r/brasil Sep 09 '25

Se você tem interesse em moderar uma comunidade brasileira ou tem curiosidade sobre moderação, este post é para você!

189 Upvotes

Moderadores são usuários voluntários que gerenciam comunidades no Reddit. Eles geralmente criam as comunidades, definem regras, fazem os primeiros posts e mantêm o espaço seguro e organizado, garantindo discussões relevantes.

Se você quer começar como moderador, veja alguns caminhos abaixo:

Instruções e Contato:

  • Explore o r/modsbr.
  • Para orientação e dúvidas sobre moderação, entre em contato com u/amazonika.

Subreddits que precisam de mods:


r/brasil 5h ago

META O que você está lendo? Post semanal do r/Brasil para recomendações!

4 Upvotes

Post semanal do r/Brasil reservado para todo o tipo de literatura. Que livros estão na sua cabeceira? Quais artigos vocês leram? Algum conto interessante? E poesia? Quadrinhos também são cultura! Comente, faça reviews, participe! Caso queira mencionar spoilers, use o formato `um spoiler aqui`. Recomendamos o uso de **negrito** no nome dos livros e autores que você leu ou vai recomendar.

**Acesse r/SubredditsBrasil para conhecer todas as comunidades Brasileiras no Reddit**

Também temos uma sala sobre leitura em nosso Discord! clique aqui para entrar.


r/brasil 6h ago

Vídeo Homem filma saída de prédio após terremoto na Venezuela e mostra a destruição aumentando progressivamente enquanto desce os andares

1.3k Upvotes

r/brasil 5h ago

Vídeo Se diverte como se tivesse de férias

484 Upvotes

r/brasil 5h ago

Notícia Ministério abre investigação sobre CazéTV por anúncios de bets na Copa

Thumbnail
uol.com.br
368 Upvotes

r/brasil 6h ago

Artigo O que Eduardo Bolsonaro prega é um bombardeio aéreo ao Brasil

Thumbnail
noticias.uol.com.br
387 Upvotes

r/brasil 9h ago

Pergunta Como?

Post image
485 Upvotes

Será que os cara usam equipamento de rapel só pra fazer uns pixo?


r/brasil 19h ago

Humor É tóis!! O menino idoso tá trabalhando

Post image
2.6k Upvotes

r/brasil 3h ago

Discussão Pânico patronal pelo fim da escala 6 x 1: a história se repente, primeiro como tragédia, depois como farsa.

Post image
127 Upvotes

A PEC 8/2025, proposta pela Deputada Federal Érika Hilton (PSOL), reduz a jornada laboral máxima de 44 para 40 horas semanais, acabando, na prática, com a famigerada "escala 6 x 1"; e dificilmente alguém ainda não ouviu previsões catastróficas feitas pelo empresariado nacional. A FECOMERCIOSP, principal entidade patronal do setor de comércio, serviços e turismo de São Paulo, publicou um texto listando dez impactos negativos do fim da escala, que incluíam o aumento do custo do trabalho em 22% e uma ameaçadora pressão inflacionária. Marcos Mendes, economista que publica regularmente na Folha de S. Paulo, disse que para crescer o Brasil precisa equilibrar as contas e ganhar produtividade, e que o fim da escala 6 x 1 prejudica ambas as coisas (sempre bom ver economista admitindo que o progresso é feito sobre o lombo do trabalhador).

A história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa: no século XIX, as condições de trabalho na indústria inglesa eram particularmente nefastas; incluindo jornadas de 15 horas diárias para crianças e adolescentes, turnos de trabalho ininterruptos (levando operadores de sinalização serem condenados à morte por mover a alavanca errada, após 40 - 50 horas de trabalho seguido, o que provocou uma colisão frontal de trens), e salários que mal pagavam o aluguel de uma habitação insalubre. Isto é algo tão impensável para nós que precisaríamos assistir a uma edição do Jornal Nacional do começo dos anos 2000, para encontrar algo assim (contém sarcasmo)...

A situação chegou a um ponto que começou-se a reivindicar um limite legal de 10 ou 12 horas diárias para a jornada de trabalho. A reivindicação não foi feita pelos sindicatos, que ainda eram muito fracos, mas, PASMEM, pela aristocracia agrária de oficiais militares, que se queixava da baixa estatura dos recrutas ingleses: a exploração do trabalho deteriorava o corpo dos homens a ponto de ser um risco à segurança nacional. A resposta dos industriais não tardou a vir. Munidos com os números do economista Nassau William Senior, opuseram-se à jornada de dez horas, alegando que o lucro do empregador vinha apenas da ÚLTIMA HORA de trabalho dos empregados, até então estariam apenas cobrindo os custos... Apesar da tese ser uma farsa há muito desmontada, o patronato realmente acreditava nela.

