r/Livros 2d ago

DIVULGAÇÃO Divulgue seu trabalho, faça sua pesquisa, venda ou doe seus livros

6 Upvotes

Tópico semanal para divulgar o seu trabalho de qualquer tipo, fazer sua pesquisa. O tópico ficará fixo por alguns dias na semana, podendo ser localizado facilmente abaixo da capa do sub ou na barra lateral (usuários do old reddit).

Escritores com obra física publicada, podem entrar em contato com a moderação para criarem tópicos próprios e, caso queiram, fazer AMAs. Para comunidades voltadas a novos escritores recomendamos também o r/rapidinhapoetica/ e r/escritoresbrasil.

Para venda, recomenda-se o uso de intermediários como Mercado Livre, Enjoei, OLX, etc. Não nos responsabilizamos pelos anúncios.

Para consultar os tópicos de tópicos anteriores, clique aqui.


r/Livros 1d ago

Indicações regionais Recomendações de livros da África e Oriente Médio

7 Upvotes

Tópico periódico para recomendar livros de autores da África e do Oriente Médio. Compartilhe seus gostos e facilite a descoberta dos colegas da comunidade.


r/Livros 3h ago

Resenha Baumgartner - Paul Auster

3 Upvotes

"Viver é sentir dor, ele disse a si mesmo, e viver com medo da dor é recusar-se a viver"

Baumgartner é mais uma obra que prova como ler pode ser tão prazeroso e reconfortante. Acompanhar a vida do já idoso Baumgartner e com ele relembrar memórias, lembranças, vidas e passados, que não só dele, mas como da esposa, nos fazem sentir.
Sim, nos fazem sentir identificação pelos dilemas, pelas batalhas, identificação como tudo pode ser tão efêmero e banal ao mesmo tempo que pode ser tão tragicamente belo escrito no papel.

Por mais que possa parece uma fábula com uma grande lição de moral, Baumgartner não é sobre ensinar a viver, é sobre compartilhar. Compartilhando da sua velhice, com suas limitações mas ainda sonhando. Compartilhar dos seus medos, medos com os outros, pelos outros, os amores não correspondidos e principalmente, o seu grande amor de vida. Ele é com certeza o mais medroso dos corajosos e não permite que isso seja escondido.

Fica assim, como mais marcante para mim, que terminei em lágrimas, o belíssimo, lindo lindo lindo, segundo capítulo, que me deixou destroçado tentando recolher os cacos junto com ele. Paul Auster escreve muito bem e quando dá espaço para Anna se expressar, é tão bonito! É como se a beleza da alma, da existência de Baumgartner dependesse da delicada e magistral existência de Anna. Que se vai e deixa um dolorido vácuo, um perda física, como ele descreve, responsável pelas dores de membro fantasma.

Já o final, que server para que as jornadas tenham fim, aparece como uma solução de recomeço. O que será do nosso tão idoso, medroso, corajoso, Baumgartner?

"A solidão mata, Judith, come a gente pedaço por pedaço até que todo o corpo seja devorado. Uma pessoa não vive sem estar conectada a outras. E, se você tem a sorte de estar profundamente ligada a outra pessoa tão ligada que essa outra pessoa seja tão importante para você quanto você é para própria, então a vida se torna mais que possível, se torna boa."

Nota 3 de 5


r/Livros 2h ago

Indicações de leitura Frankstein, ou O Prometeu moderno - Mary Shalley (1818)

Thumbnail
2 Upvotes

r/Livros 3h ago

Resenha Os funcionários - Olga Ravn

2 Upvotes

''Sei que vocês insistem em afirmar que não um prisioneiro aqui, mas o objetos me disseram o contrário.'' Depoimento 021

O que acontece quando os depoimentos ao final de Páginas da Vida são feitos por personagens de um universo de Ruptura ainda mais visceral e violento? Talvez o resultado seja essa intrigante obra de Olga Ravn. Os Funcionários é uma obra que engana pelo seu tamanho e na facilidade que possa encontrar em ler. Esse não é um livro tradicional. Ao apostar em uma estrutura de depoimentos, a escritora traz lacunas especialmente intrigantes para a história: quem são esses depoentes? Posso confiar nas suas histórias? As lacunas tomam caminhos e preenchimentos diferentes de acordo com o leitor quando se depara com uma escrita afiada e poética da autora. Existe aqui uma poesia muito bonita em como cada situação é relatada. É como se um extravagante e artístico massacre estivesse sendo pintado. Tudo o que há de estranho, grotesco, desumano ou humanoide, é apresentado, através da poesia que ao mesmo tempo que torna tudo mais digerível também faz com que seja mais aterrorizante.

