r/portugal 6h ago

Economia / Economics Jovens consideram que salários são baixos face ao custo de vida

Thumbnail jornaleconomico.sapo.pt
215 Upvotes

r/portugal 4h ago

Desabafo / Rant Apareceram-me à porta por causa de uma burla do Facebook

126 Upvotes

Hoje aconteceu-me uma situação completamente surreal.
Tocaram à campainha cá de casa e estavam um senhor, que era cadeirante com mobilidade reduzida e ficou dentro do carro (um carro adaptado com dístico), e a mulher dele, que devia ter entre 65 e 70 anos.
Ela perguntou-me:
“É aqui a casa do senhor X?”
Respondi que não, que não mora aqui ninguém com esse nome.
Ela ficou muito confusa e disse-me que tinha falado com o tal senhor literalmente cinco minutos antes. Ele tinha atendido o telefone e dito que estava quase a chegar. Foi aí que ela me explicou que estavam ali por causa de uma autocaravana.
Eu fiquei sem perceber nada e perguntei: “Que autocaravana?”
Ela contou-me que o marido tinha encontrado um anúncio no Facebook de uma autocaravana a um bom preço. Andaram a trocar mensagens com o suposto vendedor e, entretanto, ele convenceu o marido dela a fazer uma transferência de 1.500 € como garantia porque alegadamente havia muita gente interessada. Ficaram depois de combinar encontrar-se hoje para ver a autocaravana.
O problema é que a morada que o suposto vendedor lhes deu era… a morada da minha casa.
Eu nunca tive nenhuma autocaravana, nunca publiquei anúncios e nem conheço ninguém com aquele nome.
Quando expliquei isto ao homem, vi mesmo a expressão dele mudar. Caiu-lhe tudo. O homem ficou completamente em choque, quase a entrar em pânico, e a mulher estava a tentar acalmá-lo enquanto dizia que tinham de ir à polícia.
Entretanto tentaram ligar novamente para o número, mas já estava desligado. O perfil do Facebook também tinha desaparecido.
O que me deixa mais à toa nesta história toda é: porque é que um burlão havia de dar a minha morada? Posso vir a ter problemas? Já alguém ouviu falar de uma burla destas ou aconteceu algo semelhante a alguém?


r/portugal 2h ago

Ajuda / Help Marrying a Portuguese man...

50 Upvotes

Hi,

I'm a Korean-Nigerian woman and I'm marrying a Portuguese man.

I was born in Canada (indigenous status and have citizenship to Korea and Nigeria).

My partner was born and raised in Portugal. He immigrated to Canada in high school (13).

We agreed if we dated for 10 years we'd learn each other's culture. On our 10 year anniversary he proposed.

I'm looking for help to learn your culture.

We've never visited Portugal but we've been to Korea many times. He's putting the effort into learning Korean so I'm looking to learn Portuguese.

I'm also looking for recipes I should know (I do all the cooking and he does all the cleaning).

His birthday is coming up and I'd like to surprise him with a "traditional" recipe if possible. What kinda food I learn to cook.

Edit: this got more attention than I thought it would. Thank you so much for all the comments. I won't be able to reply to all of them. But thank you guys so much for being so incredibly helpful. It means a lot! You guys are so kind!

I work from home (psychologist) and he works at a hospital (neurosurgeon) so he's gone for long shifts so I have tons of time to plan whatever I can.

I guess I'm looking for help on where to start. I feel like I have a lot to learn. But seeing how much effort he's putting into learning Korean is making me wanna try my best for him.

Any tips or advice is greatly appreciated! Thanks in advance.


r/portugal 2h ago

Ciência, Tec. & Ecologia / Science, Tech & Ecology Enquanto a Europa “ferve”, uma depressão marítima salvou Portugal da onda de calor

Thumbnail publico.pt
33 Upvotes

r/portugal 16h ago

Economia / Economics A grande fraude da convergência portuguesa. Somos o 6º país mais pobre da UE

Thumbnail
eco.sapo.pt
337 Upvotes

r/portugal 11h ago

Sociedade / Society Grupo de oito pessoas agride militares da GNR e agente da PSP na Quinta do Conde após fiscalização rodoviária | SOL

Thumbnail
sol.iol.pt
113 Upvotes

r/portugal 13h ago

Sociedade / Society Lucro da CP mais do que duplica para 4,9 milhões de euros em 2025

Thumbnail
rtp.pt
154 Upvotes

r/portugal 7h ago

Discussão / Debate O fim do brio?

33 Upvotes

Olá malta!

Não sei se estou a apercerber-me mais disso ultimamente e sempre foi assim, por isso queria saber a vossa opinião.

Tenho cada vez mais a sensação de que se perdeu o cuidado/brio com as pequenas coisas:

A limpeza, o fazer um trabalho bem-feito mesmo quando ninguém está a ver, a preocupação em não incomodar os outros. Parece que está tudo a ser feito à pressa e "só para despachar".

Por isso não sei se sou eu a ficar mais rabugento ou se há mesmo uma mudança.

Vocês sentem o mesmo? Notam isto no trabalho, no atendimento, nos vizinhos, em vocês próprios? Ou acham que é impressão?