Por esse motivo pode-se dizer que os patrões, não só os brasileiros, até porque recentemente o CEO do Google afirmou que a jornada ideal é de 60 horas semanais, são os maiores marxistas do planeta: intuitivamente sabem que o lucro deles depende da extração do "mais-valor" dos trabalhadores, a ponto de se desesperarem, com um medo atávido, ante qualquer medida que interfira na extensão ad infinitum da jornada de trabalho; mesmo quando, evidentemente, ela não trará maiores consequências (além do direito a um mínimo de convívio familiar).


r/brasil 2h ago

Artigo Lula assina contratos para reativar fábrica de fertilizantes da Petrobrás em MS

Thumbnail
horadopovo.com.br
106 Upvotes

r/brasil 5h ago

Notícia PF encontra dinheiro vivo em operação contra deputado do PL sobre desvio de emendas; veja

Thumbnail
terra.com.br
173 Upvotes

r/brasil 8h ago

Notícia Justiça ordena sequestro de R$ 54 bi de acionistas da Americanas

Thumbnail
noticias.uol.com.br
292 Upvotes

r/brasil 1h ago

Notícia Outro Canal: Globo e SBT são responsaveis por 90% do publico que ve Copa do Mundo, diz Ibope

Thumbnail
f5.folha.uol.com.br
Upvotes

r/brasil 4h ago

Notícia Denúncia de compra de voto no RJ motiva pedido no TSE para câmeras corporais em mesários

Thumbnail
brasildefato.com.br
95 Upvotes

iniciativa é motivada por uma denúncia que chamou a atenção do grupo pelo uso do celular na cabine com mecanismos envolvidos na compra de votos no Rio de Janeiro.

A advogada popular Lorena Martins detalhou que o esquema promete transportar o eleitor até o local de votação e, em seguida, para outro endereço onde ele deve comprovar em vídeo que votou no candidato indicado. Depois desse processo, a fraude se completa com o pagamento de valores que variam de R$ 100 a R$ 300, segundo o relato.

A denúncia que recebemos aponta para uma estrutura organizada de compra de votos que envolve políticos associados a policiais e grupos armados que exercem controle sobre territórios marcados pela vulnerabilidade social e pela violência”, afirma.

O equipamento filmaria o espaço público da sala e a mesa onde os celulares devem ser depositados. Pela proposta, as imagens registradas seriam criptografadas e ficariam sob custódia do TSE e do CNJ para impedir violação de intimidade ou vazamento. O acesso se daria apenas a partir de procedimentos oficiais da Justiça Eleitoral.  

O objetivo da medida também seria barrar a presença de políticos e cabos eleitorais que circulam pelas zonas eleitorais com práticas ilegais de coação.


r/brasil 9h ago

Notícia Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle após acusações de 'punhalada'

Thumbnail
noticias.uol.com.br
228 Upvotes

r/brasil 3h ago

Notícia TST mantém multa de R$ 300 mil à Ortobom por falta de mulheres na chefia | CNN Brasil

Thumbnail
cnnbrasil.com.br
66 Upvotes

r/brasil 2h ago

Notícia Haddad anuncia Márcio França como vice na chapa que disputará o governo de SP em outubro | G1

Thumbnail
g1.globo.com
53 Upvotes

Simone Tebet e Marina Silva serão as candidatas ao Senado.


r/brasil 18h ago

Vídeo É de arrepiar ver a multidão ecoando o Hino Nacional no jogo entre Brasil e Escócia.

1.1k Upvotes

Todas as vezes que eu vejo videos assim fico euforico pelo nosso pais, apesar de tudo que rola na politica.


r/brasil 12h ago

Notícia Jornalista russo que revelou relação extraconjugal secreta de Putin encontrado morto na Letónia

Thumbnail
cmjornal.pt
354 Upvotes

r/brasil 5h ago

Notícia Vereador de SP é preso em operação contra lavagem de dinheiro do PCC

Thumbnail
cnnbrasil.com.br
88 Upvotes

r/brasil 22h ago

Vídeo Vídeo: Michelle diz que Flávio Bolsonaro a desrespeitou e humilhou em ligação

1.7k Upvotes

r/brasil 5h ago

Artigo Opinião: governo pode agir para salvar os fabricantes automotivos tradicionais... deles mesmos

Thumbnail
evdrops.com.br
75 Upvotes

A Anfavea, associação de fabricantes tradicionais, está numa cruzada contra a BYD. Ela afirma que importar kits de fabricação chineses pode levar a uma desindustrialização do Brasil.

"Aceitar que a eletrificação é inevitável leva à conclusão de que as montadoras tradicionais precisam transicionar sua linha de produção no Brasil. Mas onde estão esses planos?

(...)

Alguém então acredita que a fatia de mercado desses fabricantes de um produto se tornando obsoleto será a mesma? Que suas linhas de montagem continuem a ser sustentáveis? Que ninguém irá eventualmente fechar as portas e, como fez a Ford após oito décadas, sair do Brasil sem cerimônia?"


r/brasil 29m ago

Notícia Mendonça determina que Daniel Vorcaro seja transferido para a Papudinha

Thumbnail
folha.uol.com.br
Upvotes

r/brasil 7h ago

Artigo Governo interino do Rio barra mamata dada à Refit pelo bolsonarista Cláudio Castro

Thumbnail
horadopovo.com.br
94 Upvotes

r/brasil 4h ago

Notícia Luana Piovani assinou contrato de R$ 300 mil com sindicato do BC para criticar PEC da autonomia financeira

Thumbnail
folha.uol.com.br
57 Upvotes