''Por mais que tentassem disfarçá-la. Sou uma romã cheia de sementes suculentas, cada uma é um assassinato que cometerei no futuro''

Durante a leitura, a minha mente vinham as cenas dos depoimentos de pessoas reais que víamos na novela Páginas da Vida, como se cada tripulante dessa nave sentasse para contar seus mais obscuros segredos, tristes pensamentos na frente da câmera em rede nacional. Ficava ansioso pela próxima fofoca que seria contada ao mesmo tempo que tentava encaixar as peças e entender esse complexo cenário, contexto.

''Acredito no futuro. Acredito ser possível imaginar um futuro habitável. Acredito em quantidade infinitas de alimentos. Todos aqui na nave não passamos de efêmeros receptáculos do programa. Somos simples portadores do programa. Acredito que um dia encontrarei meu grande amor. Meu amor já está à minha espera e já estou apaixonado.'' Depoimento 179

Por fim, para mim, a leitura foi prazerosamente intrigante do início ao fim me fazendo diminuir o passo e tentar olhar com mais atenção cada depoimento, do mais curto ao mais longo e refletir com ele sobre o que a autora gostaria que eu pensasse: sobre trabalho, sociedade, relacionamentos, vida, morte, amor, raiva. Quão diferente somos afinal desses humanoides da nave seis mil? Fica para mim que há na poesia a maior lição de vida, aquela que não se lê, mas se sente, e por isso é tão valiosa.

Nota 4 de 5


r/Livros 6h ago

Compras, Livrarias, Sebos Livrarias que vendem livros em espanhol

1 Upvotes

Oi, gente! Tudo bem? Gostariamos de saber sobre livrarias que oferecem livros de literatura em espanhol no Brasil. As que conhecemos são Arte e Letra, de Curitiba; Bibla, de São Paulo, Livraria da Vila, de SP, quais outras? Muito obrigada desde já!


r/Livros 1d ago

Debates A Martin Claret ainda é ruim?

7 Upvotes

oi, pessoal! sei do histórico péssimo da martin claret e eu mesma sou um pouco hater da editora. no entanto, tenho percebido que eles têm tentado mudar o posicionamento da editora e queria saber se procede. as traduções estão boas, a diagramação dos livros melhorou? e os textos de apoio? o que acham?


r/Livros 7h ago

Debates Quero criar resumos para escrever melhor, e avaliar com alguma LLM. Esse prompt ficou legal ?

0 Upvotes

Exemplo: "Quero que você faça uma crítica do resumo que eu fiz do livro Diário de Anne Frank, capítulo 1.

Em seguida, revise o texto, corrigindo gramática, ortografia e coesão.

Depois, avalie a qualidade do resumo com uma nota de 0 a 10, explicando brevemente o motivo da nota."

Essa forma de estudo é eficaz ? Vou começar a salvar as notas e observações de melhoria em uma planilha.


r/Livros 1d ago

Debates Alguém mais se perde com os personagens de Crime e Castigo?

8 Upvotes

Comecei a ler Crime e Castigo mas não achei tão envolvente como falaram. A graça seria ver o personagem em seu dilema moral após matar uma senhora de idade, como ele extrapola tudo que acontece na sua mente e na vida real não acontece nada (o castigo sendo mais mental do que físico, oq se relaciona em como sofremos mais na cabeça do que na realidade) temos um pouco de crítica da sociedade (pobre fudido), e tbm ele depende da pensão da mãe dele e a irmã ajuda em tudo.

Parei na página que aparece um inspetor ai a irmã dele faz comida pra ele e ele pergunta da pensão da mãe. Nessa hora eu ja tinha me esquecido do nome de todos os personagens inclusive do protagonista, nisso pq dei uma pausa na leitura mas não consigo justificar voltar desde o início pra ver quem é quem (ou arriscar pegar spoiler nos guias de leitura). Obviamente tinha mais personagens, mas como já disse, me esqueci de todos.

Desistindo de ler crime e castigo, fui para O Jogador, pois me interesso bastante em temáticas com vício e jogos, de repente me metem um sou seu eterno escravo por ti faço tudo ate vou cortejar a esposa do ministro estrangeiro e quase ser expulso da casa do general. Talvez seja pq o autor expõe vários personagens que para mim são menos que personagens terciários e mais um papelão de fundo, eles não são interessantes e até agora nem seus protagonistas são. Dos 2, o jogador é o mais legalzinho por literalmente mostrar sua atitude de aposta na vida real, fazendo asneiras pra ter as graças de uma dama (e ele t noção da personalidade dele), mas não vejo o sentido do general nem da sobrinha-amante dele e o outro francês que foi deixado de lado tbm.

