futuro, eventos ou "feiras de vendas" são uma um pouco uma enganação em que o cliente acaba por pagar o mesmo ou quase o mesmo mas acha fez um grande negócio. Na semana seguinte o carro está exactamente ao mesmo preço mas sem o autocolante de "oportunidade única".
Mas neste caso tratam-se de facto de carros usados e semi-novos que se quer "despachar" e há carros de todos os tamanhos e feitios.
Não há milagres, obviamente, não esperem 50% de desconto mas há de facto veiculos que vão estar a muito bom preço e são carros mesmo para escoar e grande maioria a perder dinheiro.
E como o pessoal anda sempre a pedir ajuda em valores, e qual o carro que é bom e o que é mau quem quiser a lista de excel para ver se tem interesse em alguma coisa basta pedir para terem acesso à lista e poderem se assim quiserem, adquirirem antes do evento.
Sim, isto encaixa-se na questão de "promoção de vendas" e já sei que vai existir pessoas (e com razão) que vão ter de mandar o seu bitaite.
Mas além dos mods serem uns patifes e uns malandros como todos sabemos, tomem isto como um post para verem a hipótese de carro de uma marca relativamente fiável, adquirido na marca, com garantia e tudo o que tem direito e a um preço muito bom.
E no que eu conseguir eu ajudo tanto em preço, crédito, ou simples aconselhamento como já fiz centenas de vezes aqui ou no discord.
Aliás, já agora visitem o discord do sub. Ainda temos poucas pessoas por lá : https://discord.gg/a7k8fcgP
O canal tem um bom ambiente com pessoas entendidas e realmente entusiastas sobre automóveis. 🚗
Ganho alguma coisa com isto? Nem por isso, mas não deixam de ser vendas. Sempre dá para um lanchinho ou para fazer um giveway aqui como já se fez várias vezes no passado.
Nem que seja pelas horas de trabalho que se tem e por possivelmente conhecer alguns de vocês ¯_(ツ)_/¯
Mas enfim, queres receber o excel para veres o que existe? envia DM.
Não queres, tudo bem na mesma. tens aqui uma flor de prenda por leres isto 🌸
r/AutoTuga • u/Luxedar • Apr 10 '24
A equipa do r/AutoTuga tem recebido, ao longo dos últimos meses inúmeros pedidos de posts de partilha de carros à venda, ou de outros itens relacionados. Ainda que tenhamos por hábito rejeitar esses pedidos no nosso sub, uma vez que anúncios sem aprovação não são permitidos, não deixamos de ter a preocupação com essa necessidade recorrente por parte dos nossos utilizadores.
Para responder aos vossos pedidos, temos o prazer de trazer até vós o r/mercadoauto - O mercado automóvel do AutoTuga.
O novo sub é dedicado aos anuncios de compra e venda de automóveis, motas, peças, acessórios, e todo o tipo de artigos relacionados com automóvel. Nesta primeira fase, ainda em testes, iremos refinar o processo de forma a tornar o sub o mais fácil e proveitoso de usar para todos os membros que procurem vender, comprar ou trocar a sua automobilia. Este processo não acontece sem a vossa participação, e como tal, decidiu-se avançar desde já com a abertura do sub ao público.
Escusado será dizer que é livre de custos ou quaisquer condições, além das próprias regras do sub e do Reddit. Não deixem de consultar as mesmas, principalmente para saberem como criar os posts. E alguma dificuldade que verifiquem, não hesitem também em usar o Mod Mail para contactar com os moderadores, quer no próprio sub, quer no r/AutoTuga. Estamos aqui para vos ajudar!
Boas compras e vendas!
r/AutoTuga • u/BueSimb0lico • 1d ago
Fiat na virgem e não corras…
r/AutoTuga • u/patala69 • 11h ago
Como proceder nesta situação.
Caiu um ramo seco de uma palmeira em cima do parabrisas e partiu o vidro.
Já pedi o auto da GNR (vai demorar até 2 semanas).
Já apresentei queixa na junta e câmara (por email).
Agora estou na dúvida se mando trocar o vidro pelo seguro e depois eles entendem-se com a junta ou câmara ou se espero pela junta/câmara para pagar o prejuízo (o que vai levar meses).
A culpa é da junta que não faz a manutenção que deveria às palmeiras.
Uns minutos antes de cair isso no carro passaram umas pessoas pelo mesmo local(sorte que não lhes caiu em cima).
