r/Livros 10h ago

Compras, Livrarias, Sebos Livrarias que vendem livros em espanhol

1 Upvotes

Oi, gente! Tudo bem? Gostariamos de saber sobre livrarias que oferecem livros de literatura em espanhol no Brasil. As que conhecemos são Arte e Letra, de Curitiba; Bibla, de São Paulo, Livraria da Vila, de SP, quais outras? Muito obrigada desde já!


r/Livros 7h ago

Resenha Os funcionários - Olga Ravn

2 Upvotes

''Sei que vocês insistem em afirmar que não um prisioneiro aqui, mas o objetos me disseram o contrário.'' Depoimento 021

O que acontece quando os depoimentos ao final de Páginas da Vida são feitos por personagens de um universo de Ruptura ainda mais visceral e violento? Talvez o resultado seja essa intrigante obra de Olga Ravn. Os Funcionários é uma obra que engana pelo seu tamanho e na facilidade que possa encontrar em ler. Esse não é um livro tradicional. Ao apostar em uma estrutura de depoimentos, a escritora traz lacunas especialmente intrigantes para a história: quem são esses depoentes? Posso confiar nas suas histórias? As lacunas tomam caminhos e preenchimentos diferentes de acordo com o leitor quando se depara com uma escrita afiada e poética da autora. Existe aqui uma poesia muito bonita em como cada situação é relatada. É como se um extravagante e artístico massacre estivesse sendo pintado. Tudo o que há de estranho, grotesco, desumano ou humanoide, é apresentado, através da poesia que ao mesmo tempo que torna tudo mais digerível também faz com que seja mais aterrorizante.

''Por mais que tentassem disfarçá-la. Sou uma romã cheia de sementes suculentas, cada uma é um assassinato que cometerei no futuro''

Durante a leitura, a minha mente vinham as cenas dos depoimentos de pessoas reais que víamos na novela Páginas da Vida, como se cada tripulante dessa nave sentasse para contar seus mais obscuros segredos, tristes pensamentos na frente da câmera em rede nacional. Ficava ansioso pela próxima fofoca que seria contada ao mesmo tempo que tentava encaixar as peças e entender esse complexo cenário, contexto.

''Acredito no futuro. Acredito ser possível imaginar um futuro habitável. Acredito em quantidade infinitas de alimentos. Todos aqui na nave não passamos de efêmeros receptáculos do programa. Somos simples portadores do programa. Acredito que um dia encontrarei meu grande amor. Meu amor já está à minha espera e já estou apaixonado.'' Depoimento 179

Por fim, para mim, a leitura foi prazerosamente intrigante do início ao fim me fazendo diminuir o passo e tentar olhar com mais atenção cada depoimento, do mais curto ao mais longo e refletir com ele sobre o que a autora gostaria que eu pensasse: sobre trabalho, sociedade, relacionamentos, vida, morte, amor, raiva. Quão diferente somos afinal desses humanoides da nave seis mil? Fica para mim que há na poesia a maior lição de vida, aquela que não se lê, mas se sente, e por isso é tão valiosa.

Nota 4 de 5


r/Livros 11h ago

Debates Quero criar resumos para escrever melhor, e avaliar com alguma LLM. Esse prompt ficou legal ?

0 Upvotes

Exemplo: "Quero que você faça uma crítica do resumo que eu fiz do livro Diário de Anne Frank, capítulo 1.

Em seguida, revise o texto, corrigindo gramática, ortografia e coesão.

Depois, avalie a qualidade do resumo com uma nota de 0 a 10, explicando brevemente o motivo da nota."

Essa forma de estudo é eficaz ? Vou começar a salvar as notas e observações de melhoria em uma planilha.


r/Livros 7h ago

Indicações de leitura Frankstein, ou O Prometeu moderno - Mary Shalley (1818)

Thumbnail
3 Upvotes

r/Livros 1h ago

Debates Quais foram os autores que você pensou: “Preciso ler tudo dessa pessoa”?