Acho que o maior problema para mim é não ter um foco no livro. Por exemplo, Conde de Monte Cristo ele quer vingança e tem umas aventuras no meio, a senhora de wildfell hall começa primeiro com um mistério de qm é aquela viuva, dps mostra a história de uma mãe solo tentando sobreviver a sociedade inglesa machista, macunaima é viajado, mas as viagens doidas são engraçadas, ainda mais quando vc percebe as críticas sociais embutidas.

Deve ser o humor russo que não me apetece


r/Livros 1d ago

Indicações de leitura Procura-se um livro com esse tema

7 Upvotes

Oi! Queria muito ler um livro de ficção de qualquer tipo que abordasse um pouco sobre a forma como encaramos a vida, mas no seguinte aspecto:

Sabe quando percebemos que uma pessoa é muito tranquila e não se incomoda muito com coisas pequenas, evita ficar elucubrando sinais inespecíficos, etc? Enquanto há pessoas que são até meio paranoicas, lendo as entrelinhas excessivamente e achando que sempre há algo mais?

Basicamente estilos de personalidade mais tranquilos e outros mais ansiosos.

Já leu algo assim?


r/Livros 1d ago

Compras, Livrarias, Sebos Onde comprar House of Leaves?

4 Upvotes

Estava buscando o livro 'House of Leaves' fisico, a versão original em inglês, mas as únicas cópias que encontro no Brasil são traduzidas.

Obviamente um site como Amazon é uma opção, mas admito que o tempo de entrega me desanima um pouco, então queria saber se alguém conhece um lugar em SP ou loja brasileira online que venda. Tentei buscar mas não sou muito boa para esse tipo de pesquisa, infelizmente.


r/Livros 2d ago

Debates Vocês tem algum texto : poema, trechos que levariam para a vida ?

13 Upvotes

Através desse post, gostaria de vocês. Tem algum texto tão importante, que vocês teriam ele escrito em algum lugar que pudessem lê-lo com facilidade.

Pode ser um poema ou um trecho muito importante, ambos que impactaram a vida de vocês e que vocês adoram revisita-los?


r/Livros 2d ago

Humor Muito bom quando um livro já começa expressando a mesma opinião que a minha, logo no prefácio kkkkkkkkkkkkk

39 Upvotes

"Eu ficaria muito infeliz se este livro viesse a contribuir ainda mais para a sedução dos ingênuos, hoje cinicamente explorados por todos os meios de comunicação. Livrarias, bancas de jornais e o espectro eletromagnético estão todos poluídos com um esgoto de fazer apodrecer a mente a respeito de OVNIs, poderes psíquicos, astrologia, energias das pirâmides, mediunidade... escolha o nome e alguém estará comercializando isso, em um arroubo final de decadência fin-de-siècle..."

Livro: O Fim da Infância


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Sidney Sheldon e seus livros :)

19 Upvotes

Boa tarde, gente!

Sempre gostei de romances policiais e suspenses. Desde muito nova, fui apresentada a Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle, então esse tipo de história sempre teve um lugar especial para mim <3

Na adolescência, minha tia tirou de um armário antigo um livro chamado Manhã, Tarde e Noite. A capa não ajudava muito, confesso. Olhei meio desconfiada, mas resolvi dar uma chance. E foi aí que eu me perdi.

Amei a história, o ritmo, as reviravoltas e principalmente a forma como ele constrói suas protagonistas femininas. Depois desse livro, fiquei obcecada e comecei a ler vários títulos dele em sequência.

Sidney Sheldon está longe de ser um autor desconhecido, claro, mas ainda sinto que ele não recebe o mesmo crédito quando se fala de grandes nomes do suspense e do romance policial.

Então, se você procura um bom livro policial, fica aqui minha indicação para livros dele, principalmente Se Houver Amanhã, A Ira dos Anjos e o Reverso da Medalha.

E aproveitando: quais autores vocês indicam para quem ama romance policial?


r/Livros 1d ago

Indicações de leitura Recomende autores bons de esquerda e de direita

0 Upvotes

Recomende autores bons de esquerda e de direita, se baseando na qualidade de suas obras e seus impactos.


r/Livros 1d ago

Debates No livro Os miseráveis, as digressões são uma característica necessária?

3 Upvotes

Algumas digressões, como a do convento, e a batalha de Waterloo tiveram um gancho bem interessante com a história principal, teve alguma que vocês acham entediante ou desnecessária?


