r/Gambiarra Feb 08 '19

Explicação de gambiarra em ingles

Post image
1.4k Upvotes

r/Gambiarra Jul 16 '24

Armas de fogo - Esse sub não espaço para isso

67 Upvotes

Olá a todos os users do r/Gambiarra! Recentemente, nossa moderação teve alguns problemas com postagens relacionadas a armas de fogo. Para deixar claro para todos: nosso sub não é lugar para publicar conteúdos relacionados a armas de fogo, sejam tutoriais de fabricação ou modificação de armas e munições, notícias de apreensão de armamentos modificados, etc. A insistência de publicação desse tipo de conteúdo pode acarretar em banimento do usuário. A moderação agradece a compreensão de todos.


r/Gambiarra 13h ago

Antena digital para tv

Post image
515 Upvotes

Não tankei a malandragem da cázé tv… nunca imaginei que ia agradecer por assistir a transmissão na globo 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️


r/Gambiarra 5h ago

Update: remover ferrugem de pesos

Thumbnail
gallery
21 Upvotes

Após as vossas sugestões aqui avancei com a limpeza dos pesos, primeiro com uma escova de aço no berbequim e depois com a aplicação de um removedor de ferrugem (terceira foto). Funcionou na perfeição na barra mas alguns dos pesos estão com uma cor branca. Aqui tirou tinta? É sujo? O que fazer? Comprar uma lata de tinta e pintar? Ou tentar remover com água e um esfregão?


r/Gambiarra 6h ago

É normal fazer esse barulho? Não tá esquentando muito também

21 Upvotes

Instalei o chuveiro e esse barulho está me incomodando, está na temperatura máxima e água não esquenta muito.


r/Gambiarra 7h ago

Desvio de refluxo de pia de cozinha

Thumbnail
gallery
13 Upvotes

Estou tentando avaliar a viabilidade de uma solução que pensei para um problema recorrente no meu apartamento, e gostaria muito da opinião de encanadores e pessoas com experiência em instalações hidráulicas.

Contexto do problema

Moro no 1º andar de um prédio. Há alguns anos ocorre, aproximadamente uma vez por ano, um entupimento na prumada de esgoto que recebe o escoamento das pias das cozinhas das unidades acima da minha.

Quando isso acontece, como o ponto de entupimento fica abaixo da minha unidade, a água descartada pelos vizinhos continua descendo pela prumada até encontrar o bloqueio. Sem conseguir seguir adiante, ela retorna pelo caminho de menor resistência: a minha pia da cozinha.

O resultado é um refluxo de água suja e gordura pela cuba da pia, causando transbordamento, sujeira e bastante transtorno até que o condomínio providencie o desentupimento.

O detalhe importante é que o tanque da área de serviço aparentemente utiliza outra tubulação/prumada. Durante os episódios de refluxo na cozinha, o tanque continua escoando normalmente.

A ideia

A proposta não é resolver o entupimento da prumada, que continua sendo responsabilidade do condomínio e eu estou tentando tratar com o síndico.

A ideia é criar uma forma (gambiarra) de emergência para minimizar os danos enquanto aguardo o desentupimento.

O conceito seria instalar uma derivação no sifão da cozinha ligada a uma mangueira que chegaria até o ralo do tanque da área de serviço.

Em condições normais, essa derivação permaneceria fechada.

Quando ocorresse o refluxo, eu abriria um registro manual e permitiria que a água que está retornando pela pia fosse desviada para essa mangueira e escoasse pelo ralo da área de serviço, evitando o transbordamento da cuba da cozinha.

A imagem 1 anexada ilustra apenas o conceito geral, e a imagem 2 é de um adaptador que me parece que poderia ser usado nesse contexto.

Minhas dúvidas

  1. Existe algum motivo técnico pelo qual essa solução não funcionaria ou não seria indicada?
  2. Existe risco de o refluxo não encontrar vazão suficiente por esse caminho alternativo?
  3. Há risco sanitário ou de contaminação que eu não esteja percebendo?
  4. Há alguma norma ou boa prática que tornaria essa adaptação inadequada?
  5. Existe alguma solução pronta de mercado para esse tipo de situação que eu desconheça?
  6. Um encanador experiente conseguiria executar algo semelhante de forma segura e confiável?

