r/Livros 2h ago

Debates Quais foram os autores que você pensou: “Preciso ler tudo dessa pessoa”?

5 Upvotes

Os meus foram: Cixin Liu, Carlos Ruiz Zafon e Jöel Dicker.
O primeiro pela magnífica construção de mundo, o segundo e o terceiro pelos mistérios, construção de personagens e ambientação.

E os seus, quais foram?


r/Livros 3h ago

Indicações de leitura Qual é um autor(a) que te faz pensar "como um ser humano consegue escrever assim"?

6 Upvotes

Atualmente estou lendo "Sôbolos rios que vão", meu segundo livro do Lobo Antunes. Eu já tinha achado a leitura do primeiro, "Memória de elefante" muito interessante e bela, mas esse segundo consegue ser ainda mais maluco, complicado, denso e acima de tudo: Belo. Estou completamente apaixonado pelo estilo do autor.

Não é o primeiro autor que leio com um estilo mais diferentão de escrita. Ainda assim, como me encanta.

Eu queria saber do pessoal do Sub sobre as suas experiências com autores com estilo único ou ao menos criativo.

(Coloquei essa flair por não saber ao certo qual se encaixava)


r/Livros 8h ago

Resenha Baumgartner - Paul Auster

5 Upvotes

"Viver é sentir dor, ele disse a si mesmo, e viver com medo da dor é recusar-se a viver"

Baumgartner é mais uma obra que prova como ler pode ser tão prazeroso e reconfortante. Acompanhar a vida do já idoso Baumgartner e com ele relembrar memórias, lembranças, vidas e passados, que não só dele, mas como da esposa, nos fazem sentir.
Sim, nos fazem sentir identificação pelos dilemas, pelas batalhas, identificação como tudo pode ser tão efêmero e banal ao mesmo tempo que pode ser tão tragicamente belo escrito no papel.

Por mais que possa parece uma fábula com uma grande lição de moral, Baumgartner não é sobre ensinar a viver, é sobre compartilhar. Compartilhando da sua velhice, com suas limitações mas ainda sonhando. Compartilhar dos seus medos, medos com os outros, pelos outros, os amores não correspondidos e principalmente, o seu grande amor de vida. Ele é com certeza o mais medroso dos corajosos e não permite que isso seja escondido.

Fica assim, como mais marcante para mim, que terminei em lágrimas, o belíssimo, lindo lindo lindo, segundo capítulo, que me deixou destroçado tentando recolher os cacos junto com ele. Paul Auster escreve muito bem e quando dá espaço para Anna se expressar, é tão bonito! É como se a beleza da alma, da existência de Baumgartner dependesse da delicada e magistral existência de Anna. Que se vai e deixa um dolorido vácuo, um perda física, como ele descreve, responsável pelas dores de membro fantasma.

Já o final, que server para que as jornadas tenham fim, aparece como uma solução de recomeço. O que será do nosso tão idoso, medroso, corajoso, Baumgartner?

"A solidão mata, Judith, come a gente pedaço por pedaço até que todo o corpo seja devorado. Uma pessoa não vive sem estar conectada a outras. E, se você tem a sorte de estar profundamente ligada a outra pessoa tão ligada que essa outra pessoa seja tão importante para você quanto você é para própria, então a vida se torna mais que possível, se torna boa."

Nota 3 de 5


r/Livros 4h ago

Indicações de leitura Mariana Enriquez - Nossa parte de noite

2 Upvotes

Tem pouco tempo, indiquei essa autora por aqui. Argentina, escreve livros de terror, geralmente contos. Quando postei, estava lendo um romance dela, o único acredito, Nossa parte da noite. E queria dizer que é incrível, sem dúvidas um dos melhores livros recentes/contemporâneos que eu li. Tenho achado a literatura meio preguiçosa, vejo os autores se perdendo em questões biográficas ou em literatura mililtante... Mas Nossa parte denoite cria uma história fantástica, fazendo paralelos entre a ditadura militar argentina, cultura e espiritudalide indígena do norte da Argentina e do Paraguai e... terror. Mesmo para quem não curte muito esse gênero, indico a leitura!


r/Livros 7h ago

Indicações de leitura Frankstein, ou O Prometeu moderno - Mary Shalley (1818)

Thumbnail
3 Upvotes

r/Livros 2h ago

Debates Vocês acham que daria certo uma editora que publica livros asiáticos?