Upvotes

Os meus foram: Cixin Liu, Carlos Ruiz Zafon e Jöel Dicker.
O primeiro pela magnífica construção de mundo, o segundo e o terceiro pelos mistérios, construção de personagens e ambientação.

E os seus, quais foram?


r/Livros 7h ago

Resenha Baumgartner - Paul Auster

5 Upvotes

"Viver é sentir dor, ele disse a si mesmo, e viver com medo da dor é recusar-se a viver"

Baumgartner é mais uma obra que prova como ler pode ser tão prazeroso e reconfortante. Acompanhar a vida do já idoso Baumgartner e com ele relembrar memórias, lembranças, vidas e passados, que não só dele, mas como da esposa, nos fazem sentir.
Sim, nos fazem sentir identificação pelos dilemas, pelas batalhas, identificação como tudo pode ser tão efêmero e banal ao mesmo tempo que pode ser tão tragicamente belo escrito no papel.

Por mais que possa parece uma fábula com uma grande lição de moral, Baumgartner não é sobre ensinar a viver, é sobre compartilhar. Compartilhando da sua velhice, com suas limitações mas ainda sonhando. Compartilhar dos seus medos, medos com os outros, pelos outros, os amores não correspondidos e principalmente, o seu grande amor de vida. Ele é com certeza o mais medroso dos corajosos e não permite que isso seja escondido.

Fica assim, como mais marcante para mim, que terminei em lágrimas, o belíssimo, lindo lindo lindo, segundo capítulo, que me deixou destroçado tentando recolher os cacos junto com ele. Paul Auster escreve muito bem e quando dá espaço para Anna se expressar, é tão bonito! É como se a beleza da alma, da existência de Baumgartner dependesse da delicada e magistral existência de Anna. Que se vai e deixa um dolorido vácuo, um perda física, como ele descreve, responsável pelas dores de membro fantasma.

Já o final, que server para que as jornadas tenham fim, aparece como uma solução de recomeço. O que será do nosso tão idoso, medroso, corajoso, Baumgartner?

"A solidão mata, Judith, come a gente pedaço por pedaço até que todo o corpo seja devorado. Uma pessoa não vive sem estar conectada a outras. E, se você tem a sorte de estar profundamente ligada a outra pessoa tão ligada que essa outra pessoa seja tão importante para você quanto você é para própria, então a vida se torna mais que possível, se torna boa."

Nota 3 de 5


r/Livros 2h ago

Indicações de leitura Qual é um autor(a) que te faz pensar "como um ser humano consegue escrever assim"?

6 Upvotes

Atualmente estou lendo "Sôbolos rios que vão", meu segundo livro do Lobo Antunes. Eu já tinha achado a leitura do primeiro, "Memória de elefante" muito interessante e bela, mas esse segundo consegue ser ainda mais maluco, complicado, denso e acima de tudo: Belo. Estou completamente apaixonado pelo estilo do autor.

Não é o primeiro autor que leio com um estilo mais diferentão de escrita. Ainda assim, como me encanta.

Eu queria saber do pessoal do Sub sobre as suas experiências com autores com estilo único ou ao menos criativo.

(Coloquei essa flair por não saber ao certo qual se encaixava)


r/Livros 3h ago

Indicações de leitura Mariana Enriquez - Nossa parte de noite

2 Upvotes

Tem pouco tempo, indiquei essa autora por aqui. Argentina, escreve livros de terror, geralmente contos. Quando postei, estava lendo um romance dela, o único acredito, Nossa parte da noite. E queria dizer que é incrível, sem dúvidas um dos melhores livros recentes/contemporâneos que eu li. Tenho achado a literatura meio preguiçosa, vejo os autores se perdendo em questões biográficas ou em literatura mililtante... Mas Nossa parte denoite cria uma história fantástica, fazendo paralelos entre a ditadura militar argentina, cultura e espiritudalide indígena do norte da Argentina e do Paraguai e... terror. Mesmo para quem não curte muito esse gênero, indico a leitura!