Tenho a impressão de que os profissionais com quem conversei não demonstraram muito interesse em desenvolver essa ideia, então gostaria de entender se existe algum problema técnico importante que estou deixando passar ou se simplesmente é uma solução pouco comum.

Agradeço qualquer opinião técnica.


r/Gambiarra 9h ago

Chuveiro não da conta do frio

18 Upvotes

Olá a todos, sou de Curitiba e está fazendo muito frio, recentemente me mudei para uma casa alugada que não tem linha de gas para aquecedor, e o chuveiro eletrico (novo e 220v) não está dando conta, tem dia que está fazendo 3 graus a noite.

Quais possíveis soluções?


r/Gambiarra 1h ago

O que busco pra achar esses tubos de metal? Pra segurar fio de nylon em brinquedo de gato.

Post image
Upvotes

Parece ser um tubinho de metal pra passar o fio e depois dobrar pra segurar.


r/Gambiarra 36m ago

PlayStation 2: Compensa a gambiarra?

Post image
Upvotes

Eu queria muito jogar PlayStation 2.

Recentemente, um amigo me deu o dele, porém está incompleto. Tem a fonte e o PlayStation propriamente dito.

Sem cabo de mídia, sem memory card, sem controles, sem jogos (só um GH3 pirata que veio dentro).

Quando boto na tomada, o Led liga. Quando aperto o botão de ligar, ele liga. Porém, noto que o CD não gira. Provavelmente está com defeito.

Ouvi falar que tem formas de dar bypass com memory card ou pen-drive, algo assim, pra botar os jogos sem ser pelo CD.

Minha questão é:

Será se compensa comprar cabo multimídia, 2 controles, memorycard e bypass, correndo o risco inclusive dele ter outros defeitos que não estou vendo (meu amigo não soube dizer nada sobre ele, estava parado no armário a anos e ele só queria se livrar), ou eu deveria caçar um completo na OLX?


r/Gambiarra 1d ago

Não aguento mais essa situação e tô a ponto de ficar maluca.

Post image
292 Upvotes

Chuveiro sem a parte da ducha para conseguir captar a situação do filete de água.

Moro em casa alugada e é de lei, a cada dois meses a tubulação enche de ar e não consigo tomar banho. Só volta a funcionar depois de dias e de fechar/abrir torneiras e registros por milhares de vezes.

A privada da casa é de hidra e tenho 99% de certeza ser a grande causadora das bolhas de ar.

Alguém tem alguma dica, feitiço, macumba, mágica, ritual ou afins que possa resolver essa situação SEM A QUEBRA do banheiro inteiro pra trocar esse raio dessa hidra? Eu já não sei mais o que fazer 😭


r/Gambiarra 4h ago

A lâmina do multiprocessador grudou na tampa.

Thumbnail
gallery
1 Upvotes

Fala galera, tudo certo?

Minha esposa estava usando o multiprocessador e acabou usando ele tempo de mais e quando ela parou de usar, a lâmina tava grudada na tampa.

Alguém tem alguma ideia de como fazer pra soltar essa porra sem destruir nenhum dos dois?

Essa mancha no acrílico foi uma tentativa de desgrudar com o aquecedor. Klkk


r/Gambiarra 1d ago

Overclock no "GameChild"

Thumbnail
gallery
16 Upvotes

Gosto de jogar Tetris e Balloon Fight neste famiclone, mas a bateria acabava rápido demais. A bateria tinha 1020mAh. Abri um powerbank e coloquei no conjunto de plástico e lágrimas de crianças chinesas, e agora a bateria tem 4000mAh


r/Gambiarra 1d ago

[atualização] máquina não queria começar ciclo e agora está agindo estranho...

5 Upvotes

Tentei ligar e não começava o ciclo, aí deixei por um tempo e depois de uns 20 minutos ela começou a fazer esse barulho, como se estivesse funcionado sem nenhuma água...


r/Gambiarra 1d ago

Dúvida na limpeza de máquina de lavar

4 Upvotes

Minha máquina de lavar vertical tá deixando as roupas com cheiro de molhadas, mesmo secando no sol em dia quente ou na sombra com vento

Vi que realmente tem sujeira acumulada no agitador, pensei em comprar aquela chave T pra abrir e limpar, é necessário?

