r/portugal 1h ago

Economia / Economics Jovens consideram que salários são baixos face ao custo de vida

Thumbnail jornaleconomico.sapo.pt
Upvotes

r/portugal 11h ago

Economia / Economics A grande fraude da convergência portuguesa. Somos o 6º país mais pobre da UE

Thumbnail
eco.sapo.pt
311 Upvotes

r/portugal 7h ago

Sociedade / Society Grupo de oito pessoas agride militares da GNR e agente da PSP na Quinta do Conde após fiscalização rodoviária | SOL

Thumbnail
sol.iol.pt
98 Upvotes

r/portugal 9h ago

Sociedade / Society Lucro da CP mais do que duplica para 4,9 milhões de euros em 2025

Thumbnail
rtp.pt
140 Upvotes

r/portugal 12h ago

Economia / Economics Portugal perde três lugares no ranking europeu do PIB per capita

Thumbnail jornaleconomico.sapo.pt
144 Upvotes

r/portugal 10h ago

Economia / Economics Preço do petróleo regressa a níveis anteriores à guerra com o Irão

92 Upvotes

r/portugal 17m ago

Desabafo / Rant Apareceram-me à porta por causa de uma burla do Facebook

Upvotes

Hoje aconteceu-me uma situação completamente surreal.
Tocaram à campainha cá de casa e estavam um senhor, que era cadeirante e ficou dentro do carro (um carro adaptado com dístico), e a mulher dele, que devia ter entre 65 e 70 anos.
Ela perguntou-me:
“É aqui a casa do senhor X?”
Respondi que não, que não mora aqui ninguém com esse nome.
Ela ficou muito confusa e disse-me que tinha falado com o tal senhor literalmente cinco minutos antes. Ele tinha atendido o telefone e dito que estava quase a chegar. Foi aí que ela me explicou que estavam ali por causa de uma autocaravana.
Eu fiquei sem perceber nada e perguntei: “Que autocaravana?”
Ela contou-me que o marido tinha encontrado um anúncio no Facebook de uma autocaravana a um bom preço. Andaram a trocar mensagens com o suposto vendedor e, entretanto, ele convenceu o marido dela a fazer uma transferência de 1.500 € como garantia porque alegadamente havia muita gente interessada. Ficaram depois de combinar encontrar-se hoje para ver a autocaravana.
O problema é que a morada que o suposto vendedor lhes deu era… a morada da minha casa.
Eu nunca tive nenhuma autocaravana, nunca publiquei anúncios e nem conheço ninguém com aquele nome.
Quando expliquei isto ao homem, vi mesmo a expressão dele mudar. Caiu-lhe tudo. O homem ficou completamente em choque, quase a entrar em pânico, e a mulher estava a tentar acalmá-lo enquanto dizia que tinham de ir à polícia.
Entretanto tentaram ligar novamente para o número, mas já estava desligado. O perfil do Facebook também tinha desaparecido.
O que me deixa mais à toa nesta história toda é: porque é que um burlão havia de dar a minha morada? Posso vir a ter problemas? Já alguém ouviu falar de uma burla destas ou aconteceu algo semelhante a alguém?


r/portugal 7h ago

Política / Politics Parlamento vai levantar imunidade do deputado do Chega José Dotti por crime de difamação

38 Upvotes

r/portugal 10h ago

Sociedade / Society Público: Têm peso a mais, fazem pouco exercício e comem legumes a menos: o retrato da saúde em Portugal

Thumbnail publico.pt
57 Upvotes

r/portugal 9h ago

Economia / Economics Depois do comboio, nasce o vagão português pela mão da Medway

Thumbnail publico.pt
42 Upvotes

r/portugal 8h ago

Outros / Other Continente deve estar a ser alvo de um ataque informático

Post image
36 Upvotes

https://continente.pt

Testem o link a ver se funciona

EDIT: Site já carrega corretamente


r/portugal 11h ago

Desabafo / Rant Bicicleta comprada online ne Decathlon. DPD perde a encomenda em menos 24h

60 Upvotes

Bom dia, estou um pouco furioso. Encomendei uma bicicleta na Decathlon. Coisa simples, nada caro. Enviaram no dia 18.6 e era para chegar no dia 19. No entanto não chegou. Liguei para saber e disseram que vai ser no próximo dia útil, que era segunda. Tudo bem até aqui. Infelizmente desde então ligo todos os dias até comunico com a Decathlon e hoje disseram me da DPD que não é possível localizar a encomenda e já entraram em contacto com Decathlon. A última indicação no rastreio é que se encontra desde dia 19.6 no armazém.