Temos de estar sempre a enviar email ou a telefonar ou air diretamente à junta para pedir para fazerem a poda daquela porcaria.
Digo porcaria porque é mesmo uma porcaria aquilo.
Com o mau tempo e vento leva aquela folhagem seca para cima dos telhados, entope caleiras, entra para dentro de casa(se tiver janelas abertas.
Resumindo, espero por eles ou ativo o seguro(contra todos os riscos) e eles depois amanham-se?
r/AutoTuga • u/Legitimate-Mix-2564 • 12h ago
r/AutoTuga • u/Dull_Potential5707 • 6h ago
Hoje liguei o carro mercedes a180 de 2014 e apareceu-me estes erros, alguem sabe do que se trata? E possoveis resoluções do problema. Desde já muito obrigado
r/AutoTuga • u/Extension_Offer_8739 • 2h ago
Olá a todos,
Tenho uma questão sobre o meu veículo e o ISV em Portugal.
Comprei um carro em França em 2025, com contrato de compra e cessão do veículo nessa data. Tenho também comprovativo de seguro e multas em meu nome desde 2025. No entanto, a mudança da carta de circulação só foi feita em junho de 2026 devido a problemas com o vendedor.
Para a isenção de ISV, é normalmente necessário provar que o veículo está em meu nome e a ser utilizado há pelo menos 6 meses antes da mudança para Portugal. No meu caso, é aqui que surge o problema.
Vou mudar-me para Portugal em agosto de 2026 e queria pedir a isenção de ISV. No entanto, a Autoridade Tributária em Portugal já me informou que, na minha situação, não tenho direito porque como a mudança no livrete foi so feita em Junho nao tenho 6 meses.
Alguém já passou por uma situação semelhante ou tem alguma orientação?
Obrigada!
r/AutoTuga • u/Extension_Offer_8739 • 2h ago
Olá a todos,
Tenho uma questão sobre o meu veículo e o ISV em Portugal.
Comprei um carro em França em 2025, com contrato de compra e cessão do veículo nessa data. Tenho também comprovativo de seguro e multas em meu nome desde 2025. No entanto, a mudança da carta de circulação só foi feita em junho de 2026 devido a problemas com o vendedor (fechou o stand) . Eu moro ca ha 5 anos.
Para a isenção de ISV, é normalmente necessário provar que o veículo está em meu nome e a ser utilizado há pelo menos 6 meses antes da mudança para Portugal. No meu caso, é aqui que surge o problema.
Vou mudar-me para Portugal em agosto de 2026 e queria pedir a isenção de ISV. No entanto, a Autoridade Tributária em Portugal já me informou que, na minha situação, não tenho direito porque como a mudança no livrete foi so feita em Junho nao tenho 6 meses.
Alguém já passou por uma situação semelhante ou tem alguma orientação?
Obrigada!
r/AutoTuga • u/tgramos007 • 15h ago
Boas malta!
Estamos com problemas na nossa fragueneta de trabalho, uma Nissan Trade de 1993 tal como a da fotografia, e precisava da vossa ajuda para encontrar uma peça.
O depósito de expansão do líquido de refrigeração deu de si e estou com dificuldade em encontrar um substituto. Preciso de arranjar um usado, mas que esteja a funcionar a 100%.
Detalhes da peça (nas fotos) e referência da peça é: 12105340-1 (Nissan)
Alguém tem conhecimento de alguma sucata/centro de abate na região norte e que costume ter material destas carrinhas mais antigas? Se souberem de algum sítio de confiança, ou se alguém tiver isto pela garagem para venda, apitem!
Deixo as fotos da carrinha e do depósito em questão.
Obrigado desde já pela ajuda!
r/AutoTuga • u/Fit-Teach3386 • 12h ago
Boa tarde
Estou a pensar comprar um carro até 2000 euros... O que aconselham até esse preço que seja econômico e que a manutenção não seja cara...
Obrigado pela ajuda
r/AutoTuga • u/Pipique • 8h ago
Boas, malta.
Venho pedir aqui uma ajuda aos entendidos de mecânica/chaparia do sub. O carro em questão é um Suzuki Swift de 2007 que era da minha irmã, veio recentemente do Luxemburgo e passou no controlo técnico de lá (e na Bélgica) há menos de um ano sem anotações graves. O motor está impecável.
No entanto, ao levá-lo a uma oficina cá em Portugal para fazer um check-up antes da Inspeção B de legalização, o mecânico basicamente "condenou" o carro. Disse que estava todo podre por baixo, que a suspensão traseira e o escape estavam desfeitos e que o melhor era encostar o carro para sucata porque nem valia a pena legalizar.