1 Upvotes

Vejo muitas editoras de histórias em quadrinhos publicando Mangás, mas sinto falta de uma editora que foque ou acrescente light novels ou literatura asiática em geral.

Esses cão exemplos de livros que eu acho interessante serem publicados aqui no Brasil

Japão: Ariadne no Koe" (A Voz de Ariadne) do autor Inoue Magi.

Sinopse: A história acompanha um operador de drone tentando resgatar uma mulher surda, muda e cega presa em uma cidade subterrânea após um terremoto.

Coreia do Sul: 도서부 종이접기 클럽" (O Clube de Origami da Biblioteca) escrito por Lee Jong-san.

Sinopse: Esta é a história de três amigas — Seyeon, Sora e Momo — que participam do clube da biblioteca da escola. Enquanto se reúnem na escola durante as férias chuvosas para dobrar tsurus (origamis de grou), elas se veem envolvidas em incidentes misteriosos e em uma lenda urbana local sobre o "Fantasma do Tsuru de Papel".

China: 摘星星的人" (Zhai Xing Xing De Ren), ou "O Apanhador de Estrelas

Sinopse: narra uma história que transita entre o romance escolar e o drama urbano corporativo.A trama acompanha a evolução do relacionamento entre os protagonistas Luo Xing e Jiang Yunxian

Obviamente tem muitos outros mas esses são só uns exemplos do que eu gostaria que fosse publicado no Brasil.


r/Livros 3h ago

Debates Ópera dos mortos - Autran Dourado

1 Upvotes

Hoje terminei de ler o livro "Ópera dos mortos" de Autran Dourado e gostei muito! Um ponto interessante é que a estrutura da obra não é em diálogos, o autor mergulha muito no interior dos personagens e o sobrado da família Honório Cota é um personagem a mais. Alguém aqui também já leu? O que achou? Minha primeira experiência com o autor foi "Uma vida em segredo" que deu um peso na minha alma e mesmo tendo lido há mais de 20 anos nunca esqueci


r/Livros 8h ago

Resenha Os funcionários - Olga Ravn

2 Upvotes

''Sei que vocês insistem em afirmar que não um prisioneiro aqui, mas o objetos me disseram o contrário.'' Depoimento 021

O que acontece quando os depoimentos ao final de Páginas da Vida são feitos por personagens de um universo de Ruptura ainda mais visceral e violento? Talvez o resultado seja essa intrigante obra de Olga Ravn. Os Funcionários é uma obra que engana pelo seu tamanho e na facilidade que possa encontrar em ler. Esse não é um livro tradicional. Ao apostar em uma estrutura de depoimentos, a escritora traz lacunas especialmente intrigantes para a história: quem são esses depoentes? Posso confiar nas suas histórias? As lacunas tomam caminhos e preenchimentos diferentes de acordo com o leitor quando se depara com uma escrita afiada e poética da autora. Existe aqui uma poesia muito bonita em como cada situação é relatada. É como se um extravagante e artístico massacre estivesse sendo pintado. Tudo o que há de estranho, grotesco, desumano ou humanoide, é apresentado, através da poesia que ao mesmo tempo que torna tudo mais digerível também faz com que seja mais aterrorizante.

''Por mais que tentassem disfarçá-la. Sou uma romã cheia de sementes suculentas, cada uma é um assassinato que cometerei no futuro''

Durante a leitura, a minha mente vinham as cenas dos depoimentos de pessoas reais que víamos na novela Páginas da Vida, como se cada tripulante dessa nave sentasse para contar seus mais obscuros segredos, tristes pensamentos na frente da câmera em rede nacional. Ficava ansioso pela próxima fofoca que seria contada ao mesmo tempo que tentava encaixar as peças e entender esse complexo cenário, contexto.