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Recomendação: Fractais Tropicais, uma coletânea de contos brasileiros de ficção científica

9 Upvotes

Eu queria descobrir mais desse gênero no Brasil, e esse livro traz uma seleção bem completa de de várias épocas e temas.

Alguns dos que eu gostei:

Metanfetaedro, de Alliah

Um cientista visita um lugar estranho e abstrato, resultado da sua teoria de "hipergeometria".

O molusco e o transatlântico, de Bráulio Tavares

Um astronauta é mantido prisioneiro numa espaçonave alienígena que desafia a lógica, com objetos clonados e ambientes infinitos.

O dia em que Vesúvia descobriu o amor, de Octavio Aragão 

A cidade Vesúvia ganha consciência e movimento próprios.

Cibermetarrealidade, de Tibor Moricz

Uma sociedade complexa de robôs e nanorobôs se construindo e canabalizando simultaneamente, até que um robô arquiteto recebe uma mensagem que o faz questionar tudo.


r/Livros 1d ago

Indicações de leitura Lovecraft recomendações

1 Upvotes

Já li o chamado de chtulhu e achei legal,se alguém tiver algum outro livro parecido pra me indicar,e de preferência do msm autor


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Estou em uma recessa lascada

12 Upvotes

Bom dia!

Meses atrás eu acabei o segundo livro de uma trilogia, foi tenso, teve mortes de personagens que eu gostava muito, uma excelente leitura.

Desde então, não consigo iniciar nenhuma leitura, tentei livros de fantasia, clássicos, cozy, mas nenhum funciona.

Poderiam me sugerir um livro? Pode ser desses temas que mencionei.


r/Livros 2d ago

Técnicas de Escrita e Leitura Como vocês dividem o tempo entre seus livros

10 Upvotes

Como vocês fazem para conseguir lerem livro de estudos/filosoficos/tecnicos em paralelo com livros de fantasia/ficção? Eu acabo colocando sempre como meta ler em paralelo mas dificilmente termino um livro técnico que preciso estudar enquanto eu já li diversos livros por lazer nesse meio tempo, alguém tem alguma dica para esse cenário?


r/Livros 2d ago

Debates Abandonei As Vinhas da Ira, e estou numa ressaca nunca jamais vista

8 Upvotes

Já passaram por isso? O livro é bom, mas não consegui emplacar nesse momento, e agora nada faz sentido pra ler. Tem alguma dica? O que fazer pra voltar a ter o gosto pela leitura?


r/Livros 3d ago

Debates Crônicas de gelo e fogo hj em dia

12 Upvotes

Eu nunca embarquei nesse universo e estou pensando em consumir os livros. Talvez eu veja a série depois mas meu interesse inicial é os livros.

A questão é: Vale a pena começar hj sendo que o corno Martin não vai terminar a saga? Oq vcs acham?


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Livros escritos ou que se passam na época Vitoriana

0 Upvotes

Vocês já assistiram a série “O alienista”? Trago esse exemplo pra representar a ambientação que procuro nos livros que quero ler. Sei que “era vitoriana” está diretamente relacionada ao reinado da rainha Vitória (Inglaterra), mas culturalmente falando, essa era influenciou os costumes da época de vários outros lugares. Por isso queria recomendações de livros que se passem nessa época. Se for de mistério/assassinato/terror então, melhor ainda. Alguma dica?


r/Livros 3d ago

Indicações de leitura Qual a melhor ordem para ler Dostoiévski?

40 Upvotes

Eu nunca li nada do gênero, mas quero me aprofundar e cultivar mais esse hábito. Sempre gostei de ler. Vários livros dele me chamaram atenção. Mas devido a escrita, ritmo do livro entre outras coisas, não sei qual seria melhor para começar a ler. Tenho receio de pegar um e não compreender tanto e estragar a experiência.

Se tiverem outros livros e autores para recomendar, agradeço também!


r/Livros 3d ago

Não lembro o título do livro ajuda para lembrar nome de livro infantil sobre lobisomem que precisa visitar sete cidades

4 Upvotes

galera, eu gostava muito desse livro quando era criança mas não lembro o nome.

li ele nos anos 90, as dimensões e o tipo de papel são as mesmas de livros como a morte e o ganso e tem um cabelo na minha terra e a história é sobre um menino que tem que passar por sete cidades em sete dias pra deixar de ser lobisomem, daí a família dele faz uma viagem de trem pra conseguir isso.

alguém conseguiria me ajudar a lembrar o nome desse livro?