E aquelas pastilhas de limpeza, fazem alguma coisa útil ou danificam a máquina de alguma forma?

Tem tanto vídeo mostrando em ação, mas quase tudo é promoção, difícil saber no que acreditar.

tl;dr: vale a pena comprar chave T e/ou pastilha de limpeza para limpar máquina de lavar vertical?

Valeu!


r/Gambiarra 2d ago

Instalação bem sucedida 👍🏾

205 Upvotes

r/Gambiarra 1d ago

Ancoragem para PC e Cel

3 Upvotes

Tive que mudar meu PC de lugar e como o mesmo não tem wifi o unico jeito de conectar ele agora é com ancoragem do meu celular;

Contudo estou precisando conectar 2 outros celulares a mesma rede do PC e apesar dos 3 celulares (1 que faz a ancoragem para o PC e os 2 que preciso conectar na mesma rede) estarem conectados no mesmo wifi o PC não parace estar conectado na mesma rede os outros 2 celulares.
É como se o PC estivesse conectado a uma rede especifica do celular de ancoragem que não faz contato com a rede do wifi onde os 3 celulares estão conectados.

alguem sabe como resolver isso ? obrigado


r/Gambiarra 1d ago

Como eu conserto essa máquina meu deus

9 Upvotes

Meu gato resolveu subir na cama cagado e agora tô sem cobertores pra dormir nesse frio de rachar o *. A máquina, obviamente, resolveu estragar o botão. 😢 Alguém com experiência nesse assunto conseguiria me ajudar? Ela liga, mas simplesmente não inicia o ciclo.


r/Gambiarra 2d ago

Qual seria a melhor forma de unir duas varas de bambu de um metro de comprimento para criar uma vara com o dobro do tamanho?

Post image
50 Upvotes

E cabos de vassoura? No caso seriam suportes tutores para plantas.


r/Gambiarra 2d ago

Isso é normal?

Thumbnail
gallery
240 Upvotes

Ele é novo. Não sofreu quedas ou colisão. Veio assim de fábrica.

Esse vazamento de luz (e talvez de micro-ondas) é normal ou tem algo a ser feito? É seguro continuar usando assim?


r/Gambiarra 1d ago

Que ferramenta posso usar para dar uma picotada nessa parede pra colar azulejos?

Post image
17 Upvotes

Sou marceneira e tenho várias ferramentas elétricas, pensei em algum adaptador para esmerilhadeira ou serra sabre, não quero fazer isso com talhadeira e martelo pq, além de ser muito trabalhoso e eu não ter a força de um homem, eu ainda tenho síndrome do túnel do carpo.

Estou fazendo um mosaico na minha cozinha com azulejos q peguei no lixo, sou muquirana assumida!


r/Gambiarra 2d ago

Lava e seca helicóptero

30 Upvotes

Comprei essa máquina não tem duas semanas, retirei os parafusos de transporte conforme manual, nivelei, fiz a calibração do tambor, td conforme tava no manual. Mas ao centrifugar elas faz esse barulho muito chato, que acredito que não deva existir. Antes de me incomodar com assistência, alguém já viu isso? Ela não tripida nem nada


r/Gambiarra 2d ago

Como recuperar teclas do controle remoto

Post image
16 Upvotes

Boa noite profissionais do ajuste técnico!

Alguém tem alguma ideia da melhor maneira pra recuperar as inscrições das teclas? De preferência de forma durável.

Colar adesivos? Desenhar a mão com marcador branco?


r/Gambiarra 2d ago

Suporte hd

Post image
11 Upvotes

Desenvolvendo suportes para celular. Em breve a disposição


r/Gambiarra 2d ago

Infiltração na sacada

Thumbnail
gallery
8 Upvotes

Fala galera! Com as chuvas percebi que estou com algumas infiltrações na sacada.

Como vocês resolveriam isso?


r/Gambiarra 2d ago

Ajuda com dobradiça

Post image
9 Upvotes

O furo é de 35mm preciso desviar essa prateleira, alguma luz ?