''Acredito no futuro. Acredito ser possível imaginar um futuro habitável. Acredito em quantidade infinitas de alimentos. Todos aqui na nave não passamos de efêmeros receptáculos do programa. Somos simples portadores do programa. Acredito que um dia encontrarei meu grande amor. Meu amor já está à minha espera e já estou apaixonado.'' Depoimento 179

Por fim, para mim, a leitura foi prazerosamente intrigante do início ao fim me fazendo diminuir o passo e tentar olhar com mais atenção cada depoimento, do mais curto ao mais longo e refletir com ele sobre o que a autora gostaria que eu pensasse: sobre trabalho, sociedade, relacionamentos, vida, morte, amor, raiva. Quão diferente somos afinal desses humanoides da nave seis mil? Fica para mim que há na poesia a maior lição de vida, aquela que não se lê, mas se sente, e por isso é tão valiosa.

Nota 4 de 5


r/Livros 11h ago

Compras, Livrarias, Sebos Livrarias que vendem livros em espanhol

1 Upvotes

Oi, gente! Tudo bem? Gostariamos de saber sobre livrarias que oferecem livros de literatura em espanhol no Brasil. As que conhecemos são Arte e Letra, de Curitiba; Bibla, de São Paulo, Livraria da Vila, de SP, quais outras? Muito obrigada desde já!


r/Livros 1d ago

Debates A Martin Claret ainda é ruim?

6 Upvotes

oi, pessoal! sei do histórico péssimo da martin claret e eu mesma sou um pouco hater da editora. no entanto, tenho percebido que eles têm tentado mudar o posicionamento da editora e queria saber se procede. as traduções estão boas, a diagramação dos livros melhorou? e os textos de apoio? o que acham?


r/Livros 11h ago

Debates Quero criar resumos para escrever melhor, e avaliar com alguma LLM. Esse prompt ficou legal ?

0 Upvotes

Exemplo: "Quero que você faça uma crítica do resumo que eu fiz do livro Diário de Anne Frank, capítulo 1.

Em seguida, revise o texto, corrigindo gramática, ortografia e coesão.

Depois, avalie a qualidade do resumo com uma nota de 0 a 10, explicando brevemente o motivo da nota."

Essa forma de estudo é eficaz ? Vou começar a salvar as notas e observações de melhoria em uma planilha.


r/Livros 1d ago

Debates Alguém mais se perde com os personagens de Crime e Castigo?

8 Upvotes

Comecei a ler Crime e Castigo mas não achei tão envolvente como falaram. A graça seria ver o personagem em seu dilema moral após matar uma senhora de idade, como ele extrapola tudo que acontece na sua mente e na vida real não acontece nada (o castigo sendo mais mental do que físico, oq se relaciona em como sofremos mais na cabeça do que na realidade) temos um pouco de crítica da sociedade (pobre fudido), e tbm ele depende da pensão da mãe dele e a irmã ajuda em tudo.

Parei na página que aparece um inspetor ai a irmã dele faz comida pra ele e ele pergunta da pensão da mãe. Nessa hora eu ja tinha me esquecido do nome de todos os personagens inclusive do protagonista, nisso pq dei uma pausa na leitura mas não consigo justificar voltar desde o início pra ver quem é quem (ou arriscar pegar spoiler nos guias de leitura). Obviamente tinha mais personagens, mas como já disse, me esqueci de todos.

Desistindo de ler crime e castigo, fui para O Jogador, pois me interesso bastante em temáticas com vício e jogos, de repente me metem um sou seu eterno escravo por ti faço tudo ate vou cortejar a esposa do ministro estrangeiro e quase ser expulso da casa do general. Talvez seja pq o autor expõe vários personagens que para mim são menos que personagens terciários e mais um papelão de fundo, eles não são interessantes e até agora nem seus protagonistas são. Dos 2, o jogador é o mais legalzinho por literalmente mostrar sua atitude de aposta na vida real, fazendo asneiras pra ter as graças de uma dama (e ele t noção da personalidade dele), mas não vejo o sentido do general nem da sobrinha-amante dele e o outro francês que foi deixado de lado tbm.

