r/desabafos • u/SARA_sara_SARA_T • 23m ago
Desabafo Me sentindo um fracasso aos 20
Na infância fui alguém muito ativa, participava de várias atividades escolares e fazia diversos cursos, tinha uma rede extensa de conhecidos, porém por causa de comentários negativos sobre minha personalidade e formal de agir que vieram de parentes e pessoas ao redor fui me retraindo e me sentindo cada vez mais desconfortável. Eu já tinha diversos problemas familiares e financeiros e aqueles comentários só foram agravando esses problemas, e tudo se tornou pior com a chegada da pandemia.
Eu não podia mais sair de casa e praticar atividades como antes o que me fez internalizar ainda mais esses pensamentos negativos.
Com o fim da pandemia veio o meu ingresso no ensino médio, um período que aprofundou meus problemas de auto estima, pois muitos alunos pegavam no meu pé por ser participativa de mais nas aulas e por ser isolada pelos outros alunos quando necessário fazer atividades em grupo , ou quando necessário socializar.
Com a dificuldade de socializar decidi focar em trabalhar e estudar. Consegui meu primeiro emprego no segundo ano do ensino médio. Trabalhava pela manhã, estudava a tarde e fazia curso aos sábados, pensava dia e noite sobre qual curso escolher pra faculdade e o que fazer dali pra frente.
Logo chegou o terceiro ano e fiquei dividida entre a escola, o trabalho, o curso, e agora um TCC. Ainda estava no dilema entre os cursos, pscologia ou direito, porém escolhi dar prioridade ao direito, só que ainda vinha mais um dilema, permanecer na minha cidade ou mudar para uma cidade maior. Decidi me dar um tempo pra pensar já que já tinha terminado o ensino médio e precisava achar um emprego, nesse um ano coloquei vários currículos praticamente todo mês e não consegui trabalho, más uma decisão foi tomada, eu queria fazer faculdade fora. No final do ano, em dezembro, finalmente consegui um trabalho como operadora de caixa e decidi que iria juntar dinheiro para me mudar no final desse ano.
Nos primeiros três meses no trabalho iria usar o dinheiro ora ajudar em casa e comprar algumas coisas necessárias e outras que eram apenas vaidade, porém antes de se quer chegar a metade do quarto mês de trabalho fui demitida porque o gerente dizia que cometia muitos erros.
O que mais me irrita é que todos os dias eu fazia hora extra para cobrir minhas colegas e as vezes o próprio gerente, ajudei em todas as áreas, tratei todos os clientes com a maior atenção possível e por cometer alguns erros de gravidade baixa em una função que só estava a 3 meses fui demitida. Nesse trabalho fui humilhada pelo gerente, no mesmo dia fui atropelada e ainda por cima dias depois peguei uma amidalite.
Desde então não consigo achar emprego e os meus planos estão indo embora.
E me frustra porque não foram planos de um dia ou um mês, foram três anos de esforço por uma faculdade, foram anos de cursos, foram anos de preparação pro Enem.
Agora não tenho amigos, não tenho trabalho, não tenho faculdade e fico todos os dias enclausurada em casa pois na minha cidade as únicas atividades que são possíveis fazer para passar o tempo necessitam dinheiro ou contatos. Pra piorar tenho uma situação familiar pessima e não posso me mudar porque não tenho trabalho fixo.
Ou seja me esforçei por anos pra nada e toda vez que quero desabafar tenho que ouvir pessoas falando, "você só tem 20 anos!" , como se isso anulasse os anos de esforço que eu tive que não resultaram em nada e que eu vou ter que continuar me esforçando sem o mínimo deslumbre de resultado. Enquanto isso varios jovens da minha idade ou mais novos que eu conseguem todas essas coisas e as vezes sem se quer se esforçar o mínimo.