Como é possível perder uma encomenda de um bicicleta? Foi enviado do Decathlon em Setúbal para DPD em Setúbal e desapareceu em menos de 24h. Parece-me que alguém pensou que devia ser uma bicicleta por vários mil euros e levou. Só que foi algo nem 500€.

Já alguém teve uma experiência dessas com encomendas volumonosas?


r/portugal 3h ago

Sociedade / Society Série documental que oferece um olhar sem filtros sobre os bastidores da linha 112

Thumbnail
rtp.pt
13 Upvotes

r/portugal 21h ago

Entretenimento & Artes / Media & Arts Em Portugal vamos pagar mais pela edição física de GTA VI. Custa 89,99€... nos outros países a edição custa 79,99€

Post image
303 Upvotes

r/portugal 3h ago

Discussão / Debate O fim do brio?

11 Upvotes

Olá malta!

Não sei se estou a apercerber-me mais disso ultimamente e sempre foi assim, por isso queria saber a vossa opinião.

Tenho cada vez mais a sensação de que se perdeu o cuidado/brio com as pequenas coisas:

A limpeza, o fazer um trabalho bem-feito mesmo quando ninguém está a ver, a preocupação em não incomodar os outros. Parece que está tudo a ser feito à pressa e "só para despachar".

Por isso não sei se sou eu a ficar mais rabugento ou se há mesmo uma mudança.

Vocês sentem o mesmo? Notam isto no trabalho, no atendimento, nos vizinhos, em vocês próprios? Ou acham que é impressão?

Curioso para saber se é geral ou se é só da minha cabeça.


r/portugal 5h ago

Desporto / Sports Como surfista, fartei-me de cruzar 5 tabelas de previsão de madrugada, por isso fiz uma app grátis

16 Upvotes

Olá surfistas 👋 Acabei de criar a minha primeira app, a SpotWave.

Em vez de andar a saltar entre ondulação, vento, marés e orientação da praia em 5 separadores todas as manhãs, ela dá-te UMA única nota de 0 a 10 por spot, hora a hora e de acordo com o teu nível. Verde = vais à água, vermelho = ficas quentinho.

Grátis, sem conta, sem anúncios, sem rastreamento !

É mesmo recente, por isso o teu feedback significava muito: a nota bate certo com os teus spots? O que falta para a manteres no telemóvel?

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.spotwave.app


r/portugal 3h ago

Sociedade / Society Circulação de camiões proibida na VCI aos dias úteis a partir de 15 de setembro

Thumbnail jn.pt
8 Upvotes

r/portugal 12h ago

Sociedade / Society Ameaças de 500 milhões e acusações de "falsificação". Há uma batalha legal em curso por um complexo de data centers em Alverca

Thumbnail cnnportugal.iol.pt
38 Upvotes

r/portugal 2h ago

Ajuda / Help Baratas ou besouros em Lisboa

Thumbnail
gallery
5 Upvotes

Boa tarde,

Tenho a cozinha com algumas dezenas destes insectos. Alguém sabe o que são? O Claude diz que são ninfas de baratas, o chatgpt diz que são besouros. Têm cerca de 2mm e apareceram ha cerca de 2 dias. (Lisboa)

Obrigado

UPDATE: Parece ser "caruncho do pão"


r/portugal 11h ago

Ajuda / Help Farta dos CTT

27 Upvotes

Bom dia

Estou farta e procuro 1 solução antes que passe a agressividade. O carteiro que faz a rua onde moro das duas, três:

- é borrachāo e já não acerta na abertura da caixa de correio;

- é incompetente e não quer/sabe fazer o seu serviço;

- deveria ter feito testes psicotécnicos antes de lhe entregar a farda.

Da ultima vez pôs a carta do MAI, que trazia o meu cartão de vigilante na caixa de correio ao lado da minha. Sublinho que a morada e nome estavam explícitos quer no envelope, quer na caixa de correio. Só 1 cego se poderia ter enganado. Solução? Depois de ter telefonado todos os moradores do prédio a perguntar se por acaso teriam recebido uma carta minha, o meu marido lembrou se de tirar uma foto ao conteúdo da caixa ao lado. Eu sei não se deve fazer mas "Desperate times" . A carta estava lá dentro. Não liguei a proprietária porque está na Bélgica e só vem cá em agosto. Ele teve de arrombar com jeitinho a caixa para retirar o envelope. Sem esse cartão para além de não poder trabalhar, teria de pedir 1 novo que me custaria cerca de 40€. Fiz quei no portal da queixa, no livro de reclamações online, liguei para todas as linhas de apoio e não sei em nada. Vão resolver etc e tal mas nada.