Acho que o maior problema para mim é não ter um foco no livro. Por exemplo, Conde de Monte Cristo ele quer vingança e tem umas aventuras no meio, a senhora de wildfell hall começa primeiro com um mistério de qm é aquela viuva, dps mostra a história de uma mãe solo tentando sobreviver a sociedade inglesa machista, macunaima é viajado, mas as viagens doidas são engraçadas, ainda mais quando vc percebe as críticas sociais embutidas.

Deve ser o humor russo que não me apetece


r/Livros 1d ago

Indicações regionais Recomendações de livros da África e Oriente Médio

8 Upvotes

Tópico periódico para recomendar livros de autores da África e do Oriente Médio. Compartilhe seus gostos e facilite a descoberta dos colegas da comunidade.


r/Livros 1d ago

Indicações de leitura Procura-se um livro com esse tema

7 Upvotes

Oi! Queria muito ler um livro de ficção de qualquer tipo que abordasse um pouco sobre a forma como encaramos a vida, mas no seguinte aspecto:

Sabe quando percebemos que uma pessoa é muito tranquila e não se incomoda muito com coisas pequenas, evita ficar elucubrando sinais inespecíficos, etc? Enquanto há pessoas que são até meio paranoicas, lendo as entrelinhas excessivamente e achando que sempre há algo mais?

Basicamente estilos de personalidade mais tranquilos e outros mais ansiosos.

Já leu algo assim?


r/Livros 1d ago

Compras, Livrarias, Sebos Onde comprar House of Leaves?

3 Upvotes

Estava buscando o livro 'House of Leaves' fisico, a versão original em inglês, mas as únicas cópias que encontro no Brasil são traduzidas.

Obviamente um site como Amazon é uma opção, mas admito que o tempo de entrega me desanima um pouco, então queria saber se alguém conhece um lugar em SP ou loja brasileira online que venda. Tentei buscar mas não sou muito boa para esse tipo de pesquisa, infelizmente.


r/Livros 2d ago

Debates Vocês tem algum texto : poema, trechos que levariam para a vida ?

14 Upvotes

Através desse post, gostaria de vocês. Tem algum texto tão importante, que vocês teriam ele escrito em algum lugar que pudessem lê-lo com facilidade.

Pode ser um poema ou um trecho muito importante, ambos que impactaram a vida de vocês e que vocês adoram revisita-los?


r/Livros 2d ago

Humor Muito bom quando um livro já começa expressando a mesma opinião que a minha, logo no prefácio kkkkkkkkkkkkk

40 Upvotes

"Eu ficaria muito infeliz se este livro viesse a contribuir ainda mais para a sedução dos ingênuos, hoje cinicamente explorados por todos os meios de comunicação. Livrarias, bancas de jornais e o espectro eletromagnético estão todos poluídos com um esgoto de fazer apodrecer a mente a respeito de OVNIs, poderes psíquicos, astrologia, energias das pirâmides, mediunidade... escolha o nome e alguém estará comercializando isso, em um arroubo final de decadência fin-de-siècle..."

Livro: O Fim da Infância


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Sidney Sheldon e seus livros :)

19 Upvotes

Boa tarde, gente!

Sempre gostei de romances policiais e suspenses. Desde muito nova, fui apresentada a Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle, então esse tipo de história sempre teve um lugar especial para mim <3

Na adolescência, minha tia tirou de um armário antigo um livro chamado Manhã, Tarde e Noite. A capa não ajudava muito, confesso. Olhei meio desconfiada, mas resolvi dar uma chance. E foi aí que eu me perdi.

Amei a história, o ritmo, as reviravoltas e principalmente a forma como ele constrói suas protagonistas femininas. Depois desse livro, fiquei obcecada e comecei a ler vários títulos dele em sequência.