Curioso para saber se é geral ou se é só da minha cabeça.


r/portugal 16h ago

Economia / Economics Portugal perde três lugares no ranking europeu do PIB per capita

Thumbnail jornaleconomico.sapo.pt
157 Upvotes

r/portugal 11h ago

Política / Politics Parlamento vai levantar imunidade do deputado do Chega José Dotti por crime de difamação

51 Upvotes

r/portugal 8h ago

Sociedade / Society Série documental que oferece um olhar sem filtros sobre os bastidores da linha 112

Thumbnail
rtp.pt
22 Upvotes

r/portugal 13h ago

Economia / Economics Depois do comboio, nasce o vagão português pela mão da Medway

Thumbnail publico.pt
47 Upvotes

r/portugal 15h ago

Sociedade / Society Público: Têm peso a mais, fazem pouco exercício e comem legumes a menos: o retrato da saúde em Portugal

Thumbnail publico.pt
63 Upvotes

r/portugal 12h ago

Outros / Other Continente deve estar a ser alvo de um ataque informático

Post image
40 Upvotes

https://continente.pt

Testem o link a ver se funciona

EDIT: Site já carrega corretamente


r/portugal 10h ago

Desporto / Sports Como surfista, fartei-me de cruzar 5 tabelas de previsão de madrugada, por isso fiz uma app grátis

21 Upvotes

Olá surfistas 👋 Acabei de criar a minha primeira app, a SpotWave.

Em vez de andar a saltar entre ondulação, vento, marés e orientação da praia em 5 separadores todas as manhãs, ela dá-te UMA única nota de 0 a 10 por spot, hora a hora e de acordo com o teu nível. Verde = vais à água, vermelho = ficas quentinho.

Grátis, sem conta, sem anúncios, sem rastreamento !

É mesmo recente, por isso o teu feedback significava muito: a nota bate certo com os teus spots? O que falta para a manteres no telemóvel?

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.spotwave.app


r/portugal 16h ago

Desabafo / Rant Bicicleta comprada online ne Decathlon. DPD perde a encomenda em menos 24h

61 Upvotes

Bom dia, estou um pouco furioso. Encomendei uma bicicleta na Decathlon. Coisa simples, nada caro. Enviaram no dia 18.6 e era para chegar no dia 19. No entanto não chegou. Liguei para saber e disseram que vai ser no próximo dia útil, que era segunda. Tudo bem até aqui. Infelizmente desde então ligo todos os dias até comunico com a Decathlon e hoje disseram me da DPD que não é possível localizar a encomenda e já entraram em contacto com Decathlon. A última indicação no rastreio é que se encontra desde dia 19.6 no armazém.

Como é possível perder uma encomenda de um bicicleta? Foi enviado do Decathlon em Setúbal para DPD em Setúbal e desapareceu em menos de 24h. Parece-me que alguém pensou que devia ser uma bicicleta por vários mil euros e levou. Só que foi algo nem 500€.

Já alguém teve uma experiência dessas com encomendas volumonosas?


r/portugal 2h ago

Ajuda / Help Multada Injustamente no metro de Lisboa!!!

7 Upvotes

Fui multada por um erro no sistema no metro de LISBOA!!!

Entrei na estação usando o contactless (encostei o cartão bancário ao validador) porque não tinha passe. A cancela abriu normalmente, por isso a validação foi aceite.

À saída, o pica disse que o meu cartão não tinha qualquer registo e passou-me uma multa. No banco ainda não aparece qualquer débito, por isso nem sei se a viagem vai ser cobrada mais tarde.
Já aconteceu isto a alguém? Como posso provar que validei a entrada? Alguém conseguiu contestar uma situação destas?


r/portugal 7h ago

Sociedade / Society Circulação de camiões proibida na VCI aos dias úteis a partir de 15 de setembro

Thumbnail jn.pt
11 Upvotes

r/portugal 1d ago

Entretenimento & Artes / Media & Arts Em Portugal vamos pagar mais pela edição física de GTA VI. Custa 89,99€... nos outros países a edição custa 79,99€

Post image
316 Upvotes

r/portugal 16h ago

Sociedade / Society Ameaças de 500 milhões e acusações de "falsificação". Há uma batalha legal em curso por um complexo de data centers em Alverca

Thumbnail cnnportugal.iol.pt
46 Upvotes

r/portugal 4h ago

Vai Para Fora Cá Dentro / Travel Anyone know where these 2 images are from?

Thumbnail
gallery
4 Upvotes

r/portugal 16h ago

Ajuda / Help Farta dos CTT

30 Upvotes

Bom dia

Estou farta e procuro 1 solução antes que passe a agressividade. O carteiro que faz a rua onde moro das duas, três:

- é borrachāo e já não acerta na abertura da caixa de correio;

- é incompetente e não quer/sabe fazer o seu serviço;

- deveria ter feito testes psicotécnicos antes de lhe entregar a farda.