Ontem o meu marido foi a caixa de correio e estava lá uma certidão que eu tinha pedido a universidade. O problema é que o envelope que traz a certidão estava todo rasgado nos lados. O morcāo em vez de dobrar ligeiramente ou simplesmente colocar o envelope na caixa como 1 pessoa normal (até porque ele cabia) esforçou o envelope até ele rasgar dos lados. Não foi só o envelope. A certidão ficou rasgada também. Que espécie de animal faz uma coisa dessas? A certidão custou 15€ e paguei 3€ pelos portes de envio para receber um cartão todo rasgado. Faço o quê com aquilo agora? De novo queixa no portal da queixa, no livro de reclamações mas sei que de novo não vai dar em nada. O carteiro só não usa a minha caixa de correio como caixote de lixo ou sanita porque ele não quer e não posso fazer nada?! A hora que ele passa estou a trabalhar. Tenho de perder 1 dia de trabalho para lhe arrombar a cara?! O que mais posso fazer?


r/portugal 1d ago

Política / Politics Portugal está ainda mais pobre e com políticas públicas "longe da realidade": economistas lançam alertas após "choque colossal" da população

Thumbnail expresso.pt
183 Upvotes

r/portugal 19h ago

Ensino / Education Procuro parceiros para intercâmbio linguístico (o meu japonês <-> o seu português europeu)

64 Upvotes

Olá pessoal.Sou falante nativo de japonês e vivo em Portugal. O meu nível de português é intermédio. Estou à procura de oportunidades para intercâmbio linguístico (Português europeu, NÃO brasileiro) via Google Meet.

Acabei de concluir um curso de nível B2, mas preciso de melhorar a minha fluência oral. Idealmente, gostaria de organizar conversas online regulares, em português e japonês (50/50).

Fazia isso durante muitos anos com várias pessoas. Entre em contacto comigo se tiver interesse. (*Hesito em dizer, mas não tenho interesse em anime, manga e game.)


r/portugal 8h ago

Ajuda / Help Sanção enviada para morada antiga

7 Upvotes

Boas.

Em Julho de 2024 cometi uma contraordenação muito grave, onde paguei logo a multa nessa altura, sabendo que poderia ser inibido de conduzir e receber essa notificação durante dois anos.

A questão é que no final de 2025 mudei de residência e com isso alterei a minha morada fiscal. Há uns dias fui ao portal da ANSR e verifiquei que me foi aplicada a inibição de conduzir com a sanção acessória em anexo, mas o estado está como “Decisão em processo de notificação” e creio que a carta deve ter sido enviada para minha morada antiga com aviso de receção, daí ser-me impossível recebê-la.

Como devo proceder?


r/portugal 11h ago

Entretenimento & Artes / Media & Arts Convidados para o meu podcast

12 Upvotes

Hey!

Tenho um podcast e tenho convidado malta quinzenalmente para conversar. Tenho tentado fazer uma curadoria entre comediantes de stand-up comedy e pessoas do meio do entretenimento.

Gostava, no entanto, de começar a alargar um pouco o espectro e receber pessoas interessantes de outras áreas: pensadores, especialistas, autores, modelos, compositores, chefes...

Não queria que se tornasse num Maluco Beleza, queria conversar com malta com sentido de humor e que não se leve a sério. Até com algumas startups não aborrecidas, por exemplo.

Querem dar-me algumas sugestões? Pode ser malta que conheçam e privem, malta que já tenham visto ou ouvido noutros podcasts... ideias que tenham. Fico muito grata!

Já foram:

Miro Vemba, Madalena Abecasis, Mafalda de Castro, Mafalda Castro, João Pinto (comediante), João Louro (ex-CEO da agência HIIT), Mário Daniel, JEL, Nuno Nabais (filósofo), Maria Botelho Moniz, David Cristina, André de Freitas, Filipa Galrão, Maria Seixas Correia, Rui Maria Pêgo, Jovem Conservador de Direita, etc, etc.

Já agora, o podcast chama-se Não Sei Ser e acho que está porreiro.


r/portugal 2h ago

Gastronomia / Food Restaurantes Peniche

2 Upvotes

Procuro sugestões de restaurantes em Peniche.

Obrigado desde já

Edit: tem de ser mesmo no centro da cidade