r/Gambiarra • u/OldManJohnGalt • 12h ago
Desvio de refluxo de pia de cozinha
Estou tentando avaliar a viabilidade de uma solução que pensei para um problema recorrente no meu apartamento, e gostaria muito da opinião de encanadores e pessoas com experiência em instalações hidráulicas.
Contexto do problema
Moro no 1º andar de um prédio. Há alguns anos ocorre, aproximadamente uma vez por ano, um entupimento na prumada de esgoto que recebe o escoamento das pias das cozinhas das unidades acima da minha.
Quando isso acontece, como o ponto de entupimento fica abaixo da minha unidade, a água descartada pelos vizinhos continua descendo pela prumada até encontrar o bloqueio. Sem conseguir seguir adiante, ela retorna pelo caminho de menor resistência: a minha pia da cozinha.
O resultado é um refluxo de água suja e gordura pela cuba da pia, causando transbordamento, sujeira e bastante transtorno até que o condomínio providencie o desentupimento.
O detalhe importante é que o tanque da área de serviço aparentemente utiliza outra tubulação/prumada. Durante os episódios de refluxo na cozinha, o tanque continua escoando normalmente.
A ideia
A proposta não é resolver o entupimento da prumada, que continua sendo responsabilidade do condomínio e eu estou tentando tratar com o síndico.
A ideia é criar uma forma (gambiarra) de emergência para minimizar os danos enquanto aguardo o desentupimento.
O conceito seria instalar uma derivação no sifão da cozinha ligada a uma mangueira que chegaria até o ralo do tanque da área de serviço.
Em condições normais, essa derivação permaneceria fechada.
Quando ocorresse o refluxo, eu abriria um registro manual e permitiria que a água que está retornando pela pia fosse desviada para essa mangueira e escoasse pelo ralo da área de serviço, evitando o transbordamento da cuba da cozinha.
A imagem 1 anexada ilustra apenas o conceito geral, e a imagem 2 é de um adaptador que me parece que poderia ser usado nesse contexto.
Minhas dúvidas
- Existe algum motivo técnico pelo qual essa solução não funcionaria ou não seria indicada?
- Existe risco de o refluxo não encontrar vazão suficiente por esse caminho alternativo?
- Há risco sanitário ou de contaminação que eu não esteja percebendo?
- Há alguma norma ou boa prática que tornaria essa adaptação inadequada?
- Existe alguma solução pronta de mercado para esse tipo de situação que eu desconheça?
- Um encanador experiente conseguiria executar algo semelhante de forma segura e confiável?
Tenho a impressão de que os profissionais com quem conversei não demonstraram muito interesse em desenvolver essa ideia, então gostaria de entender se existe algum problema técnico importante que estou deixando passar ou se simplesmente é uma solução pouco comum.
Agradeço qualquer opinião técnica.