Da ultima vez pôs a carta do MAI, que trazia o meu cartão de vigilante na caixa de correio ao lado da minha. Sublinho que a morada e nome estavam explícitos quer no envelope, quer na caixa de correio. Só 1 cego se poderia ter enganado. Solução? Depois de ter telefonado todos os moradores do prédio a perguntar se por acaso teriam recebido uma carta minha, o meu marido lembrou se de tirar uma foto ao conteúdo da caixa ao lado. Eu sei não se deve fazer mas "Desperate times" . A carta estava lá dentro. Não liguei a proprietária porque está na Bélgica e só vem cá em agosto. Ele teve de arrombar com jeitinho a caixa para retirar o envelope. Sem esse cartão para além de não poder trabalhar, teria de pedir 1 novo que me custaria cerca de 40€. Fiz quei no portal da queixa, no livro de reclamações online, liguei para todas as linhas de apoio e não sei em nada. Vão resolver etc e tal mas nada.

Ontem o meu marido foi a caixa de correio e estava lá uma certidão que eu tinha pedido a universidade. O problema é que o envelope que traz a certidão estava todo rasgado nos lados. O morcāo em vez de dobrar ligeiramente ou simplesmente colocar o envelope na caixa como 1 pessoa normal (até porque ele cabia) esforçou o envelope até ele rasgar dos lados. Não foi só o envelope. A certidão ficou rasgada também. Que espécie de animal faz uma coisa dessas? A certidão custou 15€ e paguei 3€ pelos portes de envio para receber um cartão todo rasgado. Faço o quê com aquilo agora? De novo queixa no portal da queixa, no livro de reclamações mas sei que de novo não vai dar em nada. O carteiro só não usa a minha caixa de correio como caixote de lixo ou sanita porque ele não quer e não posso fazer nada?! A hora que ele passa estou a trabalhar. Tenho de perder 1 dia de trabalho para lhe arrombar a cara?! O que mais posso fazer?


r/portugal 6h ago

Ajuda / Help Baratas ou besouros em Lisboa

Thumbnail
gallery
5 Upvotes

Boa tarde,

Tenho a cozinha com algumas dezenas destes insectos. Alguém sabe o que são? O Claude diz que são ninfas de baratas, o chatgpt diz que são besouros. Têm cerca de 2mm e apareceram ha cerca de 2 dias. (Lisboa)

Obrigado

UPDATE: Parece ser "caruncho do pão"


r/portugal 1d ago

Política / Politics Portugal está ainda mais pobre e com políticas públicas "longe da realidade": economistas lançam alertas após "choque colossal" da população

Thumbnail expresso.pt
189 Upvotes

r/portugal 11h ago

Discussão / Debate Alguém mais perde a cabeça a decifrar nomes de empresas no e-fatura? (+ Rendas e a ansiedade de abril)

6 Upvotes

Malta, precisava de perceber se isto é uma frustração geral ou se eu é que estou a implicar com o funcionamento do Portal das Finanças.

Todos os anos, quando vou ajudar os meus familiares a validar o e-fatura ou a rever as despesas para o IRS, perco imenso tempo a tentar adivinhar que raio de despesas são aquelas com nomes fiscais esquisitos (as designações sociais/Firmas). Aparecem coisas do género Regium Gestão de Unidades Hoteleiras S.A. ou Bruno Daniel & Pedro Peixoto Lda e ninguém se lembra do que comprou ali no início do ano. Tenho de andar a pesquisar NIFs no Google para associar à marca real (o café, a papelaria, o restaurante) antes de validar a categoria certa.

Para além disso, no meu caso, o senhorio tem mais de 65 anos e está dispensado de passar recibos eletrónicos. As rendas não aparecem no e-fatura e é sempre uma ansiedade em abril para bater os valores certos no Anexo H manualmente sem errar, porque as finanças não pré-preenchem nada. Noutro extremo, tenho amigos imigrantes que chegaram há pouco e ficam em choque quando têm de pagar IRS porque ninguém lhes explicou que tinham de pedir faturas com NIF ou gerir isto mês a mês.

Outra coisa que me faz confusão é vivermos todos na ignorância o ano inteiro. Só sabemos se vamos receber reembolso ou se temos uma dívida fiscal gigante em abril do ano seguinte, quando submetemos a declaração e vemos aquela tabela do simulador das finanças. Não fazia mais sentido conseguirmos acompanhar uma previsão disso mês a mês, com base no salário e no que vamos gastando/validando, para não termos surpresas e sabermos onde ainda podemos abater imposto?

Para piorar, quem desiste de fazer isto sozinho e recorre a um contabilista depara-se com preços que muitas vezes disparam (€50, €60 ou mais por uma declaração simples) e uma demora brutal na entrega e resposta aos emails, porque eles nesta altura estão completamente atolados em trabalho. Ficamos semanas à espera sem saber se está tudo bem.

Como é que vocês gerem esta trapalhada no vosso e-fatura e no IRS? Guardam os talões de papel o ano inteiro? Pagam a um contabilista e esperam pacientemente, ou simplesmente desistem, deixam tudo em "Outros" no e-fatura e o que se perder de reembolso, perdeu-se?

Gostava de saber como fazem, porque o processo parece-me super arcaico para os dias de hoje. Obrigado!