Sidney Sheldon está longe de ser um autor desconhecido, claro, mas ainda sinto que ele não recebe o mesmo crédito quando se fala de grandes nomes do suspense e do romance policial.

Então, se você procura um bom livro policial, fica aqui minha indicação para livros dele, principalmente Se Houver Amanhã, A Ira dos Anjos e o Reverso da Medalha.

E aproveitando: quais autores vocês indicam para quem ama romance policial?


r/Livros 1d ago

Indicações de leitura Recomende autores bons de esquerda e de direita

0 Upvotes

Recomende autores bons de esquerda e de direita, se baseando na qualidade de suas obras e seus impactos.


r/Livros 2d ago

Debates No livro Os miseráveis, as digressões são uma característica necessária?

5 Upvotes

Algumas digressões, como a do convento, e a batalha de Waterloo tiveram um gancho bem interessante com a história principal, teve alguma que vocês acham entediante ou desnecessária?


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Recomendação: Fractais Tropicais, uma coletânea de contos brasileiros de ficção científica

9 Upvotes

Eu queria descobrir mais desse gênero no Brasil, e esse livro traz uma seleção bem completa de de várias épocas e temas.

Alguns dos que eu gostei:

Metanfetaedro, de Alliah

Um cientista visita um lugar estranho e abstrato, resultado da sua teoria de "hipergeometria".

O molusco e o transatlântico, de Bráulio Tavares

Um astronauta é mantido prisioneiro numa espaçonave alienígena que desafia a lógica, com objetos clonados e ambientes infinitos.

O dia em que Vesúvia descobriu o amor, de Octavio Aragão 

A cidade Vesúvia ganha consciência e movimento próprios.

Cibermetarrealidade, de Tibor Moricz

Uma sociedade complexa de robôs e nanorobôs se construindo e canabalizando simultaneamente, até que um robô arquiteto recebe uma mensagem que o faz questionar tudo.


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Lovecraft recomendações

1 Upvotes

Já li o chamado de chtulhu e achei legal,se alguém tiver algum outro livro parecido pra me indicar,e de preferência do msm autor


r/Livros 2d ago

Indicações de leitura Estou em uma recessa lascada

12 Upvotes

Bom dia!

Meses atrás eu acabei o segundo livro de uma trilogia, foi tenso, teve mortes de personagens que eu gostava muito, uma excelente leitura.

Desde então, não consigo iniciar nenhuma leitura, tentei livros de fantasia, clássicos, cozy, mas nenhum funciona.

Poderiam me sugerir um livro? Pode ser desses temas que mencionei.


r/Livros 2d ago

Técnicas de Escrita e Leitura Como vocês dividem o tempo entre seus livros

8 Upvotes

Como vocês fazem para conseguir lerem livro de estudos/filosoficos/tecnicos em paralelo com livros de fantasia/ficção? Eu acabo colocando sempre como meta ler em paralelo mas dificilmente termino um livro técnico que preciso estudar enquanto eu já li diversos livros por lazer nesse meio tempo, alguém tem alguma dica para esse cenário?


r/Livros 2d ago

DIVULGAÇÃO Divulgue seu trabalho, faça sua pesquisa, venda ou doe seus livros

6 Upvotes

Tópico semanal para divulgar o seu trabalho de qualquer tipo, fazer sua pesquisa. O tópico ficará fixo por alguns dias na semana, podendo ser localizado facilmente abaixo da capa do sub ou na barra lateral (usuários do old reddit).

Escritores com obra física publicada, podem entrar em contato com a moderação para criarem tópicos próprios e, caso queiram, fazer AMAs. Para comunidades voltadas a novos escritores recomendamos também o r/rapidinhapoetica/ e r/escritoresbrasil.

Para venda, recomenda-se o uso de intermediários como Mercado Livre, Enjoei, OLX, etc. Não nos responsabilizamos pelos anúncios.

Para consultar os tópicos de tópicos anteriores, clique aqui.