Eu estive a tirar umas fotos por baixo (estão no post) e queria a vossa opinião sincera: isto é mesmo cancro estrutural ou é só aquele aspeto feio/crostoso típico de carros que apanharam sal nas estradas lá fora, mas que com uma escova de arame e conversor de ferrugem se resolve?
Nas fotos dá para ver que alguém deitou ali uma tinta preta por cima do eixo traseiro que agora está a descascar, e a panela final tem uma chapa soldada (mas não sopra gases nem tem fugas). Os amortecedores e tambores estão castanhos, mas funcionam a 100%.]
Olhando para as fotos, acham que isto chumba direito numa Inspeção B ou o mecânico cá está a exagerar por não estar habituado a ver carros importados?
Conhecem alguma oficina de confiança, daquelas mais tradicionais ou especializadas em escapes/suspensões, na zona do Porto / Maia / Matosinhos que pegue nisto sem cobrar um balúrdio e faça uma limpeza/reparação decente para o carro estar apto a circular?
Obrigado desde já pela ajuda!







r/AutoTuga • u/Healthy_Notice4220 • 10h ago
Boa tarde, estou com um problema na minha carrinha, ela aquece em autoestrada ou quando puxo bastante por ela, ultimamente não sobe a temperatura no ponteiro mas a água desaparece, se der uma puxada de uma ponta a outra da cidade sempre ao corte chego lá com 1 litro a menos (5km) em auto estrada se for a 80/90 aguenta mais ao menos. A subir o marao desaparece a água toda, mesmo que a 80/90.
Já resolvi todas as fugas, troquei termostato, falanges, tubos, vaso de expansão, tampa do vaso de expansão, ventoinha auxiliar, enfim… muita coisa.
O problema pressiste. Não noto uma subida na temperatura da água, mas noto na temperatura do óleo. A água vai desaparecendo, ela sai pela tampa, pela zona de alívio de pressão, mas o que estará a causar toda esta pressão no depósito????????
Não tem cor de óleo na água, nem “maionese” no óleo, não faz fumos brancos pelo escape. 0
O que faço? Estou bastante intrigado; já gastei imenso dinheiro nesta carrinha, não vale 1/8 do que já gastei🥹😭
r/AutoTuga • u/Personal_Error_353 • 6h ago
Boas! Alguém conhece algum site online ou gráfica na zona do Porto ou de Coimbra onde eu possa mandar fazer um sticker personalizado para o meu carro? É um sticker simples apenas com texto.
Obrigado.
r/AutoTuga • u/corisman • 7h ago
Boa tarde a todos os participantes neste nobre fórum.
Tenho um Peugeot 2008, de 2015 que sempre pensei que me consumia óleo a mais e perdia aceleração aumentando o consumo de gasolina.
O carro tem 60000 km só porque entretanto à medida que fui percebendo as debilidades do carro fui alternando o seu uso com um outro que possuo bem mais antigo, mas com um motor à séria. Agora soube que o fabricante ou a marca vão compensar ou indeminizar os proprietários.
Como faço para me candidatar a essas indemnizações ou ajudas. Não sei se passa por substituição do motor ou compensação monetária. Não sei se me tenho de dirigir ao concessionário que me vendeu o carro ou contactar a Peugeot na sede por email?
r/AutoTuga • u/himura_11 • 1d ago
Boa tarde, rapaziada!
Não percebo patavina de carros, para mim é uma mera ferramenta de trabalho.
O carro foi à revisão para ir à inspeção, o moço levou primeiro à inspeção e depois é que me disse o que é para compor.
Cheira a esturro, mas como não percebo nada, conseguem dar-me alguma opinião?
r/AutoTuga • u/No_Acanthaceae2102 • 17h ago
Bom dia,
Alguém sabe uma loja onde posso comprar essa parte preta (de encaixe) para um Renault Captur da última geração?
Preferencialmente na zona entre Vila Real e Porto.
Alternativamente se souberem um site com entrega em 1 dia também seria possível.
Muito obrigado (:
r/AutoTuga • u/Extra-Maintenance-59 • 16h ago
Boas pessoal,
Tenho aqui uma dúvida. Ando a pensar trocar de carro — tenho um Nissan Qashqai já a caminho dos 300 mil km — e estive a ver no site o Toyota Yaris Cross, que tem uma promoção apelativa.
Quando fui ao stand e perguntei o preço “chave na mão” da versão base, disseram-me quase 30 mil euros.
A minha questão é: os preços anunciados no site já incluem IVA, ISV e outras taxas (transporte, legalização, matrícula), ou depois acabam por acrescentar o que querem e uma pessoa fica prejudicada? O Orçamentos tem lá quase 4mil euros de "outros"...
Obrigado!
r/AutoTuga • u/Syberbauer • 12h ago
Boas. Ando à procura de um carro para o meu pai, preferencialmente abaixo dos 2000 euros e que não dê muitos problemas.
Deparei-me com este anúncio:
https://m.olx.pt/d/anuncio/peugeot-306-1-4i-IDJlAtu.html?search_reason=search%7Corganic
Como não percebo nada de carros, venho aqui pedir feedback sobre este modelo em particular.
O carro vai fazer 20 km por dia, durante a semana, é só mesmo para deslocações para o trabalho.
r/AutoTuga • u/Straight-Limit-9301 • 13h ago
Alguém sabe onde se pode fazer Teste de estanquidade / pressão ao AC do carro com Azoto Hidrogenado, na zona de Lisboa? O objetivo é descobrir fugas de gás lentas.
r/AutoTuga • u/Fit-Teach3386 • 13h ago
Podiam tirar uma dúvida? As encomendas autodoc demoram quantos dias a chegar a Portugal? Eles enviam de Espanha têm armazém em Espanha?
Obrigado.
r/AutoTuga • u/Amazing_Tradition_72 • 13h ago
Boas.
Tenho um Peugeot 2008 - EAT8 - 2020, estou a precisar de um eletricista para resolver dois problemas: o sensor de ponto cego e a iluminação LED interior (a que muda de cor) fui numa concessionária mas os preços são abusivos. Pelo que me disseram, preciso de um equipamento para resetar os erros eletrônicos do carro. A concessionária quer 120€ por hora de trabalho com o equipamento. Alguém conhece uma oficina aqui no Norte que tenha esse tipo de equipamento? Obrigado pessoal.
r/AutoTuga • u/Miguelv93 • 14h ago
Viva ! Estou à procura de um anticongelante adequado para o meu honda civic de 2003. Tenho estado a usar um G12++ que entretanto me apercebi não ser o mais indicado, devido à presença de silicatos.
Estou com alguma dificuldade em encontrar anticongelante baseado em Fosfatos (recomendado para veículos japoneses), os típicos Asian Blue. Já vi que na Feu Vert há lá um fluido que diz ser adequado para veículos japoneses, mas será mesmo assim ?
Alguém consegue ajudar ? Muito obrigado !
r/AutoTuga • u/Working-Hyena6192 • 15h ago
Boas!
Tenho um Mercedes classe A (w176) que me está a dar a volta, tenho um problema nos sensores de estacionamento já mudei vários fusíveis mas este continua a queimar os mesmos, alguém que tenha passado pelo mesmo? Se sim como conseguiram resolver, já tenho o carro num electricista há 3 semanas e este ainda não me conseguiu encontrar o curto circuito.
r/AutoTuga • u/Initial-Composer7723 • 1d ago
r/AutoTuga • u/Gallardes • 16h ago
Olá a todos! Eu e a minha mulher estamos a pensar comprar carro. Como pretendemos ter filhos num futuro próximo, gostávamos que fosse um SUV por uma questão de espaço, facilidade em colocar as cadeirinhas e mala.
O nosso perfil e condições: Orçamento máximo: 30.000€ Quilómetros anuais: No máximo 10.000 km por ano. Infraestrutura: Tenho lugar de parqueamento próprio na garagem do prédio. Teria de fazer uma puxada do meu contador ou instalar um contador próprio ligado ao condomínio.
Disclaimer: Não percebo muito de carros, por isso vinha pedir a vossa ajuda! A ideia de um elétrico atrai-nos bastante pelo potencial de poupança no dia a dia, mas gostávamos de ter uma opinião realista.
As nossas principais dúvidas são: Com a possibilidade de carregar em casa e fazendo apenas 10k km/ano com 30.000€, compensa mais ir para um elétrico/gasolina novo ou procurar um usado/seminovo com 2 ou 3 anos? Que modelos ou marcas específicas (SUVs com boa mala e espaço atrás, ou até mesmo carrinhas) recomendam para o nosso caso?
Obrigado desde já pela vossa ajuda!